Livros / Música

Curta de Casa: Gerônimo tem show novo (com músicas de Paulo Diniz)

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Divulgação
O cantor e compositor Gerônimo

Este é o podcast Curta de Casa. E a gente começa logo dando uma notícia ótima! Gerônimo Santana está lançando novo projeto com a banda Monte Serrat . É "Gerônimo Canta Paulo Diniz" que no dia 27, às oito da noite, realiza uma super live/show onde Gerônimo fala sobre o novo trabalho, conta "causos" dos bastidores, e canta.

Neste projeto inédito, o artista interpreta alguns dos maiores sucessos do cantor e compositor pernambucano Paulo Diniz, autor de vários sucessos, gravados por alguns dos maiores nomes da Música Brasileira. Entre eles, " I wanna to go back to Bahia”, "Bahia Comigo", "Ponha um Arco Íris na Moringa"...

Atualmente morando no Recife, Diniz completou 80 anos e ainda faz shows pelo Brasil. Então marque aí na sua agenda. No dia 27 de julho, Gerônimo estará ao vivo, com transmissão pelo seu Instagram artista @geronimosantanaoficial, falando deste novo projeto, contando histórias reais e cantando sucessos.

E a gente bateu um papo com nosso querido Gerônimo.

***

As produções artísticas e literárias indígenas são destaque na programação da Academia de Letras da Bahia.

Na reportagem de Iven Vit.

Clique no Play para ouvir sobre o seminário indígena (a partir de 2 minutos 52 segundos)

***

E chegou a hora do super mega power Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, que em sua décima sétima edição discute as dificuldades e debate as possibilidades de reação de quem trabalha no campo da cultura no Brasil, em meio à pandemia. 

Mais de mil e 500 pesquisadores de todo o país participarão do encontro que é online e aberto ao público, e acontece de 27 a 30 de julho.

As transmissões das mesas e atrações culturais, todas com tradução em libras, serão feitas pelo canal do YouTube (youtube.com/enecult) e página no Facebook (@grupocult).

Quem conversou com a gente foi Renata Rocha, coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT UFBA) - que realiza o Enecult,  professora da Facom/UFBA e  pesquisadora em políticas culturais e economia da cultura.

A programação completa está disponível no site www.cult.ufba.br/enecult.

Clique no Play para ouvir sobre o Enecult (a partir de 6 minutos 21 segundos)

***

No vídeo
Adriana Calcanhotto - Veneno Bom 
(menção honrosa no International Songwriting Competition, concurso mundial de compositores, com voto popular na categoria "World Music")

***

O festival de artes cênicas Brincando na Praça realiza sua segunda edição, que acontece até primeiro de agosto, com uma programação completamente online e gratuita, e que reúne apresentações circenses, dança, música, teatro e diversas oficinas.

Na reportagem de Laís Matos.

Clique no Play para ouvir sobre o Festival Brincando nba Praça (a partir de 8 minutos 43 segundos)

***

Após ser contemplado com apoio da Fundação Coelho & Oiticica para cobrir parte dos custos de realização, o Festival de Jazz do Capão lança agora campanha para beneficiar parceiros, comunidade local e ampliar a programação.

Em parceria com a Benfeitoria, a Associação Brasileira de Festivais Independentes e diversas organizações e coletivos do Vale do Capão, a campanha é composta de três metas, visando alcançar o valor total de 180 mil reais e tem como objetivo apoiar e fortalecer grupos que, de forma independente, sustentam e alimentam a “cena” dos festivais de música no Brasil e, da mesma forma Coletivos Sociais que trabalham e realizam ações pelo bem comum, ligados à educação, saúde, preservação ambiental, arte e cultura no Vale do Capão.

Roney Scott, diretor artístico do festival, conversou com a gente.

Clique no Play para ouvir sobre o Festival de Jazz do Capão (a partir de 11 minutos 2 segundos)

***

No dia 25 de julho, data que marca o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Coletivo Filhas do Vento, que atua em Recife e região metropolitana de Pernambuco, estreia uma série de vídeos, que trazem pautas femininas negras.

Joyce Melo conta pra gente.

Clique no Play para ouvir sobre o Coletivo Filhas do Vento (a partir de 13 minutos 1 segundo)

***

Você já ouviu uma chula? Já entrou numa roda e sambou? Ah não sabe o que está perdendo. Conheça mais sobre essa rica tradição do nosso Recôncavo a partir do filme “João do Boi Gritador de Chula”.

Na reportagem de Pedro Moraes.

Clique no Play para ouvir sobre o filme João do Boi (a partir de 14 minutos 49 segundos)

No vídeo
Samba Chula "João do Boi"

***

Pare tudo e preste atenção! O Circuito Saladearte está com uma justíssima campanha colaborativa. Formado por seus quatro espaços com salas de cinema e cafés em diferentes pontos da cidade, é uma das marcas da cultura de qualidade oferecida em salvador.

Conversamos com Marcelo Sá, à frente da Sala de Arte há 21 anos.

Clique no Play para ouvir sobre o Circuito Saladearte (a partir de 17 minutos 9 segundos)

***

Com a proposta de valorizar e difundir manifestações dos universos da arte negra e de periferia, o Encontro Periférico de Artes chega ä sua 4ª edição em um novo formato, virtual, promovendo uma série de espetáculos e oficinas gratuitas através das plataformas YouTube, Instagram e Zoom.

Na reportagem de Iven Vit.

Clique no Play para ouvir sobre o Encontro Periférico de Artes (a partir de 18 minutos 49 segundos)

***

Até 25 de julho, o “Toca!”: festival virtual de música apresenta 12 artistas da Bahia em vídeos que misturam show com entrevista, além de podcasts sobre produção cultural no campo da música.

Laís Matos diz como vai ser.

Clique no Play para ouvir sobre o Toca (a partir de 21 minutos 33 segundos)

Ouça
Olho de Vidro - Jadsa

***

Artistas baianos levantam questões sociais no livro 'Preto É Rei'. Confira na reportagem de Pedro Moraes.

Clique no Play para ouvir sobre o livro Preto é Rei (a partir de 23 minutos 48 segundos)

***

Questões existenciais universais sob o olhar multifacetado de uma  mulher. É esta combinação intensa que inspira o trabalho da goiana, super simpática, Je Costa, escritora e roteirista que acabou de fazer um lançamento duplo : os livros “Vagari” e “Ensaio sobre o feminismo.

Francisco Artur conta mais.

Clique no Play para ouvir sobre a escritora Je Costa (a partir de 25 minutos 29 segundos)

***

Dois trabalhos musicais de dois dos mais atuantes artivistas pela visibilidade trans de São Paulo foram lançados agora: Transborda, álbum da cantora Albert Magno, e “É nós no submundo”, single do produtor, DJ e cantor Joseph Rodriguez.

Joseph, DJ, produtor e homem trans, vem profissionalmente há 10 anos atuando no cenário de rap e trap, majoritariamente cisgenero e machista. Ele lançou o  trap “É nois no submundo”. “A letra fala sobre um romance de corpos trans visionarios negros e perifericos em ascensão. Ele convida você a conhecer mais do trabalho.

Clique no Play para ouvir o DJ Joseph (a partir de 27 minutos 30 segundos)

Ouça
Nós no submundo

***

“Transborda , da cantora Albert Magno, que é baiana, surgiu do liquidificador de experiências, situações e atravessamentos, expectativas, amores, frustrações e libertação”, diz ela, que também fala ao Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir a cantora Albert Magno (a partir de 28 minutos 24 segundos)

Ouça
Albert Magno - Transborda