Cassiano Antico

Sobre os pequenos Davis que continuam a enfrentar Golias


Foto: piabay/Creative Commons

 
Podemos escolher fazer o melhor
-- Na série Supergirl

Israel estava prestes a ser tomada. Em meio aos filisteus, surgia o gigante Golias. Era enorme, usava um capacete de bronze, uma couraça muito pesada no corpo, e um escudo e lança. Parado diante do povo, o parrudão mal-encarado fez um desafio: “Se tiver alguém capaz de combater comigo e me matar, nós desistiremos das terras de Israel. Caso contrário, vocês serão nossos escravos”.

Golias ficou desafiando o povo durante 40 dias.

Davi era um menino pequeno. Todos os dias, ele ia até o acampamento para conduzir ao pasto as ovelhas do rebanho de seu pai. Num desses dias, ouviu os insultos e viu toda a covardia de Golias.

O garoto ficou indignado. Foi até o Rei Saul e se dispôs a enfrentar o gigante. O rei ficou preocupado, mas viu tanta coragem por parte de Davi, que o autorizou a lutar. Davi era tão pequeno que nenhuma armadura serviu.

O menino foi então para o rio, recolheu cinco pedrinhas lisas e as colocou em um arremessador. Estando frente a frente com Golias, ele começou a girar o arremessador, e jogou as pedras na direção do gigante. No alvo! Pronto! A pedra atingiu a cabeça de Golias, que caiu sobre a terra. Davi venceu a luta. O bem venceu o mal.

Assim que terminei a história de Davi e Golias para minha filha, ela me perguntou se o garoto sentiu medo, medo do gigante. (Um instante em silêncio). Respondi que sim. Aí ela arrematou: "Todo mundo tem medo, pai. Mas alguns são valentes. Eu sou corajosa como o Davi e como a Supergirl. Derrubo o gigante mau porque eu vim para salvar o mundo".

Senti vontade de chorar, pois diante de mim havia uma criança com uma espada de plástico e a vontade inexorável de libertar o nosso mundo. Tempos atrás perguntei qual era o seu maior desejo e ela me disse: "Matar o coronavírus e salvar as pessoas".

Minha filha acabou de completar 5 anos de vida e se importa. Ela se importa! E quando penso nela, esqueço que existe maldade em nosso mundo - coisas como bancada da bala, gabinete do ódio, mentiras, roubos, chacinas, crueldades, traições, competições imbecis,  mesquinharias... E que a nossa vida vale menos que 1 dólar. Menos que 1 dólar! 

Obrigado, filha, por ser a expressão do amor em seu estado mais puro e nobre. Eu me ajoelho diante de você e de todas as crianças do mundo inteiro. Eu sofro, eu rezo, eu amo. E mantenho a fé!