Gina Marocci

Como era feito o transporte de pessoas no final do século 18

Vale a pena conhecer um pouco do que acontecia nas grandes capitais

Antes de focar em nossa cidade do Salvador eu achei melhor falar um pouco sobre a história dos transportes públicos urbanos. Vale a pena conhecer um pouco do que acontecia nas grandes capitais para podermos comparar com as nossas cidades. O transporte que iremos tratar é o transporte coletivo de pessoas.

O deslocamento de pessoas sempre foi a pé, a cavalo ou outro animal, ou com carroças de tração animal (depois falaremos sobre a escravidão, que merece destaque quando tratarmos de Salvador). Nas carroças vinham as mercadorias e, também, as pessoas em busca de emprego naos centros urbanos devido à primeira revolução industrial, no final do século XVIII.

O primeiro sistema de transporte público urbano foi criado na França, em 1826, e tinha como principal clientela as pessoas que vinham de cidades menores, do campo ou de zonas distantes do centro de Paris, em busca de emprego nas fábricas. Criou-se, então, uma linha de transporte público que ligava a cidade a casas de banho, geralmente presentes nos hoteis na periferia. O veículo era uma carruagem com capacidade e dimensões maiores e por isso foi denominado de omnibus, para todos, em latim.


Típico omnibus da primeira metade do século XIX

A primeira cidade americana a ter omnibus foi Nova Iorque, em 1832. Essas carruagens atingiam a velocidade máxima de 5 km/h, eram pesadas e desconfortáveis, então, logo foram substituídas, dentro das cidades, por bondes, veículos puxados por animais e que se moviam sobre trilhos. Eles tinham a vantagem do rolamento sobre trilhos, o que permitiu o uso de veículos maiores e aumentou o conforto e a velocida para 7 km/h.


Bonde sobre trilhos puxado por cavalo no século XIX

Para o final do século XIX, a eletrificação das cidades proporcionou a instalação de bondes sobre trilhos movidos a cabos aéreos. São Francisco, nos EUA, foi a primeira cidade a utilizar esse transporte (até hoje empregado em muitas cidades pelo mundo) no ano de 1873. A vantagem era a velocidade de até 15 km/h, um grande avanço naquela época.


Bonde elétrico típico do final do século XIX e início do século XX

Do bonde para o ônibus foi um salto rápido, ainda no século XIX. Alemanha, França e Inglaterra saíram na frente, em 1890, com os ônibus com motores movidos a gasolina. Em 1905, Nova Iorque instala linhas com ônibus a gasolina. Em 1920 surgem os ônibus movidos a óleo diesel.


Ônibus movido a diesel utilizado por volta de 1930

Nessa mesma época surgiram os ônibus elétricos, chamados de trólebus, sendo que em Paris eles começaram a rodar desde 1901, e nos EUA em 1925. Em 1950, eles eram utilizados em várias cidades pelo mundo. Contudo, eles tinham algumas desvantagens: rigidez das rotas, o custo operacional alto.


Trólebus com o cabo áereo

Tanto os bondes elétricos como os ônibus elétricos (Figura 6) ainda são utilizados como modalidades de transporte (Figura 5). Hoje, com toda a preocupação com o meio ambiente, esses veículos são bem-vindos por não poluir o ar com a combustão do óleo diesel e, no caso, dos ônibus, por serem silenciosos, algo que as grandes e médias cidades necessitam.


Ônibus elétrico em Berlim

Essa foi a nossa viagem no tempo até a chegada dos ônibus como os utilizamos hoje. Mas essa é uma das modalidades de transporte urbano público. Ainda temos o metropolitano, que aqui no Brasil chamamos de metrô, o VLT e o BRT, que veremos na próxima semana.

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Para saber mais

FERRAZ, A. C. P.; TORRES, I. G. E. Transporte público urbano. 2 ed. ampliada e atualizada. São Carlos: RIMA, 2004.

SAMPAIO, C. N. 50 anos de urbanização: Salvador da Bahia no século XIX. Rio de Janeiro: Versal, 2005.