Cidade / Segurança

Receita apreende 612 garrafas de vinhos argentinos em transportadora aérea

Na capital baiana, essa é a terceira apreensão desse tipo em 2021

Receita Federal

. O valor aproximado da apreensão é de R$ 90 mil

A Receita Federal apreendeu nesta segunda-feira (07), numa transportadora aérea em Salvador/BA, 612 garrafas de vinho provenientes da Argentina, que entraram no país de forma irregular.

Esse tipo de operação ocorre rotineiramente com o uso de ferramentas de análise de risco. O valor aproximado da apreensão é de R$ 90 mil.

No dia 14 de abril, 720 garrafas de vinhos argentinos já haviam sido apreendidas pela Receita Federal numa transportadora terrestre em Salvador. O mesmo ocorreu no dia 23 de março, quando houve a apreensão de outras 173 garrafas. Operações semelhantes vêm ocorrendo em outras cidades do país.

A Receita Federal está atenta ao fato de que o envio de mercadorias irregulares por meio de encomendas postais ou por transportadoras tem sido uma praxe dos criminosos, não apenas dos que atuam na fronteira. Essa logística é combinada com canais de e-commerce para facilitar a comercialização e distribuição em todo o país.

As ações de combate ao contrabando e descaminho da Receita Federal inibem a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado, além de evitar a circulação, em território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde.