Bahia / Segurança

Maré leva sacola de cocaína para praia de Alcobaça (sul da Bahia)

Populares perceberam uma mochila preta e acionaram os policiais

Mais de 2 milhões de reais em cocaína foram localizados, na manhã de domingo (6), em uma sacola na Praia do Farol, município de Alcobaça, Sul do estado, por guarnições da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Populares perceberam uma mochila preta e acionaram os policiais. Na sacola foram encontrados 28 tabletes de cocaína pura, arrastados até a praia pela maré.

De acordo com o comandante da unidade, major Carlos Eduardo Barbosa da Silva, a droga está avaliada em cerca de 2 milhões de reais. "O material foi encaminhado à Delegacia Territorial da cidade de Prado", contou o oficial.

Outras duas mochilas com pasta base de cocaína apareceram no litoral baiano, no mês de maio, na orla de Pau Fincado, em Nova Viçosa, e na Boca do Rio, em Salvador.

No total, 72 tabletes de cocaína ou pasta base já foram apreendidos. A investigação da origem e destino do material é conduzida pela Polícia Federal.

Pasta base enterrada

Enterrados dentro de um buraco, nos fundos de um bar, sete tabletes de pasta base de cocaína e 15 mil pinos vazios para guardar a droga foram apreendidos, na sexta-feira (4), por equipes da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho). Na ação, um suspeito foi alcançado e conduzido para a Delegacia.

Denúncias sobre um grupo traficando drogas na localidade de Fazenda Nova, zona rural de Simões Filho, fizeram os policiais intensificarem o patrulhamento. O comandante da unidade, major Luiz Alan Costa, contou que os criminosos correram ao perceberem a presença do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto).

“Demos voz de parada, mas eles fugiram por uma área de mata de difícil acesso. Um deles não conseguiu escapar e foi capturado pela nossa guarnição”, explicou.

Nos fundos do estabelecimento comercial, os policiais perceberam uma área de terra remexida e, ao averiguarem, encontraram os quilos de pasta base e os pinos vazios. Os materiais foram encaminhados, junto com o suspeito, para a Delegacia Territorial (DT) de Simões Filho.

Na Delegacia, o homem - que possuía passagem por roubo - foi ouvido e liberado. “Percebi que ele apenas frequentava o bar, mas não era responsável pela droga. Temos a identificação do dono dos entorpecentes e as investigações continuam para captura-lo”, contou o titular da unidade, delegado Leandro Acácio.

Em carro abandonado

50 quilos de cocaína, avaliados em aproximadamente R$ 1,4 milhão, foram encontrados por guarnições da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ibotirama), na noite de quarta-feira (2). Os entorpecentes divididos em 48 tabletes, estavam dentro de uma mala, em um carro abandonado, no Centro da cidade de Ibotirama, região Oeste da Bahia. 

De acordo com comandante da unidade, o major PM Anderson Ronni, as guarnições receberam a informação de um veículo com entorpecentes. “O carro estava abandonado, próximo a uma instituição financeira, com a chave no painel. Durante buscas, localizamos os 48 tabletes de cocaína. Realizamos rondas, mas não encontramos nenhum suspeito”, contou o major.

As drogas e o carro modelo Fiat Mob foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) de Ibotirama. O delegado titular, Jailson Teixeira , informou que o veículo não tem restrição de roubo. 

“Entramos em contato com o proprietário. Ele informou que vendeu o veículo, mas a transferência do valor ainda não tinha sido realizada. Estamos investigando o caso”, completou.

Maconha

305 quilos de maconha prensada foram apreendidos, no início da manhã deste sábado (5), na BR-116, próximo ao povoado Saco Moura, em Serrinha, pelo 16° Batalhão da Polícia Militar. Dois homens que levariam os entorpecentes até o estado de Pernambuco acabaram presos.

Uma van preta, placa DTC 5359, com vidros muito escuros, em local de pouca circulação, chamou a atenção de policiais do 1º Pelotão da Cia de Emprego Tático Operacional do 16º BPM/Serrinha. Eles fizeram a abordagem do veículo e descobriram a droga escondida.

Foram apreendidos 225 tabletes da droga prensada, pesando um total de 305 quilos. Também foram encontrados R$ 380.

De acordo com o comandante do 16º BPM, tenente-coronel Michel Alexander Guimarães Muller, a dupla afirmou que não sabia que o material era entorpecente. "Eles foram contratados para levar a droga até o município de Salgueiro, em Pernambuco, onde uma outra pessoa receberia a carga" contou o oficial.

Os dois homens capturados em flagrante por tráfico de drogas foram conduzidos à Delegacia Territorial (DT) de Serrinha.