Cidade

Covid: Léo Prates diz que cenário na capital baiana é "desesperador"

Salvador tem 789 leitos para atendimento para pacientes com Covid-19

Foto: LEIAMAISba
A fila para vacinação, em Salvador

"A Prefeitura e o Estado estão no seu limite, não temos mais como fazer estruturas como gripários e hospitais de campanha", disse o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates. "Não adianta a pessoa aglomerar, não manter distanciamento social e depois ir para os gripários dizer que está esperando 6, 12 horas e que não tem atendimento de saúde."

De acordo com ele, a capital baiana tem 789 leitos para atendimento para pacientes com Covid-19 e o percentual de ocupação oscila entre 79% e 84%, com algumas unidades com 100% de ocupação.

Prates defende seguir com a imunização por idade. "Hoje a minha defesa é a não inclusão de nenhuma categoria. E acho que eu, o prefeito Bruno Reis, o governador e o secretário Fábio Vilas-Boas estamos afinados nisso", disse.

Na manhã desta quinta-feira (27 de maio), a fila para vacinação no Centro de Convenções de Salvador começava no Jardim dos Namorados, uma distância de 2 quilômetros.

Mais vacinas

Nessa quarta-feira (26) chegaram a Salvador novos lotes de vacina. Foram 37.440 doses da Pfizer para serem utilizadas como 1ª dose, ou seja, todos os pontos estarão abastecidos com esse imunizante; e 24.080 de Oxford para segunda dose!

A Bahia recebeu  351.750 doses do imunizante que, após a conferência da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), serão encaminhadas para municípios do interior baiano ainda nesta quarta.

As vacinas serão levadas para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador. Após a chegada nas regionais, as doses serão distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega.

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Vanden Broucke, este lote deve ser utilizado para aplicação da primeira dose. “As aeronaves devem decolar hoje a partir das 13h e esta remessa é para a primeira dose. Neste momento, estamos dando continuidade à conclusão de esquemas vacinais com outros lotes já distribuídos”.

As doses serão remetidas aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Com a nova carga desta manhã, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.