Entretenimento

'Iê acarajé' mostra a vida de sete baianas e suas tradições

Websérie revela o protagonismo de 6 baianas e as suas relações com religiosidade, família e ofício

Foto: Divulgação
O objetivo da websérie é conhecer de perto a vida dessas baianas, suas histórias e seus desejos
O objetivo da websérie é conhecer de perto a vida dessas baianas, suas histórias e seus desejos

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural do Brasil, o ‘Ofício da Baiana do Acarajé’ é celebrado anualmente no dia 25 de novembro, em reverência à sua importância cultural, gastronômica e histórica para o país.

Elemento simbólico e constituinte da identidade baiana, com forte ligação às religiões de matriz africana, o acarajé é reconhecido como uma das mais importantes contribuições africanas à identidade do país, revelando uma cultura afro-brasileira, ancestral e matriarcal.

Dedicada a homenagear a história, tradição e ofício das Baiana de Acarajé, a Casa MAR – hub baiano de cultura, influência e tecnologias criativas, com apoio da Ame Digital, apresenta no próximo dia 25 de maio, em seu canal no YouTube (https://bityli.com/FGEPV), a websérie ‘lê Acarajé’, um retrato especial sobre a vida e desafios de 7 mulheres protagonistas em suas comunidades e a sua relação com a religiosidade, família e ofício.

Com roteiro e direção de Mariana Jaspe, roteiro de Filipe Volz e direção de fotografia de Lucas Raion, a websérie conta ainda com trilha sonora da Duo B.A.V.I. e produção de Gordo Calasans.

Dividido em quatro episódios, a série apresenta o trabalho das baianas sob diferentes perspectivas e como essas mulheres se descobriram na profissão: herança familiar, acordos coletivos, oportunidade de empreender e contato com a religiosidade.

“Eu sou completamente apaixonada por acarajé, não à toa tenho a palavra dendê tatuada no braço. Falando sobre o ‘lê Acarajé’, o mais interessante desse projeto foi poder conhecer e me conectar de fato com essas mulheres que exercem o ofício de baianas, conversando com elas e entendendo suas dores, delícias, vivências, diálogos e essência”, revela Mariana Jaspe, diretora e roteirista.

O objetivo da websérie é conhecer de perto a vida dessas baianas, suas histórias e seus desejos, revelando como essas mulheres, que trabalham alimentando o povo, lidando diretamente com o público, estão atravessando o atual momento de incertezas e distanciamento social. São histórias individuais que representam todo o coletivo.

 

Ficha Técnica

 

Iê acarajé

 

Episódio 01 – Ubaldina, Dinha, Elaine

Episódio 02 – Família Miranda

Episódio 03 – Taty

Episódio 04 – Marluce

 

Roteiro e direção - Mariana Jaspe

Roteiro - Filipe Volz

Direção de fotografia - Lucas Raion

Montagem - Yasmin Reis

Trilha sonora - Duo B.A.V.I.

Produção - Gordo Calasans

Pesquisa - Vagner Rocha

Som direto - Gabriela Palha e Pedro Garcia

Assistente de fotografia - Ema Ribeiro