Brasil / Palco

Espetáculo 'Dora' tem apresentações online e de graça

Maria Auxiliadora Lara Barcelos, a Dora, tinha 23 anos quando entrou na luta armada contra a ditadura militar

Foto: Alessandra Nohvais
Espetáculo Dora
A peça cobre o período de 1965 a 1976

Sara Antunes apresenta o espetáculo Dora, sobre a trajetória da guerrilheira Maria Auxiliadora Lara Barcelos, em formato digital. Dia 12 de maio, quarta-feira, às 19h, tem transmissão ao vivo pelo Sesc Ao Vivo, seguida de debate.

No dia 14 de maio, sexta-feira, Sara apresenta 4 sessões às 16h, 18h, 20h e 21h, com libras, legendas e audiodescrição, pelo prêmio Zé Renato. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados em Sympla.com.br.

No mesmo dia, às 20h, também haverá um debate sobre a o processo de produção do espetáculo. E no dia 15 de maio, sábado, às 20h, Dora participa da Mostra de Teatro e Direitos Humanos de João Pessoa, com transmissão pelo canal do YouTube da Amora Produção.

Maria Auxiliadora Lara Barcelos, a Dora, tinha 23 anos quando entrou na luta armada contra a ditadura militar. Foi presa, torturada, exilada e suicidou-se na Alemanha em 1976, aos 31 anos. Com texto e direção de Sara, a peça é estruturada como um caleidoscópio fragmentado mesclando trechos de cartas, imagens de arquivos e relatos autobiográficos da atriz.

Angela Bicalho, mãe de Sara, faz uma participação especial traçando um paralelo da vida de Dora com a trajetória familiar de Sara. Dora, mineira como os pais de Sara, nasceu no mesmo ano que a mãe de Sara e se envolveu na resistência à ditadura tendo sido presa e exilada, assim também aconteceu com o pai da Sara, Inácio Bueno.

De posse de um material histórico inédito, confiado pelos familiares a atriz, Sara traça um percurso de registro de memória e afirmação das trajetórias femininas na política.  “Neste projeto, não pretendo mitificar heróis, também não se trata de uma homenagem, mas acho importante se debruçar sobre a história do país do ponto de vista de quem participou dela. Principalmente, as mulheres”, afirma.

 

Anote:

O quê: Dora

Duração: 40 minutos.

Classificação etária: 16 anos.

 

Dia 12 de maio, quarta-feira, às 19hpelo Sesc Ao Vivo

Seguida de debate com Henrique Landulfo e Sara Antunes 

Transmissão: Instagram.com/sescaovivo

Youtube.com/sescsp

Ingressos: Grátis.

 

Dia 14 de maio, sexta-feira, às 16h, 18h, 20h e 21h - Prêmio Zé Renato

Sessões acessíveis com libras, legendas e audiodescrição

Debate com Henrique Landulfo e Sara Antunes às 19h.

Ingressos: Grátis – Reservas pelo Sympla.com.br

 

Dia 15 de maio, sábado, às 20h, Mostra de Teatro e Direitos Humanos de João Pessoa 

Seguida de debate com Henrique Landulfo e Sara Antunes 

Transmissão: Canal do TouTube da Amora Produção - https://bit.ly/3ho7Hzz