Saúde

Excesso de sal na alimentação mata três milhões de pessoas por ano

A maioria dos consumidores ingere, diariamente, o dobro dos 5 gramas de sal recomendados

Foto: Unsplash/Emmy Smith/Creative Commons
O sal eleva o risco de doenças cardíacas e derrames

A Organização Mundial da Saúde, OMS, lançou novos parâmetros de referência com níveis de sódio a serem consumidos em mais de 60 categorias alimentares. A ideia é promover a redução do teor de sódio para melhorar a dieta e salvar vidas.  

A maioria dos consumidores ingere, diariamente, o dobro dos 5 gramas de sal recomendados. A quantidade eleva o risco de doenças cardíacas e derrames, que matam cerca de 3 milhões de pessoas por ano. 

A agência observa que as quantidades de sódio variam de país para país no mesmo alimento. O novo guia orienta a reduzir os níveis de forma progressiva tendo como base os ambientes locais. 

Outro objetivo é incentivar às indústrias a reduzir o teor de sódio ao processar a comida e a avançar rumo à meta de redução de 30% na ingestão global de sal ou sódio definida pela OMS em 2025. 

O diretor-geral Tedros Ghebreyesus diz que a maioria das pessoas não sabe quanto sódio consome ou desconhece os riscos envolvidos.  

O apelo aos países é criar políticas para baixar o consumo de sal e difundir informações sobre escolhas corretas. Para o chefe da OMS, também deve ser cortado o nível de sódio durante o processamento em indústrias alimentares e de bebidas.  

As novas referências da agência da ONU estabelecem um ponto de partida para se revisar e estabelecer políticas para transformar as práticas alimentares e salvar vidas. 

Ghebreyesus afirma que as referências globais de consumo de sal envolvem uma ampla gama de comida processada e embalada que contribuem de forma significativa para dietas excessivamente salgadas.  

Pães processados e embalados, salgadinhos, produtos derivados da carne e queijos estão entre os vilões. 

Baixar o teor de sódio na comida processada é uma estratégia já verificada para reduzir o consumo de sódio pela população, principalmente em locais onde o consumo é alto.  

Um dos exemplos de sucesso do plano é o Reino Unido, onde metas estipuladas de forma voluntária fizeram que os fabricantes de alimentos ajudassem a baixar a ingestão de sal por adultos em aproximadamente 15% entre 2003 e 2011. 

O lançamento das novas referências acontece num ano em que se prepara a realização da Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, em setembro. 

Em dezembro, terá lugar a Cúpula Nutrição para o Crescimento. 

No centro das reuniões estarão mudanças em sistemas em favor de esforços nacionais, regionais e globais para melhorar o ambiente alimentar e para a busca de compromissos, incluindo a limitação do sódio em comida processada.