Música / Palco

Curta de Casa: conheça o BTCA (Balé do Teatro Castro Alves)

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Série de 3 reportagens celebra 40 anos do BTCA

Olá este é o podcast Curta de Casa. E eu, se fosse você, ouviria do comecinho ao fim e ainda mandaria para todos os amigos. Porque, não é por nada não, mas está muito bacana!  Então, vamos nessa!

O primeiro encontro é com a obra de um bruxo, um verdadeiro ser mítico musical: Walter Smetak. E agora artistas da Bahia e de outros estados do Brasil, influenciados pela obra do músico, violoncelista, compositor, inventor de instrumentos musicais, escultor, escritor pesquisador e professor suíço Walter Smetak, estão se reunindo para celebrar também a poesia do artista.

Saiba mais na reportagem de Iven Vit.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobe Walter Smetak (a partir de 53 segundos)

***

E a gente continua falando de música. Até dois de maio, sempre às oito da noite, tem música muito boa, ao vivo e de vários cantos do país, no site  do Itaú Cultural. Rosana Andrade conta mais.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre shows ao vivo online (a partir de 3 minutos 36 segundos)

No vídeo
Lazzo Matumbi em "Do Jeito Que Seu Nego Gosta"

***

Repare só, fechando o Curta de Casa a gente tem uma entrevista exclusiva com Jair Oliveira, filho de Jair Rodrigues, irmão de Luciana Melo, marido de Tânia Kalil, pai de Isabela e Laura, sobre o projeto Grandes Pequeninos Broadway, que eles estão realizando de lá dos Estados Unidos.  Então se ligue.

***

O Curta de Casa traz hoje uma série de três reportagens em homenagem ao nosso glorioso Balé do Teatro Castro Alves, que há 40 anos enche de orgulho a Bahia.

Roberto Aguiar vai contar a história desta que foi a primeira companhia pública de dança do Norte e Nordeste e a quinta no Brasil. Vamos falar da trajetória do BTCA desde a sua fundação em 1981 até os dias atuais.

Neste primeiro episódio, conversamos com diretor artístico do balé, Wanderley Meira, e com a bailarina Konstaze Mello, que integra o corpo do BTCA desde a sua  fundação.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Balé do Teatro Castro Alves (a partir de 7 minutos 12 segundos)

***

Com a gente Roberto Aguiar e o pessoal da Revista Sobrado. Acesse www.revistasobrado.com.br e curta jornalismo cultural crítico e independente.

***

Vamos agora para o mundo do audiovisual. O Anuário do Audiovisual Baiano 2019/2020 foi lançado pelo Observatório do Audiovisual Baiano. Super importante para entender tudo sobre o setor. Com Laís Matos.

Clique no Play para ouvir sobre o Anuário do Audiovisual Baiano (a partir de 12 minutos 14 segundos)

***

Eu achei tão bonito a realização deste doc... “Pocket Nery – Rainha do Samba Junino”. Mas deixa que Iven Vit conta tudo.

Clique no Play para ouvir sobre o documentário Pocket Nery – Rainha do Samba Junino (a partir de 13 minutos 47 segundos)

No vídeo
Especial do Samba Junino: ”Pokett Nery convida suas estrelas”

***

Eu separei um bloco inteiro do Curta de Casa de hoje para Pedro Pondé, que  iluminou recentemente as nossas vidas lançando um, álbum definido por ele como solar, livre de amarras e rótulos. Francisco Artur foi saber mais e conta pra gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre Pedro Pondé (a partir de 16 minutos 19 segundos)

Ouça
Simples Assim - Pedro Pondé

***

Esta vem de lá de Sampa. Já pensou em transformar sua Kombi velha em uma obra de arte, e ainda por cima de graça?  É o que está fazendo o artista urbano Bonga Mac, que deu início ao projeto Kombozas, que ressignifica Peruas Kombi por meio de uma genial intervenção artística.

Na reportagem de Luiz San Martin.

Clique no Play para ouvir sobre o projeto Kombozas (a partir de 21 minutos 25 segundos)

***

E continuamos a falar de artes visuais. A Pinacoteca de São Paulo botou no ar a aguardada experiência virtual em 360º da mega exposição Osgemeos: Segredos. Muito legal!

Rosana Andrade foi conferir.

Clique no Play para ouvir sobre a exposição Osgemeos (a partir de 24 minutos 32 segundos)

***

E eu vou me dar ao direito de adjetivar este trabalho que vou apresentar a você com um palavrão : Está de  f.... A partir de um EP, com sete canções musicadas por Helson Hart inspiradas nos poemas de Gregório de Mattos, o projeto Gregório - poesia barroca e música baiana - Marcela Bellas com Elas traz arranjos contemporâneos para os versos do poeta.

O álbum, produzido pelo músico Graco Vieira e pela cantora Marcela Bellas, tem as participações das cantoras  Nancy Viégas e Manuela Rodrigues e traz um misto, bem boca de brasa, da musicalidade sacra da música barroca e da poesia dele, o genial, também chamado de Boca do Inferno (o palavrão foi em homenagem a ele também).

E mais: não contentes em pegar a poesia de Gregório e musicar, o que já foi um saque fenomenal, Marcela Bellas e Helson Hart fizeram tudo em ritmo de arrocha, samba reggae e pagode.

Marcela Bellas conversou com a gente.

Clique no Play para ouvir sobre a poesia musicada de Gregório de Matos (a partir de 27 minutos 4 segundos)

No vídeo
Marcela Bellas - Danadinha - Poesia Barroca e Música Baiana (Gregório de Matos)

***

Neste domingo o bloco Ilê Aiyê, nosso mais belo dos belos,  realiza a etapa final da 47ª edição do Festival de Música Negra do Ilê Aiyê com uma live, a partir das três das tarde, direto da da Senzala do Barro Preto. A transmissão será pelo canal do Ilê Aiyê no YouTube.

Joyce Melo conta mais.

Clique no Play para ouvir sobre a live do bloco Ilê Aiyê (a partir de 28 minutos 16 segundos)

***

E o Sesc Bahia promove live especial com Juliana Ribeiro no dia 1º de maio. O evento celebra o Dia do Trabalho e será transmitido ao vivo no www.youtube.com/SescBahiaOficial

Juliana Ribeiro falou ao Curta de Casa.

Clique no Play para ouvir Juliana Ribeiro (a partir de 29 minutos 59 segundos)

No vídeo
Juliana Ribeiro - Preta Brasileira

***

E a gente fecha o Curta de Casa de hoje com a entrevista exclusiva com Jair Oliveira sobre o projeto  Grandes Pequeninos Broadway.  

O curso é composto de 12 módulos, cada um abordando um dos grandes clássicos do teatro infantil mundial. O Grandes Pequeninos Broadway está disponível na Sympla Play no link: http:.symp.la/GrandesPequeninosBroadway

Clique no Play para ouvir a entrevista com Jair Oliveira (a partir de 35 minutos 57 segundos)

***

E aqui vai aquele abraço para os ouvintes da Rádio Nova da Língua Portuguesa, nossa parceira. Você que ouve o Curta de Casa pode acessar a Rádio Nova da Língua Portuguesa no endereço www.rnlp.me. 

Um beijo e até semana que vem, se Deus quiser!