Seu Pet

5 dicas para entreter seu pet durante o isolamento social

É preciso manter os cães quietos em casa

Foto: Sarandy Westfall/Unsplash/Creative Commons
cachorro

Em tempos de isolamento social, a recomendação é sair de casa apenas se for necessário. Com extensão da quarentena, os pets costumam ficar perdidos diante da nova rotina. Sem os passeios diários, visitas aos parques e voltinhas nas praças, a ideia é criar um movimento diferente dentro de casa, para entreter os amigos de estimação.

É preciso manter os cães quietos em casa também em meses chuvosos ou frios, quando os passeios precisam ser suspensos ou reduzidos. Como os cachorros são animais sociáveis, carentes de companhia e brincadeiras, a Associação de Proteção Animal Patas Para Você preparou 5 dicas de atividades e ações para tornar esse período menos sofrido, mais saudável e divertido.

1 - Brinque de “caça ao tesouro”

Brincadeiras são fundamentais para estimular o pet a se exercitar. Aquelas que incentivam o cão a buscar alimentos, por exemplo, rendem bons momentos de distração.

O olfato dos cachorros é aguçado e você pode usar isso a favor do seu amigo. Esconda guloseimas em cantos e locais acessíveis, onde ele vai conseguir alcançá-las. É o momento de estimular o pet a correr, farejar ou cavar, se a casa tiver um quintal.

Em uma gincana do tipo esconde-esconde, toda criatividade ajuda. Em espaços menores ou fechados, o “tesouro” pode ser uma bolinha ou outro brinquedo.

O ideal é variar os objetos e brinquedos para oferecer novos estímulos e combater o tédio do cãozinho.

2 - Deixe as refeições mais divertidas

Comedouros que liberam petiscos ou ração são uma boa ideia para tornar o momento da alimentação mais lúdico. Vale também criar uma cobertura saborosa para um mordedor que ele já conhece e buscar novas formas de exercitar a mastigação e, é claro, promover o entretenimento.

Se for possível, variar um pouco o cardápio também tende a deixar o pet mais satisfeito e menos ansioso para sair e buscar novidades lá fora.

3 - Quebre o silêncio

O silêncio amplia a sensação de isolamento, embora seja excelente na hora de dormir. Quando o dono do pet está em home office, não é raro se entreter no computador ou no celular, enquanto o cão se sente entediado. O mesmo acontece quando o pet fica sozinho em casa, enquanto as pessoas vão às compras.

Se precisar sair por algumas horas, deixe a TV ou o som ligado. Existem canais especializados em animais, que eles costumam gostar. O barulho vai ajudar seu amigo a não se estressar ou ficar ansioso com ruídos externos.

4 - Libere mais cômodos

Se antes da pandemia alguns cômodos eram proibidos para o pet, vale rever os espaços e abrir novas portas. Mesmo isolado em casa, procure dar mais liberdade ao cão, liberando mais um quarto ou local para ele explorar ou descansar.

Mantenha as cortinas abertas e também as janelas, dentro do possível, para arejar o ambiente e deixar o sol entrar.

É importante treinar o pet para relaxar em um ambiente reservado apenas para isso, lembrando que, para que eles fiquem bem durante a noite, precisam estar bem alimentados e sentindo-se seguros. Ter mais de um cômodo liberado ajuda nesse sentido.

5 - Invista no conforto

Conforto, boa alimentação e hidratação são três ingredientes fundamentais para manter o pet saudável em tempos de isolamento. Portanto, invista em uma boa cama ou almofada sob medida, para que o seu cãozinho se sinta feliz no aconchego do lar.

O espaço dedicado ao descanso deve ter sombra e boa ventilação. Sem esquecer que, durante a pandemia, os cuidados com a higiene precisam ser redobrados. Banhos mais longos são bem-vindos.

Caso saia com o pet para uma voltinha, ao retornar, é recomendado passar álcool gel nas patas do animal (brincando com ele até secar, para que não coloque na boca).

Seja na quarentena ou em um dia de chuva, a dica mais simples é brincar bastante com seu pet, fazendo carinho, afinal, tudo vale a pena para divertir seu melhor amigo.