Esportes

Copa do Nordeste: Ceará derrota o Bahia e fica em vantagem na final

Agora, o Vozão joga por um empate para ser campeão

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
O Bahia perdeu em casa

Em um duelo emocionante e marcado por duas expulsões, o Ceará saiu na frente do Bahia na decisão da Copa do Nordeste ao vencer fora de casa, por 1 a 0, com um gol no final. Com isso, o Vozão garante uma vantagem importante para o jogo da volta, onde poderá jogar por um empate. Além disso, caso não perca o jogo da volta, o Vozão garante o segundo título invicto seguido.

Este primeiro jogo foi realizado em Pituaçu, em Salvador, e agora o Ceará leva vantagem do empate no jogo de volta, no outro sábado na Arena Castelão.

Bahia e Ceará entraram em campo fazendo um duelo marcado pelo equilíbrio na primeira etapa. No início de jogo, os baianos criaram as melhores chances em chutes de fora da área. Além dela, Thaciano arriscou e por pouco não abriu o placar. Conforme os minutos passaram, porém, o Vozão cresceu e as chances começaram a aparecer.

A primeira etapa, contudo, foi marcada por duas expulsões. Ainda na primeira metade, o Bahia perdeu um jogador após a expulsão de Lima. Apesar disso, o Tricolor continuou a manter o controle do jogo. Apenas no fim o Vozão teve uma boa chance, com Vina acertando a trave. O duelo voltou a ter equivalência numérica aos 47, quando Charles foi expulso.

Na volta dos vestiários, o jogo, o qual já era razoavelmente frio, congelou. Na única boa chance nos primeiros minutos, Rossi arriscou de primeira dentro da área, mas não conseguiu mandar para as redes. Quando o zero a zero parecia confirmado, veio o tento da vitória Alvinegra.

Aos 47 minutos, Jael, ex-atacante do Bahia, protagonizou a lei do ex. Em belíssima cobrança de falta, o atacante mandou a bola para as redes, selando a vitória do Vozão fora de casa e a vantagem para o jogo de volta.

O duelo da final da Copa do Nordeste em uma semana. No próximo sábado, 8, Bahia e Ceará voltam a se enfrentar na Arena Castelão, em Fortaleza. Como o Vozão venceu o duelo de hoje por 1 a 0, poderá empatar o jogo de volta para levar o título. Caso o Tricolor vença por um gol de diferença, o duelo irá para os pênaltis. Vitória por dois ou mais gols dá o título ao Bahia.

Ficha do jogo
Bahia 0 x 1 Ceará


Cartões Amarelos
Bahia-BA: Nino Paraíba, Rossi, Patrick de Lucca
Ceará-CE: Vina

Gols
Ceará-CE: Jael 48' 2T

Bahia-BA
Matheus Teixeira;
Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia;
Patrick de Lucca, Thaciano (Matheus Galdezani), Daniel (Juninho) e Rodriguinho (Thonny Anderson);
Gilberto (Alesson) e Rossi (Óscar Ruiz)
Técnico: Dado Cavalcanti

Ceará-CE
Richard;
Buiú, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco;
Oliveira, Charles, Vina (Yony Gonzáles) e Lima (Pedro Naressi);
Felipe Vizeu (Saulo Mineiro) e Mendoza (Jael).
Técnico: Guto Ferreira