Ciência

Helicóptero Ingenuity voa mais alto e para mais longe em Marte

O pequeno aparelho fez seu terceiro voo no Planeta Vermelho

O pequeno helicóptero de 1,8 quilo fez seu terceiro vôo marciano neste domingo (25 de abril). "Terceiro vôo nos livros de história" escreveram no Twitter funcionários do JPL-Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia. "Nosso #MarsHelicopter continua a estabelecer recordes, voando mais rápido e mais longe. O helicóptero espacial está demonstrando capacidades críticas que podem permitir a adição de uma dimensão aérea a futuras missões a Marte e além."

O terceiro voo foi significativamente mais complexo do que os dois anteriores, que ocorreram na segunda-feira (19 de abril) e na quinta-feira (22 de abril), respectivamente. Em seu histórico salto de estreia de 39 segundos - o primeiro voo motorizado e controlado para uma aeronave em um mundo além da Terra - o helicóptero movido a energia solar foi direto para cima e para baixo e atingiu uma altitude máxima de cerca de 5 metros. 

No vôo número dois, permaneceu no ar por quase 52 segundos e se moveu de um lado para o outro por um total de 4 metros.

Para o terceiro vôo, aumentou a velocidade máxima de 0,5 metros por segundo para 2 metros por segundo, deslocando-se para 50 metros ao norte e retornando. O tempo total de vôo foi de cerca de 80 segundos e a distância total de 100 metros. 

No vídeo
O terceiro voo do Ingenuity

As comunicações de e para o Ingenuity são retransmitidas através do rover Perseverance da Nasa. Os dois pousaram juntos na cratera Jezero de 45 quilômetros de Marte em 18 de fevereiro, e o Ingenuity foi lançado da barriga do veículo espacial, do tamanho de um carro, em 3 de abril.

O objetivo do Ingenuity é mostrar que a exploração aérea é possível em Marte, planeta com uma atmosfera apenas 1% mais densa que a da Terra ao nível do mar. O sucesso do Ingenuity pode abrir caminho para o uso extensivo de helicópteros em futuras missões do Planeta Vermelho, com helicópteros de Marte servindo como batedores para rovers e também coletando dados eles próprios, disseram funcionários da Nasa. É uma demonstração de tecnologia.

A equipe do Ingenuity espera voar mais duas vezes antes que a janela de voo se feche no início de maio. E essas duas últimas saídas provavelmente serão "realmente aventureiras", disse a gerente do projeto Ingenuity, MiMi Aung, também do JPL, durante uma coletiva de imprensa no início deste mês, enfatizando que ela e seus colegas querem forçar os limites da pequena aeronave.

Não há negociação de uma janela de vôo mais longa, porque o Perseverance precisa começar a se concentrar em sua própria missão científica em breve. Essa missão tem duas tarefas principais: caçar sinais da vida em Marte antigo dentro de Jezero, que hospedou um lago e delta de rio há muito tempo, e coletar amostras para um futuro retorno à Terra.