Artes Visuais / Livros

Livro sobre grafitti e pixação em Salvador tem lancamento nesta quinta-feira (8)

"Ruas Salvador: Liberdade Clandestina" está com pré-venda aberta através do site da Editora Gris

Foto: Divulgação
Está aberta a pré-venda do livro "Ruas Salvador: Liberdade Clandestina"
Está aberta a pré-venda do livro "Ruas Salvador: Liberdade Clandestina"

A partir de hoje (8 de abril) os interessados na trajetória do graffiti e da pixação na capital baiana poderão garantir o seu exemplar do livro "Ruas Salvador: Liberdade Clandestina" (400 páginas). 

A pré-venda da obra, que tem edição limitada, está aberta no site da editora (www.editoragris.com.br). Já as vendas abrem no dia 22, tanto na editora Gris e quanto no site da loja da Fundação Pierre Verger (www.lojapierreverger.org.br).

O livro reúne biografias e entrevistas com mais de 40 grafiteiros(as) e pixadores(as) da cena local, além de um texto de apresentação escrito por Roca Alencar e poesias de Vírus e James Martins.

A realização é da RCD Produção de Arte, em parceria com o artista Eder Muniz. "Ruas Salvador" resgata os principais agentes e coletivos que construíram a história da arte urbana soteropolitana desde os anos 1990 até 2020.

Para marcar o lançamento do livro-arte, será realizada hoje (quinta-feira, 08/04) uma edição especial da live "Liberdade Clandestina", no perfil do livro no instagram (@livroruasalvador).

Na ocasião, Eder Muniz e Ricardo Cavalcanti recebem Roca Alencar (Pesquisadora de arte de rua); Carly Fox (Urbanista); Carol Garcia (Fotógrafa) e Lara Perl e Rafa Moo (Editora Gris), para falarem sobre o processo de produção do livro. 

Para o idealizador do projeto Eder Muniz, o livro, além de ser um legado histórico da arte de rua desenvolvida nos muros da cidade, traz também o grito de protagonismo dos jovens de periferia que buscam formas distintas para expressar os seus anseios.

A obra possui relatos e fotos dos trabalhos de artistas como Tom PPL, Rebeca Silva, Mina, Aids, Marcelinho, Sinal, Marcelo Verme, Peace, Ananda Santana e do artista Scank, um dos mais reconhecidos da caligrafia marginal de Salvador, que faleceu em fevereiro de 2020, vítima da violência urbana, além de poesias de James Martins e Vírus, e um texto de Roca Alencar.

O livro conta ainda com uma fotografia do fotógrafo francês Pierre Verger cedida pela Fundação Pierre Verger.

"A atuação dessa arte na cidade e na vida das pessoas tem sido pouco registrada, então a obra busca iniciar essa narrativa para mostrar as principais influências, dificuldades e vivências. É uma forma de valorizar a expressão do jovem que vê na pixação e no graffiti uma forma de questionar o direito ao espaço público e de expor os seus pensamentos", explica Eder Muniz que é responsável pela organização, curadoria e pesquisa do livro. 

Com a propriedade de quem viveu nessas três décadas retratadas em “Ruas Salvador”, Eder Muniz acredita que a ancestralidade da arte urbana está impressa nas páginas do livro, já que nele consta os relatos desde os primórdios da pixação e do graffiti, os primeiros estilos a serem grafados nas paredes, os principais grupos formados na capital baiana e o impacto de fazer parte de um movimento urbano independente. 

A ideia de catalogar os trabalhos desses artistas se iniciou ainda em 2010, quando a urbanista estadunidense Carly Fox - da Universidade de Cornell/Nova York - veio a Salvador pela segunda vez para estudar o projeto Salvador Grafita e a influência da arte de rua na vida dos jovens. A partir desse compartilhamento de vivências com a pesquisadora, o artista Eder Muniz dá vida ao projeto "Ruas Salvador", registrando a dinâmica de diferentes gerações do graffiti e da pixação. Carly dividiu com Eder a pesquisa para a composição do livro "Ruas Salvador".

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela  Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo  Federal.

 

Anote

O quê: "Ruas Salvador: Liberdade Clandestina"

Quando: Hoje 08 de abril (quinta-feira)

Editora: Gris

Valor/páginas: (R$120/ 400 páginas + livreto de 64 páginas) : Livro à venda no site da editora (www.editoragris.com.br) e da Fundação Pierre Verger (www.lojapierreverger.org.br)

Live de lançamento: Hoje 08 de abril às 20h30