Educação / Saúde

Pesquisadores dizem que índices de Covid impedem volta às aulas

Eles recomendam que as escolas permaneçam fechadas até que a pandemia seja controlada no País

Foto: Prefeitura de Barueri
Escola fechada, no Brasil, por causa da pandemia de Covid-19

Segundo os pesquisadores, o risco de transmissão nas comunidades escolares é alto, em especial porque envolve interações entre grupos de pessoas por tempo prolongado e em ambientes fechados. “Além disso, a grande maioria dos alunos, professores e funcionários depende de transporte coletivo para o trajeto de casa para as escolas”, diz nota técnica do Observatório Covid-19 BR, lançada na terça-feira (9 de março). “Ademais, na maioria das escolas públicas, não foram disponibilizadas condições estruturais e funcionais para que as medidas de proteção sejam plenamente seguidas.”

“Mas a educação formal deve continuar a ser oferecida aos estudantes, assim como a atenção básica aos estudantes e suas famílias, voltada aos problemas causados pela suspensão das aulas presenciais”, conclui a nota.

O Observatório Covid-19 BR é uma rede de 85 pesquisadores associados a 28 instituições nacionais e internacionais, entre elas USP, Unesp, Unicamp, Fiocruz, UFABC, Universidade de Berkeley e Universidade da Califórnia, que monitora o desenvolvimento da pandemia no Brasil em 27 Estados. Leia a nota na íntegra e assista aos comentários da educadora Janaína Maudonnet.

Recomendações e políticas específicas

-- Ensino presencial em escolas e universidades representa risco elevado de transmissão da covid, especialmente na situação atual de aumento de casos e agravamento da crise sanitária

-- Ambientes escolares ainda não estão de forma geral devidamente preparados para lidar com os riscos e para garantir proteção de funcionários e alunos

-- Apresentamos uma lista de recomendações para políticas que preservem a vida e garantam a educação, de maneira responsável e informada

Segundo o protocolo do centro de controle de doenças estadunidense (CDC), o ensino presencial representa risco elevado de transmissão e surtos quando o número de casos for maior que 100 casos por 100 mil habitantes, ou enquanto a taxa de positividade de casos ativos (por exemplo, com testes RT-PCR ou de antígeno) for maior que 10%.

Durante o fechamento das escolas em período de agravamento da crise da pandemia de covid-19, o Observatório considera fundamental que as secretarias de educação estabeleçam:

1. A criação e/ou manutenção de cartões de merenda ou outras formas de auxílio para a garantia da alimentação dos alunos e alunas.

2. O monitoramento da situação de vulnerabilidade social e mental de alunos e alunas e de seus familiares, por meio de uma comissão intersetorial e integrada a outras secretarias, formada, por exemplo, por educadores, agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares, profissionais de saúde mental e assistentes sociais.

3. Fornecimento de equipamentos e rede móvel para que todos os alunos e alunas possam ter acesso às aulas de forma remota.