A 3ª Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular de Feira de Santana dedica abertura do evento ao Dia Internacional da Mulher, em especial, às mulheres feirenses.
O evento ocorrerá entre os dias 08 e 13, sempre a partir das 19h, através do youtube.com/Favela É Isso Aí. Será uma semana de atividades culturais, com mais de 40 vídeos de projetos contemplados com o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local de Feira de Santana, edital emergencial 2020.
O grupo Cordel de Teatro com uma homenagem à Maria Quitéria, Marilene Brito com suas famosas bonecas terapêuticas e ecológicas, os projetos Dança de Preta e Empodera Makeups estão na programação dedicada às mulheres feirenses.
Estes projetos fazem parte dos 46 nomes contemplados em 2020 e que serão apresentados durante a Mostra virtual. Acompanhe a programação completa através das redes sociais, @premioculturafsa no instagram e no facebook.
De acordo com Tamylla Rosa, responsável pela comunicação da Belgo Bekaert Feira de Santana, dedicar um dia da programação é uma forma homenagear e destacar o trabalho de mulheres feirenses.
“Feira de Santana é uma cidade muito rica culturalmente e grande parte desse riqueza é proporcionada pelo trabalho de muitas mulheres artistas, produtoras culturais, dentre outras profissionais que elevam o nome deste município. Nada mais justo que essa homenagem, dentro de um evento que exalta a cultura feirense”, justificou.
A Mostra é uma realização da ONG Favela É Isso Aí e patrocinada pela Belgo Bekaert Arames, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. No ano de 2020, 46 iniciativas foram selecionadas pelo edital do Prêmio de Cultura e Desenvolvimento Local, parte do programa Belgo Forma e Transforma.
Sobre a Mostra
A 3ª edição da Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura popular ganhou um novo formado em função da pandemia do Coronavírus, passando a ser apresentada virtualmente.
Em sua primeira etapa, os projetos premiados divulgaram o resultado de suas ações através do canal do YouTube do Favela é Isso Aí e/ou através do site www.favelaeissoai.com.br. Foram realizadas também publicações de livros, revistas ou catálogos virtuais.
Até o início de fevereiro de 2021 haviam sido lançados 65 vídeos, seis livros digitais e dois sites sobre o patrimônio e a cultura feirense, tudo com os recursos do Prêmio.
A segunda etapa, que estava programada para acontecer de forma presencial, também acontecerá de modo virtual, em função das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Assim, será realizado um espetáculo coletivo, com todos os grupos premiados, com uma semana de atividades.
A Mostra é realizada pela ONG Favela É Isso Aí e patrocinada pela Belgo Bekaert Arames, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil, e faz parte do programa Belgo Bekaert Forma e Transforma que busca promover ações de pesquisa, registro e difusão do patrimônio imaterial em Feira de Santana, desde 2016.