Bahia / Entrevistas

Rui Costa diz que nova remessa de vacinas "é imagem de esperança"

O governador concedeu entrevista ao programa de TV Balanço Geral

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Vacinas
Esta é a quinta remessa de vacinas que a Bahia recebe

O governador Rui Costa (PT-BA), concedeu uma entrevista  na tarde desta  quarta-feira (23), ao programa de televisão Balanço Geral, da TV Itapoan, e comentou sobre a chegada da nova remessa de vacinas contra o coronavírus no estado.

"É uma imagem de esperança, voltar aos poucos ao convívio social, [voltar] a retomada de emprego, sonhar com dias melhores. Foi muito acertada a decisão do STF de liberar que o Estados comprassem as vacinas  internacionais mesmo sem ter registro na Anvisa para vacinar a sua população", disse o governador, que lamentou a lentidão do Ministério da Saúde e da Anvisa em liberar os imunizantes.

"Causa perplexidade ver que o Brasil dormiu nessa. Vacinas que eram aplicadas em em países como os EUA e  alguns países na Europa, não eram utilizadas aqui, simplesmente por um mero jogo político. Isto é muito triste. Nós poderíamos ter evitado muitas mortes se o Brasil começasse a vacinar a sua população cedo".

A Bahia recebeu nesta quarta-feira  208.700 doses, transportadas em dois voos comerciais para o aeroporto de Salvador . O primeiro deles, com 129.500 vacinas produzidas pela AstraZeneca/Fiocruz, aterrissou às 11h20. O outro, que trará 79.200 doses da Sinovac/Butantan, está programado para pousar às 21h20.

Após a chegada dos imunizantes a equipe da coordenação de imunização do estado fará organização para a distribuição das doses para as centrais regionais, de onde serão encaminhadas para os municípios. A nova remessa dará possibilidade de continuidade com a primeira fase do plano de vacinação, que inclui idosos e trabalhadores de saúde.

O governador reforçou que o combate ao vírus não é somente com a ajuda da vacina, mas sim, que a população mantenha o distanciamento social, utilizando máscaras de proteção para evitar a proliferação do vírus e mortes.

"Esta e a maior crise de saúde dos últimos 100 anos no mundo, e muitos não colaboram. Se nós compararmos com outros países asiáticos, o número de contágio e de mortes em relação ao Brasil estão baixos, porque lá, a população é disciplinada. Não dá para ficar lotando bar, indo a paredão como se nada tivesse acontecendo. Os lugares que fizeram lockdown, o nivel de contágio é menor. O Brasil hoje paga um preço muito alto pelo número de mortos. Se não baixarmos o nível de ocupação das UTI's  de covid da rede pública e da rede particular, teremos que fazer o fechamento total ".

De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da bahia (Sesab), a ocupação dos leitos de UTI de Covid adulto encontra-se em 82%. 

Nas últimas 24 horas foram registrados 5.025 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 3.932 recuperados (+0,6%), na Bahia. Dos 660.506 casos confirmados desde o início da pandemia, 631.606 já são considerados recuperados e 17.580 encontram-se ativos.

A ocupação de leitos de UTI nos maiores hospitais particulares de Salvador, encontram-se acima de 90%.