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Matemática: veja os assuntos que mais caem no Enem

Professor aponta que questões de análise combinatória e probabilidade podem apresentar maior grau de dificuldade na prova

A edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicará, no domingo (24), em sua versão impressa, questões de Matemática e suas Tecnologias.

Dentro dessa área, segundo a ‘Coletânea Enem’, desenvolvida pelo Sistema de Ensino Poliedro, entre os assuntos que mais aparecem na prova estão ‘grandezas proporcionais e médias algébricas’ e ‘problemas do 1° e do 2° graus’, com percentual de 17,3% e 15,1%, respectivamente.

O estudo ainda aponta outros conteúdos dentro da disciplina cobrados nas últimas edições do Enem; veja:

 

O professor de matemática Edu Coelho apontou quais são suas expectativas para a prova deste ano e em quais assuntos os estudantes devem ficar de olho.

“Apesar das expectativas iniciais dos estudantes, uma versão mais light da prova, por conta da pandemia, foi descartada. O que não significa que a prova será mais difícil, simplesmente sem muitas mudanças. As provas de Ciências da Natureza e Matemática mantiveram uma relativa constância nos últimos anos e acredito que o padrão vai se manter. As questões de matemática devem seguir a tendência de uma abordagem conceitual e contextualizada, dando destaque a gráficos e tabelas. O candidato deve estar atento a reconhecer questões que possam apresentar uma maior dificuldade como análise combinatória e probabilidade”, diz. 

Confira, a seguir, a explicação e a análise dos conteúdos feitas pelo professor:

1 - Grandezas Proporcionais e Médias Algébricas

Proporcionalidade é um tópico extremamente importante não apenas para a prova de matemática, mas também para as demais áreas. Pela importância e aplicação, o assunto é um dos mais cobrados na parte de matemática, sendo importante na resolução de questões de regra de três, análise de gráficos e tabelas, por exemplo. Questões desse tipo podem ser identificadas por terem duas ou mais grandezas envolvidas e apresentar uma relação entre elas, seja no próprio enunciado da questão ou em uma expressão matemática que acompanhe o enunciado.

Já o cálculo de médias está muito presente em diversas questões, em muitos casos podem ser alternativas de rápida resolução se o candidato tiver um conhecimento sólido em relação às ideias envolvidas nos conceitos do assunto. Em geral, os valores para serem usados no cálculo são apresentados com o auxílio de gráficos e tabelas.

2 - Problemas do 1° e do 2° graus

O uso de equações está constantemente presente para identificar a habilidade do candidato na resolução, capacidade de abstração e representação matemática. Não é raro encontrar tais equações em questões que envolvem resolução de sistemas. São questões que apresentam situações-problema onde valores e cálculos são apresentados no enunciado.

O candidato deve interpretar perfeitamente as questões e apresentar conhecimento de representação algébrica, ou seja, usar letras e símbolos para representação do problema.

3 - Porcentagem e matemática financeira

Porcentagem se encontra entre os assuntos diretamente relacionados com razão e proporção, um dos mais presentes no cotidiano, o que justifica a grande presença nas provas, inclusive nas demais áreas de conhecimento. Em geral, o estudante deve conseguir aplicar o conhecimento com razões nas resoluções de problemas envolvendo porcentagem.

Nas questões, a porcentagem aparece constantemente associada a outros assuntos como função, estatística e, até mesmo, geometria. Matemática financeira, especificamente nos tópicos de juros simples e compostos, não costuma trazer grandes novidades para a prova. Vale conhecer as relações básicas envolvendo os conceitos de juros e montante, bem como diferenciar a capitalização simples da capitalização composta.

4 - Funções

As funções costumam ser questões abordadas de maneira bastante direta com utilização de fórmulas que as caracterizam. As funções afim e quadrática são as mais presentes, mas nos últimos anos tivemos questões de funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. É fácil reconhecer questões de funções afim, quando as grandezas envolvidas apresentam uma variação linear, como um deslocamento com velocidade constante, em que intervalos iguais de tempo determinam variações iguais de espaço, o que já é uma aplicação em física. Em matemática podemos ver esse conceito nas progressões aritméticas e juros simples. No caso das funções do segundo grau, é comum termos quesitos que utilizem o conceito do vértice da parábola, que seria o ponto mínimo ou máximo da função. Questões que falam em maximização de lucro, faturamento ou área são bastante comuns.

5 - Noções básicas de Estatística

Assunto bastante presente nas provas por fazer o candidato demonstrar habilidades em análise de dados, interpretação de gráficos e tabelas, além de habilidades algébricas. Podemos encontrar esses conceitos em questões que tratam diretamente do assunto ou em outras áreas onde a interpretação de dados estatísticos torna-se fundamental, como é o caso das Ciências Humanas.

É um dos tópicos mais estratégicos para o candidato que quer se dar bem na prova de matemática, por sempre estar presente em várias questões com abordagens mais simples e intuitivas. As questões de estatística abordam medidas de tendência central (média, mediana e moda) e medidas de dispersão (variância e desvio padrão) frequentemente com o uso de gráficos e tabelas.

6 - Probabilidade

Assunto que é fonte de dúvidas em boa parte dos candidatos, está sempre presente visando avaliar a capacidade de cálculos envolvendo processos aleatórios. É muito comum encontrarmos questões de probabilidade presentes junto a outros tópicos como análise combinatória, gráficos e porcentagem. O candidato deve dominar a relação fundamental para o cálculo de probabilidade, além de dar uma especial atenção à probabilidade condicional e à regra do “E” e do “OU”.

Procurar resoluções de várias questões de probabilidade dos últimos anos é muito importante para que se tenha uma maior familiaridade com o tipo de perguntas que vão encarar.

Como acertar o maior número de questões?

O educador explica que “o primeiro passo é reconhecer as questões consideradas ‘fáceis’". "Para isso, é necessário estar atento às características que permitem reconhecer o assunto rapidamente a partir do enunciado e com isso administrar adequadamente o tempo. Iniciar fazendo as questões mais fáceis pode ser uma ótima estratégia pois evita um maior cansaço mental”, esclarece.

Conhecer os assuntos é essencial, mas saber aplicá-los é ainda mais importante para acertar o maior número de questões fáceis. Para auxiliar os vestibulandos nesse quesito, o professor Edu Coelho respondeu uma questão no quadro ‘Vai Cair No Enem Resolve’, do projeto Vai Cair No Enem. Assista: