Mundo

Rainha da Inglaterra e o marido são vacinados contra novo coronavírus

As injeções foram administradas no Castelo de Windsor

Foto: Casa de Windsor
Elizabeth II e o príncipe Philip

A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e seu marido, o príncipe Philip, foram vacinados contra o novo coronavírus

Funcionários do Palácio de Buckingham disseram em um comunicado que a monarca de 94 anos e Philip, de 99, receberam suas vacinas neste sábado (9 de janeiro), juntando-se a cerca de 1,5 milhão de pessoas na Grã-Bretanha que receberam a primeira dose.

As injeções foram administradas no Castelo de Windsor, onde a rainha e seu marido estão durante o confinamento na Inglaterra.

Ambos estavam aptos a tomar o imunizante agora por serem do grupo de risco por conta da idade avançada (acima de 80 anos). Não foi informado qual o imunizante dado à família real.

Atualmente, são aplicadas naquele país tanto a vacina da Pfizer/BioNTech como a da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Na sexta-feira (7), o governo liberou mais um imunizante: a mRNA-1273, desenvolvida pelo laboratório Moderna e que deve chegar ao território britânico entre fevereiro e março.

Autoridades reais disseram que tomaram a rara iniciativa de comentar sobre a saúde do monarca para evitar imprecisões e mais especulações. A rainha “decidiu que iria avisar que foi vacinada”, disse o comunicado do palácio.

Em 8 de dezembro, a Grã-Bretanha se tornou o primeiro país do mundo a iniciar uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus. O governo afirma que pretende entregar as primeiras doses da vacina a cerca de 15 milhões de pessoas nos grupos prioritários até meados de fevereiro.

Isso inclui todas as pessoas com mais de 70 anos, bem como profissionais de saúde da linha de frente, residentes de lares e qualquer pessoa cuja saúde os torne especialmente vulneráveis ao vírus.