O ano de 2020 foi um ano atípico, especialmente para aqueles que são muito ativos e possuem vários compromissos .
A pandemia fez com que as pessoas desenvolvessem algum tipo de transtorno mental, como a ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), alguns tipos de fobia e depressão, além de impedir que familiares e amigos se reúnam para as festividades de fim de ano.
Para driblar esses sentimentos e espantar o baixo astral, confira algumas dicas de como passar esse período de maneira mais leve e saudável:
-- Praticar o autoconhecimento é fundamental. Busque ajuda especializada de um psicólogo para ajudá-lo neste processo de cura interior.
-- Pratique atividade física, pelo menos 30 minutos por dia.
-- Organize a rotina pessoal e profissional.
--Evite ficar nas redes sociais até altas horas da noite. O sono reparador é essencial na manutenção da saúde física e mental.
-- Se você está sentindo falta de amigos ou familiares, interaja com eles mesmo que por meio de videoconferência.
-- Desabafe com alguém da sua confiança. Isso ajuda a amenizar a tristeza e o sofrimento.
-- Evite autoavaliações muito críticas por não ter atingido um objetivo ou algo muito desejado, respeite seus limites e entenda que estamos vivendo um ano atípico e o que cada um conseguiu realizar já se configura como uma vitória. Transfira suas metas e prioridades para o próximo ano.
-- Diariamente, alimente a sua esperança e o otimismo. E quando surgirem pensamentos pessimistas, desvie o foco deles. Não permita que esse sentimento domine sua mente, minimize sua importância.
-- Cuide da sua alimentação, leia um livro, faça uma atividade que te proporcione momentos de prazer.
--Lembre-se que toda essa experiência, por mais difícil que seja, encerra um aprendizado que ao longo da vida poderá ser útil para você de alguma forma. E, se nenhuma dessas dicas contornar a sua ansiedade e tristeza, procure por ajuda especializada.