Bahia / Saúde

Bahia já enfrenta segunda onda de Covid-19

A afirmação é do secretário de saúde do Estado da Bahia, Fabio Villas Boas

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Fábio Villas Boas
O Governo do Estado vai reabrir 20 leitos no Instituto Couto Maia e outros 20 no Hospital Espanhol

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas Boas, afirrmou em uma entrevista concedida à TV Bahia, que  o estado já enfrenta uma segunda onda da pandemia do coronavírus. O secretário diz que os números preocupam.

"Nós já estamos completando três semanas sucessivas de crescimento progressivo e contínuo do número de casos. É possível falar que já estamos entrando numa segunda onda, que vem num cenário mais grave do que o que enfrentamos o início da pandemia", disse o titular da pasta de saúde.

Segundo o último boletim epidemiológico disponibilizado pela SESAB, na manhã desta quinta-feira (03), a Bahia registra 3.009 casos confirmados de Covid-19. Com taxa de ocupação dos leitos registrando 72% .  O estado registra até agora 8.315 mortes.

De acordo com o secretário, o Governo do Estado vai reabrir 20 leitos no Instituto Couto Maia e outros 20 no Hospital Espanhol, que devem progredir até que cheguem a 80 vagas para doentes. Em Juazeiro, também já acontece ampliação.

O secretário afirma que há um "surto geral" da doença todas as regiões da Bahia, com taxas de internação acima do que foi constatdo no começo da pandemia. 

Ele ainda disse que o governo estuda medidas para controlar o avanço da doença, como a atuação mais rigorosa em festas e eventos que gerem aglomeração, como é o caso dos paredões. Caso a população não se conscientize, o secretário afirma que governo deve usar a força da  Polícia Militar.

"Não é hora de folgar. Estamos bem próximos da vacina, em mais três, quatro meses, vamos ter a cura, a prevenção da doença. Não é hora de abandonar as medidas, porque aí vamos jogar fora boa parte do esforço que fizemos nesses nove meses de pandemia".