Música / Palco

Selo Sesc lança mais um disco de Claudio Santoro

Lançamento digital chega 2 de dezembro, no Sesc Digital e nos demais players de streaming

O compositor e violinista Claudio Santoro (1919-1989) foi um moderno, um explorador, um eclético e sempre interessado a novas experimentações. Um dos grandes autores brasileiros da música de concerto. Exímio compositor de quatorze sinfonias, uma ópera, inúmeras obras orquestrais, concertos, quartetos e obras de câmara, Santoro deixou um imenso legado repleto de embates estéticos, filosóficos e políticos.

Durante o ano de 2019, orquestras, teatros e toda a produção brasileira ligada à música clássica, em particular, manteve-se envolta às lembranças e à genialidade deste músico brasileiro, que também atuou como maestro e professor universitário. Ainda em comemorações ao centenário do amazonense - a completar 101 anos de nascimento neste 23 de novembro - o Selo Sesc lança o álbum duplo Claudio Santoro - Obra completa para violino & piano, com Emmanuele Baldini e Alessandro Santoro. Um trabalho que reúne a primeira gravação da obra completa para violino e piano do compositor, incluindo quatro obras inéditas.

Uma oportunidade para conhecer a riqueza e o ecletismo deste célebre músico em Sonatas de estilos muito diferentes. O disco chega nas plataformas digitais de streaming em 2 de dezembro, incluindo no Sesc Digital que oferece o conteúdo de forma gratuita e sem necessidade de cadastro. Devido a interrupção da produção de CDs durante o período da pandemia, a versão física do álbum de 24 faixas, com libreto, está prevista para sair no segundo quadrimestre de 2021.

Emmanuele Baldini, violinista italiano radicado no Brasil e spalla da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), e Alessandro Santoro, pianista formado no conservatório de Moscou e responsável pelo acervo do compositor, seu pai, revelam neste projeto o mundo estético e artístico do fundador da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, atualmente Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Da integral das cinco Sonatas para violino e piano - reunidas no disco um - que abrangem duas importantes fases de criação do amazonense, o dodecafonismo dos anos 1940 e o nacionalismo dos anos 1950, ao registro de quatro obras inéditas, incluindo uma nova Sonata - no disco dois.

Entre as descobertas que chegam ao público só agora, destaque para Sicilienne op.1 para Violino e Piano e Op.4 para Violino e Piano, escritas respectivamente em junho e setembro de 1937, quando Santoro tinha apenas 17 anos de idade e consideradas suas primeiras obras. E mais, Elegia II para Violino e Piano, datada de 1986 e até então não publicada, que representa o último período de criação do compositor, e os dois movimentos da Sonata 1939 para Violino e Piano (Allegro e Andante) .

Presente no catálogo de Santoro mas nunca antes gravada, Na Serra da Mantiqueira foi composta após o seu retorno ao Brasil, em 1950, após aprimorar-se em composição com Nadia Boulanger (1887-1979) em Paris. Está entre as primeiras obras de cunho nacionalista do compositor e de rompimento estético com o dodecafonismo.

"Conviver com a música para violino e piano de Claudio Santoro foi, para mim, como ter encontrado um grande compositor e tê-lo deixado, ao final do processo, com a sensação de que tive um privilégio absoluto. Em explorar as diversas facetas de sua arte, em traduzir musicalmente seus segredos, e ainda mais, privilégio em fazê-lo em companhia de seu filho Alessandro. De fato, hoje me sinto como se Claudio Santoro tivesse sido um meu grande amigo, mesmo sem nunca te-lo encontrado", destaca o violinista Emmanuele Baldini.

Tanto para Emmanuele quanto para Alessandro, se lhes colocassem o difícil desafio de eleger uma única obra do disco, ambos são unânimes ao indicarem a Sonata nº 3 para Violino e Piano: Bien Rythmé. Uma música cativante em forma de sonata tradicional, com as notas obstinadas apresentadas pelo violino ao início da obra. Escrita entre 1947 e 1948 quando Santoro morava em Paris, trata-se de uma Sonata muito emblemática por representar um momento de transição estilística do compositor, entre o dodecafonismo e o nacionalismo.

O pianista e cravista Alessandro Santoro destaca que mesmo após tantos anos debruçado sobre a obra de seu pai, seja editando, analisando, ouvindo ou executando sua música, só agora, com a gravação de Claudio Santoro - Obra completa para violino & piano é que pode compreender o tamanho e a complexidade deste ciclo. "O que torna para mim absolutamente excepcional, é que Santoro, mesmo violinista prodígio e profundo conhecedor dos mistérios deste instrumento, soube como ninguém traduzir isso em obras com uma riqueza de cores e afetos muito singulares. Foi um privilégio poder conhecer, gravar e descobrir estas incríveis obras de meu pai ao lado do grande violinista Emmanuele Baldini. Espero que gostem!", afirma.

Claudio Santoro participou da vanguarda musical como fundador e integrante do grupo Música Viva; foi precursor do dodecafonismo no Brasil, trabalhou na Rádio, escreveu para o cinema, dirigiu orquestras, fundou o departamento de música da recém criada Universidade de Brasília, assim como foi fundador da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Atuou a vida toda como regente, professor universitário e compositor. Pela sua atuação no campo das artes recebeu inúmeras condecorações nacionais e internacionais. No dia 27 de março de 1989, enquanto conduzia o ensaio da Orquestra Nacional de Brasília, teve um infarto fulminante no pódio do Teatro Nacional que hoje leva o seu nome.

Repertório

Disco 1

1. Sonata nº 1 para Violino e Piano: Andante
2. Sonata nº 1 para Violino e Piano: Allegro

3. Sonata nº 2 para Violino e Piano: Allegro
4. Sonata nº 2 para Violino e Piano: Andante
5. Sonata nº 2 para Violino e Piano: Allegro molto

6. Sonata nº 3 para Violino e Piano: Bien Rythmé
7. Sonata nº 3 para Violino e Piano: Allegro Moderato (Quasi andante) - Meno - Piu Lento
8. Sonata nº 3 para Violino e Piano: Allegro Energico
9. Sonata nº 3 para Violino e Piano: Epílogo (Adagio)

10. Sonata nº 4 para Violino e Piano: Allegro
11. Sonata nº 4 para Violino e Piano: Lento
12. Sonata nº 4 para Violino e Piano: Allegre

13. Sonata nº 5 para Violino e Piano: Allegro
14. Sonata nº 5 para Violino e Piano: Lento
15. Sonata nº 5 para Violino e Piano: Vivo-Molto
16. Sonata nº 5 para Violino e Piano: Allegro molto

Disco 2

1. Sicilienne op.1 para Violino e Piano
2. Op.4 para Violino e Piano
3. Sonata 1939 para Violino e Piano: Allegro
4. Sonata 1939 para Violino e Piano: Andante
5. Na Serra da Mantiqueira
6. Elegia I para Violino e Piano
7. Elegia II para Violino e Piano - Romance
8. Elegia III para Violino e Piano: Andante (cantabile)