Mundo / Saúde

EUA querem iniciar a vacinação contra Covid dia 12 de dezembro

Um comitê consultivo deve se reunir em 10 de dezembro

As primeiras imunizações, nos Estados Unidos, podem acontecer em 12 de dezembro.

Um comitê consultivo deve se reunir em 10 de dezembro para discutir o pedido da Pfizer Inc. de autorização de uso emergencial para o desenvolvimento da vacina Covid-19.

A Pfizer e seu parceiro alemão BioNTech anunciaram recentemente que a vacina tem se mostrado 95% eficaz na prevenção da doença.

Moncef Slaoui, chefe da Operação Warp Speed, o programa de vacina contra o coronavírus, diz que os planos são de enviar vacinas para os estados 24 horas após a aprovação esperada.

Slaoui disse à CNN que espera que as vacinações comecem no segundo dia após a aprovação, 12 de dezembro.

A Pfizer solicitou aos reguladores de saúde dos EUA autorização para uso de emergência de sua vacina contra a covid-19, o primeiro pedido desse tipo, que marca um grande passo para fornecer proteção contra o vírus mortal.

Alejandro Cané, chefe de assuntos científicos e médicos da divisão de vacinas da Pfizer para a América do Norte, disse à agência de notícias Reuters, em uma entrevista em Buenos Aires, que a América Latina e outras partes do mundo deveriam ter um "cronograma semelhante" ao dos Estados Unidos.

Cané afirmou, também, que a Pfizer tinha acordos de fornecimento no Chile, México e Peru e que havia várias outras conversas em andamento, inclusive na Argentina, onde o governo disse que poderia receber 750 mil doses da vacina até dezembro.