Bahia / Música / Palco

Apresentações de Ju Moraes e Majur marcam a programação do "TCA em Casa"

A agenda online mantém as atividades de difusão da arte

Foto: Lucas Nogueira
Majur
Majur traz para o projeto "Voltando aos Palcos" o show Ipade, palavra em iorubá que significa "encontro"

A segunda metade de novembro se inicia e o Teatro Castro Alves (TCA) divulga a programação do seu “TCA em Casa” do período de 16 a 20 de novembro – a semana do Dia Nacional da Consciência Negra.

A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações. 

Em agosto de 2019, Ju Moraes fez dois dias de shows com casa lotada na Sala do Coro do TCA, mostrando-se de um jeito novo, pela primeira vez no palco de um teatro, numa sonoridade mais pop e MPB.

Do repertório com músicas autorais e releituras, ela apresenta em vídeo o registro ao vivo de quatro canções: “Mágica” (Ju Moraes e Mikael Mutti), “Na Palma da Mão” (Don Chicla, Mikael Mutti e Saulo Fernandes), “Último Romance” (Rodrigo Amarante) e “Vai” (Ju Moraes), dentro do “Terça da Música”, em sua versão digital, no dia 17 de novembro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial). 

No Dia Nacional da Consciência Negra, o TCA faz sua reverência com arte. Destaque da nova geração da cena musical baiana e brasileira, Majur traz para o projeto “Voltando aos Palcos” o show “Ipade”, palavra em iorubá que significa “encontro”. 

Assumindo voz, violão e teclado e acompanhada de DJ com bases programadas, ela performa o encontro consigo mesma, além do seu caminho e manifestação através das relações do seu corpo com o mundo. O espetáculo será transmitido ao vivo no dia 20 de novembro (sexta-feira), às 20h40, no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia. 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mantém sua agenda de aulas abertas online. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas regulares, de segunda a quinta-feira, às 14h30, de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, além da “Sexta Diversa”, que acontece às 15h, com modalidades extras – nesta semana, de Danças Afrobrasileiras.

As turmas têm 10 vagas, voltadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, previamente inscritas. As aulas são realizadas em salas virtuais na ferramenta Zoom Meeting e, para participar, é necessário garantir lugar, por ordem de inscrição, no dia de cada aula, através de link disposto das 9h às 11h nas redes sociais do BTCA. 

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Tecer diálogos musicais que estabeleçam pontes entre a tradição sinfônica e o patrimônio cultural local é uma missão da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Com estas bases, o “OSBA Talks” traz, no Mês da Consciência Negra, uma conversa sobre “Música e Identidade Cultural”, que acontece no dia 19 de novembro (quinta-feira), às 19h, no perfil de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), comandada pelo maestro e diretor artístico Carlos Prazeres.

O convidado será Iuri Passos, Alagbê do Terreiro do Gantois, músico, arranjador produtor musical e idealizador do projeto social percussivo Rum Alagbê. 

Buscando constantemente formas de se conectar ao tempo e à sociedade em que está inserida, a OSBA reflete sobre as raízes culturais africanas no Brasil ao dar destaque à música do candomblé no concerto em vídeo “OsBATALÁ”, que convida o grupo percussivo Rum Alagbê e com participações especiais dos cantores Márcia Short e Lazzo Matumbi.

Neste projeto, sob a regência de Carlos Prazeres, são interpretados os orikis (cantos em iorubá) “O Fururu Loorere” e “Ajaguna Gbawa”, além de “Carmen”, música em homenagem à atual ialorixá do Terreiro Mãe Menininha. O vídeo vai ao ar no dia 20 de novembro (sexta-feira), Dia Nacional da Consciência Negra, às 19h, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.comOSBAOrquestraSinfonicaDaBahia)

As Cameratas da OSBA seguem com sua programação especial de quarentena. O “Cartografia Afetiva”, vídeo-relato, relembra apresentações das Cameratas Bahia Cordas e Quarteto Novo no projeto “Terças Musicais”, do Museu Geológico da Bahia.

Já o vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops” será com a Opus Lumen interpretando “Gavião no Terreiro”, de Raphael Batista. Os vídeos serão exibidos entre os dias 16 e 20 de novembro nos perfis de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia). 

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica.

A 3ª edição desta jornada atenderá a 185 alunos, nos cursos de “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à OSBA.

Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. 

 

 

ANOTE-  TCA EM CASA

 

16 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEGUNDA) 

-- Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30 

--Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h 

-- Cameratas da OSBA 

“Cartografia Afetiva” 

 

17 DE NOVEMBRO DE 2020 (TERÇA) 

-- Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 

--Terça da Música 

Com Ju Moraes, 12h 

-- Aulas abertas BTCA 

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30 

-- Cameratas da OSBA 

“Cartografia Afetiva” 

 

18 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUARTA) 

-- Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

-- Aulas abertas BTCA 

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30 

--Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h 

--Cameratas da OSBA 

“Cartografia Afetiva” e “Café com as Cameratas #Drops” 

 

19 DE NOVEMBRO DE 2020 (QUINTA) 

--Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h 

-- Aulas abertas BTCA 

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30 

-- #OSBAFLIX 

“OSBA Talks” com Carlos Prazeres e Iuri Passos, 19h 

-- Cameratas da OSBA 

“Café com as Cameratas #Drops” 

 

20 DE NOVEMBRO DE 2020 (SEXTA) 

-- Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h 

-- Aulas abertas BTCA 

Sexta Diversa: Danças Afrobrasileiras com Agnaldo Fonseca, 15h 

-- #OSBAFLIX 

OSBA em Casa #Virtual – “OsBATALÁ”, com Rum Alagbê, Márcia Short e Lazzo Matumbi, 19h 

-- Voltando aos Palcos 

Show de Majur, 20h40 

-- Cameratas da OSBA 

“Café com as Cameratas #Drops”