Eliete I. Sousa

E se Adão enxergasse?

Cottonbro/Pexels/Creative Commons
Maçã

No momento em que vivenciamos uma prática terrível de machismo e um desrespeito tão assustador com a mulher, prática que sempre existiu, me volto para a Bíblia e vou conjecturar explicações lá em Gênesis, na origem da criação do homem.

Que me perdoem os que pensam diferente, e que não me vejam com reservas, mas eu faço parte da corrente que acha que o homem já nasce mau. Sim. E se assim não o fosse, não precisaria ser batizado para se tornar filho de Deus.

O homem, segundo Gênesis, desobedeceu e pecou. Por conseguinte, a igreja adotou o “conhecer”, no sentido bíblico da palavra, como pecado. Segundo ela, somos filhos do pecado. Foi o que fizeram Adão e Eva no paraíso: se “conheceram” e pecaram.

Eva se deixou tentar pela cobra, que era de Adão, porque tudo era dele, e o “convenceu” a comer a “maçã”, fruto proibido.
Por que será que Deus os “proibiu” de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal?

Como o ser humano é incoerente, espertalhão e desobediente: muitos, até hoje não comem carne de porco, mas continuam comendo maçã...

Eva, era “O arco nas mãos do Arqueiro...” Talvez Deus tenha pensado em povoar a terra de forma imaculada, como fez com Maria, mas a desobediência botou tudo a perder. Desobediência para nos mostrar o quanto a carne é fraca e o poder corrompe, e que o homem, ambicioso e sem domínio próprio, sucumbe à tentação.

Pois é! Comeram, gostaram, acordaram, daí o resultado: Abel e Caim. Como castigo à desobediência, receberam trabalho, sofrimento, dor, banimento e humilhação.

Pensando aqui com meus botões, acho que a cobra tentou foi Adão: foi ele quem convenceu Eva a comer o fruto proibido. Desconfio que essa história foi invertida só pra botar a culpa em Eva e se justificar.

Ops! Os filhos de Adão e Eva foram Abel e Caim. Não nós! Somos apenas descendentes. E o que é pior: somos filhos de Caim. Somos descendentes da banda podre.

Somos filhos da terceira geração da criação de Deus.

A primeira foi Adão, feito do barro. A segunda foi Eva, feita da costela. A terceira, à qual pertencemos, é consequência do pecado carnal, da fusão daqueles dois, que deu origem a Abel e Caim. Acho que Deus se cansou de experimentar novidades, ou viu que assim tava bom, e deixou pra lá.

Até hoje somos gerados assim: da ânsia da carne; do “pecado”; da tentação.

Mas, além do pecado carnal, somos descendentes do pecado mortal.

Caim matou Abel!

Somos filhos de Caim, o sobrevivente assassino, que por inveja e ciúmes, traiu, roubou, matou o irmão e enganou o pai. No entanto, teve a condescendência da mãe e a misericórdia divina. Afinal, Deus deixou Caim livre para fornicar noutras bandas e nos trazer para cá.

Isso me leva a outra indagação: se a origem do homem é Adão e Eva, como foi que Caim achou uma parceira noutras paradas? Será que a teoria de Darwin está nesse mistério? Caso esteja, eu aceito ser fruto da evolução do macaco. Do contrário, nem pensar.

De acordo com Gênesis, somos filhos do mal...

Somos descendentes de Adão e Eva, os pecadores. Somos filhos de Caim, o assassino. A terra foi povoada por via de incestos..., e não sou eu quem tá dizendo isso: tá lá!

Minhas elucubrações sobre tudo isso é que somos mesmo descendentes do mal. A única coisa boa que sobrou foi o amar, o “conhecer” que Deus “proibiu” e a igreja adotou como pecado. Mas como que Deus proibiu se foi Ele mesmo quem disse: “crescei e multiplicai-vos”!

O homem é domado pela contenção do ímpeto, mas é, em sua essência, por natureza mau, e já nasce mau. E já nasce sofrendo violência: é umbigo cortado, é palmada na bunda, insegurança, e mais...

Convençam-me do contrário.

Já viram o que os bebês fazem? Chamam aos berros; ganham no grito; mijam na cara dos desavisados; cagam na mão de quem os limpa; chutam na pedalada; começa a nascer os dentes já mordem os peitos da mãe, o quê, e quem mais acharem pela frente; furam olhos; puxam cabelos; batem na cara, selecionam e enjeitam pessoas, dão crises histéricas, enfim. É, ou não é? Batiza!

Crianças são selvagens, e se não adestradas, viram bicho. Chutam canelas; atacam com unhas e dentes; dão coices; atiram pedras nos passarinhos só pra ver a queda; cospem nas pessoas; dão birras homéricas; são invejosas, ciumentas, mentem, fazem arengas e muito mais. Aí vão para a crisma, para confirmar o batismo. À medida que crescem vão testando limites; minando paciências; tentando dominar, e catecismo neles. Catecismo e cacete porque é de menino que se entorse o pepino. Mas, violência gera violência, ou faz abestalhar.

Dizem que até o diabo tem medo de menino. Menino é bicho atentado... Meu pai contava uma história, que o cão, para se esconder de uma turba de meninos que iam passar por ele, resolveu se transformar num toco. Pois num é que um menino subiu no toco e cagou na cabeça do cão!? kkkkk! Menino é bicho atentado... Manda para a primeira comunhão, para, através de Jesus, se harmonizar com Deus.

Adolescentes vão  engrossando o pescoço, entram em queda-de-braço com os pais, fazem bullying com os amigos, criam tempestades para se jogar no vento, acordam, se descobrem Adão e Eva e seguem o exemplo. Começa tuuudo de novo. E lá vem confusão! E vem o casamento para abaixar o facho e regulamentar o “pecado”, porque as leis são criadas em função dos crimes.

Adultos, vez por outra mijam fora do caco, é preciso um freio pela confissão. “Vá, e não peque mais!”. Vacila, e torna! E assim vai o “ser” até passar pelos sete sacramentos, sendo o último, a extrema-unção. Gente é assim mesmo. No exorcismo e no perdão até na hora da morte, pra seguir em paz.

Mas eu me convenço da melhoria do homem, abolindo a forma como Deus nos é apresentado no Velho Testamento e abraçando a espiritualidade.

Aquele Deus, cruel, vingativo e impiedoso, que nos é apresentado de forma aterrorizante no Antigo Testamento, não condiz com o Deus de bondade, amoroso e misericordioso, que enviou seu filho para mudar o rumo da história.

Jesus deu a própria vida para nos salvar. Aliás, Ele não deu: aceitou a vontade do Pai. Quando Jesus, já agonizando, pede: “Pai, afasta de mim este cálice!” Ele está pedindo misericórdia pelo seu sofrimento. É como se Ele dissesse: Pai, tende piedade, não faz isso comigo não! Ou, acaba logo com isso! “Pai, por que me abandonastes...” nas mãos destes perversos? Mas Deus deixou que fosse sacrificado aos olhos do homem para nos mostrar a crueldade do ser humano. E também nos mostrou a dor horrenda da crueldade através do sofrimento de Maria, ao recolher no regaço o corpo de seu filho morto. A maior dor do mundo, tão divinamente representada por Michelangelo, na figura de La Pietá. Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós!

Jesus foi sacrificado por nos defender das injustiças, das desigualdades, da maldade humana. Foi crucificado o Deus de amor que lutou até à morte na defesa dos miseráveis, dos pobres e desvalidos, dos degredados, dos renegados e indefesos; no acolhimento de Maria Madalena, cuja simbologia representa a todas nós, mulheres, de forma fidedigna e exemplar.

Jesus viveu nos defendendo das arbitrariedades, e foi  morto como um revolucionário subversivo. Abel, assassinado pela segunda vez, mas, O Cristo, ressuscitou! Um dia, o bem há de vencer o mal!

Deus se arrependeu tantas vezes de ter criado a humanidade que já a destruiu por Dilúvio, vez por outra faz uma limpeza na terra, e até sacrificou o próprio filho para mudar o rumo da história, para nos acordar, sempre nos dando novas chances, e não aprendemos nada...

Mas uma inquietação me devora: por que, Deus, O Todo Poderoso, Onisciente,  Onipotente, Onipresente, que tudo sabe, tudo pode e tudo vê, optou por Caim? Acho que Deus não queria ficar ocioso: ôh bicho que dá trabalho é gente!

Jesus, é crucificado até hoje porque os ditos cristãos que pregam seus ensinamentos, que se dizem seguidores de seus passos, continuam praticando as barbáries do Antigo Testamento que Ele veio para mudar. Hipócritas! Outro tanto não O aceitou, preferiu não mudar, não O seguir. Santo de casa não faz milagre. Depois lamentam! Outros, O renegam e pronto.

Não sei se Deus ditou o Antigo Testamento pra alguém, mas suponho que, quem o transcreveu, ou o traduziu, foi um tremendo machista, que fez tudo em proveito próprio e a seu bel-prazer. Ah, Moisés, ainda hoje se legisla em causa própria! O homem tem a exuberante capacidade de adaptar as coisas conforme seus interesses. A CF, é uma colcha de retalhos; a Justiça, é cega; a Bíblia, já tem tantas versões..., se exumar o corpo de Luthero, deve estar de cabelo em pé. Vão pensar que é Einstein. Mas Deus deu livre arbítrio..., e deu corda para se enforcar.

Com um Deus Poderoso e sem rosto, fica fácil culpar Deus por tudo. Atribuir coisas feitas por livre arbítrio, à vontade de Deus. Todo tipo de iniquidade é praticada em nome de Deus; milhares de correntes de orações milagrosas são espalhadas pelas redes sociais, chantageando e ameaçando em nome de Deus; matam em nome de Deus. Que Deus é este? E que tipo de cristão é esse?

Não acredito na inocência de bebês. Não sou espírita de carteirinha, mas acredito em reencarnação. Acho que é por aqui que o ser humano vai se emendar. Ou não!

Só pela reencarnação, pela evolução espiritual, consigo entender as diferenças físicas, as diversas condições sociais e os diferentes estágios de evolução do homem. Um sábio, um gênio, que a meu ver são espíritos velhos, evoluídos, e um mentecapto, um ser mediano, um energúmeno, que vejo como espíritos jovens, em evolução, ou como seres rebeldes que se recusam a evoluir. Haveremos de nascer mil vezes até chegar à perfeição.

Caso eu acreditasse que morreu acabou, teria de achar que Deus é um sádico sarcástico que só nos fez para se divertir. Ou, que eu sou uma tremenda de uma idiota, tentando ser um “ser” melhor e queimando carmas pra nada.

Mas me diga uma coisa: por que foi que Deus não fez a Eva de outra matéria? Do mesmo barro de que fez Adão; de uma ameba; de uma joaninha; de outra coisa qualquer? Tinha que ser da bendita costela, surrupiada enquanto o cabra dormia? Pra Adão acordar desconfiado, se sentindo traído, lesado, e por causa de um pedaço de carne de segunda sentir-se superior, proprietário, dono e senhor, e passar a cobrar de Eva uma dívida pesada, que supôs impagável, que nem foi ela quem fez...?  Misericórdia!

Acho que essas coisas, lá na origem, explicam o machismo e a maldade contra a mulher. Porque sempre foi assim. Robinhos, Joãozinhos e outros “inhos” sempre existiram e sempre vão existir. Caim? Não morreu: se expandiu.

É, mulherada, só temos um jeito de nos livrar desta sina e levantar a cabeça: é processar na cachola, e do outro jeito também, que Deus usou Adão como rascunho, e por isso fez a Eva de sua própria carne para aperfeiçoar. Ou estamos f*didas mesmo!

Deixemos que Adão acerte essa conta com Deus porque nós, não temos culpa. E já que Eva foi feita para a alegria de Adão, e da sua própria carne, ele deveria ser agradecido a Deus; amar, cuidar e zelar como um tesouro, a sua pequena Eva. Respeitá-la e ser feliz com ela em vez de a humilhar tanto e até odiar de morte por causa de uma costela. Como Adão é cego, arrogante, avarento e mal agradecido! Se liga no processo, Adão! Nos dois!

Então, convençam-se todos! Somos da mesma matéria que Adão, somos carne da mesma carne, somos igualmente superiores e com bônus de acabamento. Assim não o fosse, Deus não teria escolhido uma mulher para ser a mãe de seu filho.

Boa semana a todos e até domingo, se Deus quiser!