Livros / Música / Palco

Curta de Casa: Shows na internet arrecadam para Obras Irmã Dulce

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: Rodrigo Gianesi/Divulgação
Zona Mundi - Francisco El Hombre

Olá! Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro.

E vamos começar logo por que tem muita coisa boa acontecendo,  e nós não temos tempo a perder! Hoje tem no Curta de Casa o depoimento do escritor angolano consagrado internacionalmente José Eduardo Agualusa, que participa do Festival Literário de Araxá, em Minas, tem também notícias sobre o 7º Festival Zona Mundi e a estreia dos jornalistas da Revista Sobrado, nas reportagens do Curta de Casa. Agora somos parceiros!

Então já anote aí: www.revistasobrado.com.br e curta um jornalismo cultural crítico e independente.

Vamos botar agora os dois pés em Salvador, onde o bairro do Rio Vermelho está voltando aos poucos a ser o nosso Rio Vermelho...Quem reabre esta semana é o bar e restaurante e lugar de muita arte  Casa da Mãe. 

Confira na reportagem de Roberto Aguiar, nosso parceiro da revista Sobrado. 

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre a reabertura do Rio Vermelho (a partir de 1 minuto 16 segundos)

E no Centro Histórico os shows presenciais também começam a acontecer. No Casarão 17, que abriga o restaurante Mariposa, e fica no Terreiro de Jesus, a partir do dia 30 tem happy-hour às sextas, show bem gostozinho ao meio dia dos sábados e chorinho no almoço dos domingos...

E já que estamos no Centro Histórico, dê uma chegada no Museu Eugênio Teixeira Leal. Eu te dou dois motivos : ver de perto a exposição “Criança Tramando Moda 3”, de Daniel Santos de Jesus, um promissor estilista baiano de 15 anos que mostra as criações que fez durante o isolamento.

E conhecer mais de perto o lugar, que é o museu do dinheiro. Quem convida e conta tudo é a diretora Eliene Dourado Bina, a nossa Leninha...

Clique no Play para ouvir Eliene Dourado Bina(a partir de 4 minutos 22 segundos)

O Museu Eugênio Teixeira Leal fica na Rua do Açouguinho número 1, Pelourinho.

Lives sensacionais acontecem desta sexta até domingo com o objetivo de obter recursos para comprar equipamentos para o Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce. O Curta de Casa ouviu Maria Rita Pontes, superintendente da OSID.

Clique no Play para ouvir Maria Rita Pontes (a partir de 5 minutos 13 segundos)

E se você quer continuar a fazer o bem, não importa a quem, anote e participe. As maiores escolas de dança de Salvador realizam no próximo dia 29, às oito da noite”, a nova edição do espetáculo beneficente “Emoções”, em prol do Instituto de Cegos da Bahia.

Participam as escolas Ballet Rosana Abubakir, Etudes, Edace e Zumba Team by Lu Pitanga e como convidadas Cia de Jazz Viviane Lopes e Adalgisa Rolim Academia de Dança. Com direção artística de Vadinha Moura, o espetáculo terá transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do do Instituto de Cegos da Bahia.

As doações podem ser feitas durante a live através do QR Code ou transferência para a conta bancária que será exibida na tela. Doação mínima de 20 reais.

E atenção modernexxxx! Tem 7º Festival Zona Mundi no pedaço com promove sete shows ao vivo neste fim de semana. E Roberto Aguiar está de volta.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o Festival Zona Mundi (a partir de 6 minutos 18 segundos)

Eu acho fazer residência artística um charme, acho o nosso ICBA, o Goethe-Institut um charme, acho a Alemanha um charme... Dito isso... quatro mulheres brasileiras foram convidadas para a mais nova temporada do Programa de Residência Artística Vila Sul Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Indicadas por uma curadoria especial que buscou compor um grupo diverso e representativo, elas vêm à capital baiana para articular trocas e experiências artísticas, e também para participar do evento “UNIDAS: Mulheres em Diálogo”, que acontecerá de 25 a 28 de novembro.

Estarão presentes a multiartista Jade Maria Zimbra (RJ), a artista visual Juliana dos Santos (SP), a artista visual e educadora social Kika Carvalho (ES) e a coreógrafa Malu Avelar (MG). Manfred Stoffl, diretor do Goethe-Institut Salvador-Bahia fala ao Curta de Casa.

Jade Maria Zimbra
Jade Maria Simbra - Foto: Fátima Amaral

Clique no Play para ouvir Manfred Stoffi (a partir de 8 minutos 57 segundos)

No dia 26, segunda-feira, às seis da noite, o Youtube do Teatro Vila Velha exibe gratuitamente o resultado do KCena 2020, que neste ano adaptou a obra “A Revolução dos Bichos”, do escritor inglês George Orwell, para o formato webteatro.  Participam artistas do Brasil,  Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Iven Vit conta pra gente.

Clique no Play para ouvir a reportagem sobre o KCena 2020 (a partir de 10 minutos 13 segundos)

E que tal celebrar tanta  notícia legal com uma cachaça das boas... Aliás uma não, várias, se você participar do kikaxassa Experience Day, um evento online de degustação de destilados, que já está em sua terceira edição. Quem explica é o sommelier Raimundo Freire.

Clique no Play para ouvir o sommelier Raimundo Freira (a partir de 13 minutos 16 segundos)

O poeta, cantador, compositor e cordelista pernambucano Maviael Melo lança no próximo dia 29, às oito da noite, no seu canal do youtube seu livro “O Espelho dos  Girassóis” e foi escrito durante o isolamento. O Curta de Casa ouviu o cabra...

Clique no Play para ouvir Maviael Melo (a partir de 14 minutos 28 segundos)

Então anote aí : Lançamento Virtual do livro O Espelho dos  Girassóis, dia 29, às oito da noite no canal do Youtube de Maviael Melo.

Maviael Melo
Maviael Melo

"Não há uma língua portuguesa, há línguas em português" – a frase de José Saramago, extraída do documentário “Língua – Vidas em Português”, de Victor Lopes, é o tema/conceito da nona edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá –, que vai acontecer entre 28 de outubro e 1º de novembro de 2020, nas telas do Youtube, Facebook e Instagram, em programação contínua, 24 horas por dia. Afonso Borges, idealizador e organizador do festival, fala com a gente.

Clique no Play para ouvir Afonso Borges (a partir de 16 minutos 57 segundos)

O Festival colocará na tela  autores de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. Esta edição homenageia Conceição Evaristo e José Eduardo Agualusa e tem como patronos João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Calmon Barreto. E é o premiado Agualusa, que é jornalista, escritor e editor angolano quem fala agora ao Curta de Casa.

Agualusa
Agualusa - Foto: Fernando Rabelo

Clique no Play para ouvir Agualusa (a partir de 17 minutos 48 segundos)

Você ouviu o Curta de Casa. Eu sou Doris Pinheiro e na próxima sexta a gente se encontra de novo para falar das coisas boas da vida. Mande sua notícia para cultura.leiamais.ba@gmail.com.