O Teatro Gamboa apresenta nesta semana ao público uma programação online com teatro infantil, solo inspirado em livro de poesia, solos de dança e oficina de yoga. O espaço desenvolveu uma plataforma própria para compra de ingressos e exibição dos espetáculos e oficinas, o https://www.teatrogamboaonline.com.br/. Além de ser possível assistir ao vivo, o público tem até 24h para conferir as peças, shows e oficinas que fazem parte da agenda do Gamboa. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada) para cada apresentação.
A agenda começa a partir de amanhã (07), com uma oficina de yoga conduzida por Juli de Matos, a partir das 13h. A YoGamboa propõe, através da prática de yoga, trazer benefícios para a saúde física e mental do praticante. A aula desta semana terá o roteiro baseado em atenção e concentração, com foco nas técnicas na prática de yoga que proporcionam vivenciar o presente e exercitar a atenção plena.
No mesmo dia (07), às 19h, o ator, dramaturgo e poeta Daniel Farias, apresenta o espetáculo O Tempo das Coisas, que tem direção de Jackson Costa e é derivado do livro de poesia homônimo de Daniel. A montagem acontece pela primeira vez em formato digital na programação do Teatro Gamboa, com apresentação única. Daniel Farias traz para o corpo a poesia e propõe ao espectador outros modos de respirar poesia diante das pressões desse tempo, através da construção de um olhar mais alegre diante do cotidiano e da recuperação da atenção.
Quinta (08) e sexta (09) é a vez do espetáculo Andanças BJS assumir o palco do Teatro Gamboa a partir das 19h, com quatro solistas integrantes do Balé Jovem de Salvador, apresentando cinco solos. O espetáculo é fruto da pesquisa autoral de cada um deles ou da parceria com coreógrafos baianos. No programa estão “Identidade”, de Jorge Silva, interpretado por Nanda Rachel; “Sobre pés de foice” e “Águaviva”, de Ramon Moura, “SobreVIVER”, de Rafael Souza e direção de Vitor Kowalski; e fecha com o solo “Outra dança”, de Danilo Queiróz, selecionado para o Festival de Solos de Stuttgart deste ano. O Balé Jovem de Salvador é coordenado por Matias Santiago.
O final de semana é do projeto Gamboinha, com o espetáculo infantil Meu Quintal, do grupo Viapalco. A peça acontece sábado (10) às 17h, e domingo (11) às 19h, e resgata as brincadeiras infantis antigas e que permanecem vivas atualmente. O espetáculo narra a história de um grupo de crianças que se encontram em um quintal sem brinquedos industrializados, mas com um pouco de imaginação, alguns objetos e muita criatividade, se divertem com as brincadeiras tradicionais do folclore e do imaginário infantil. Meu Quintal tem a direção de João Lima, e no elenco estão Agamenon de Abreu, Fabio Neves, Ive Alencar e Andrea Rabello.