Cidade

Parques reabrem em Salvador

A Prefeitura administra quatro parques público

Foto: Bruno Concha
O uso da máscara é obrigatório

Após seis meses de fechamento, os parques públicos municipais reabriram nesta segunda-feira (28 de setembro), em Salvador.

No primeiro dia da retomada, o fluxo foi maior no Parque da Cidade, no Itaigara. 

A Prefeitura administra quatro parques públicos. Além do equipamento no Itaigara, o mais antigo, tem ainda o dos Ventos (Boca do Rio), das Dunas (Praia do Flamengo) e Lagoa dos Pássaros (Stiep).

Esses parques podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, exceto feriados. Além do horário restrito de funcionamento, o protocolo setorial de reabertura dos equipamentos estabelece diversas normas para prevenir e combater a infecção por Covid-19 nesses locais.

Para garantir que as determinações sejam cumpridas, a Guarda Civil Municipal (GCM) está atuando durante 24 horas nessas áreas de lazer, evitando situações de violência, cuidando da preservação do patrimônio e orientando os frequentadores quanto ao uso da máscara e a necessidade de manter o distanciamento social.

Confira o que é permitido ou proibido nos parques

Acessos – Acessos específicos para a entrada e saída de visitantes estão sendo designados, sempre que possível, para evitar aglomerações e cruzamento de pessoas.

Medição de temperatura – Na chegada dos parques, a temperatura dos funcionários, prestadores de serviço e visitantes deve ser aferida. Quem estiver com temperatura acima de 37,5 º C deve ser direcionado para acompanhamento de saúde adequado.

Máscara – O uso da máscara é obrigatório para acesso e durante toda a permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas.

Atividades físicas – Não são permitidas práticas esportivas coletivas, apenas esportes individuais ou em duplas, desde que todos os participantes usem máscara durante todo o período e mantenham o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Sem aglomerações – Atividades que podem gerar aglomeração, como piqueniques, rodas de conversa, shows e visitação em grupos estão proibidas.

Equipamentos – Os equipamentos de uso compartilhado, como academia de ginástica ao ar livre, parques infantis e anfiteatro permanecem fechados.

Demarcações – Nas áreas gramadas, foram feitas marcações para garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Veículos – Só é liberado o acesso de veículos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e para o desempenho de atividades de manutenção, segurança e administrativas.

Comércio – Não é permitida a comercialização de produtos e serviços nos parques.

Higienização – Deve ser disponibilizado álcool 70% nas entradas dos parques, nos acessos aos sanitários e nas áreas de maior circulação de pessoas. Os sanitários devem dispor de pia com água, sabão, papel toalha, lixeira com tampa e acionamento por pedal. Além disso, instruções sobre a correta higienização das mãos devem ser afixadas próximo aos lavatórios.

Bebedouros – Não é permitido utilizar bebedouros.

Praças também são reabertas

As praças de Salvador estão liberadas para uso do público desde esta segunda-feira (28 de setembro). 


Praça da Piedade - Foto: Bruno Concha

As praças da Piedade e do Campo Grande, que tiveram fechamento integral durante a pandemia, foram reabertas. Elas possuem monitoramento contínuo da Guarda Civil Municipal (GCM), que busca a prevenção a violência e cuida da preservação do patrimônio público. 

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, ressalta que ainda é preciso ter cautela. “Foi liberada a circulação nesses ambientes, mas a prática de exercícios coletivos e o uso dos brinquedos e espaços infantis, além de roda de capoeira, missa e cultos estão proibidos", destacou. 

Os frequentadores devem manter o uso das máscaras e a distância mínima exigida de 1,5 metro, além ter sempre em mãos o álcool em gel para higienização frequente. Nas mesas de jogos só deverão sentar duplas, ainda assim respeitando o distanciamento recomendado. 

A maior praça de Salvador, com 37 mil m², é a João Mangabeira. Inaugurada em março de 2017, o local tem como diferencial uma quadra poliesportiva e um campo de futebol com vestiário