Comportamento

Curta de Casa: histórias de quem celebra São Cosme e São Damião

Assine (é de graça) os podcasts Bom pra Saúde, Pelo Nordeste e Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer

Lindro Amor (é lindro, mesmo), de São Francisco do Conde

Olá Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro. E a gente continua celebrando Cosme e Damião, os Dois Dois, os Bêje, os Hoho, as Crianças, os Tobossis, os Meninos...

Hoje você conhece belas histórias de devoção pessoal, familiar e de uma grande comunidade que bota na rua o Lindro Amor em São Francisco do Conde para celebrar com tudo que tem direito, os santos gêmeos.

Mas a gente começa mesmo é com uma história de amor. É, os santinhos  podem não ter assim o know how de Santo Antônio para as demandas do coração, mas também resolvem muito bem! Os protagonistas são Maria José Nogueira de Britto e Miguel Gersent de Britto e quem conta a história é um dos cinco filhos do casal, o advogado Paulo Roberto.

Clique no Play para ouvir Paulo Roberto (a partir de 1 minuto 02 segundos)

Mas o próprio Paulo Roberto fez promessa para Cosme e Damião...

Clique no Play para ouvir Paulo Roberto (a partir de 1 minuto 52 segundos)


Maria José Nogueira de Britto e Miguel Gersent de Britto

E assim a devoção passa de de mãe para filho e se perpetua. É o que acontece também na casa de Damiana Lacerda. E tudo nasce mais uma vez em nome do amor...

Clique no Play para ouvir Damiana (a partir de 3 minutos 21 segundos)

Juro que eu queria muito ter ido no caruru de Dona Antônia... e sambar a noite toda. Mas Damiana, além de participar do caruru da mãe, acabou que já há 33 anos perpetua a tradição, dando seu próprio caruru.

Clique no Play para ouvir Damiana (a partir de 4 minutos 28 segundos)

Olhe Damiana, ano que vem eu vou no seu caruru. Já estou me convidando aqui publicamente. Vou rezar no altar que você montar e quem sabe tomar coragem de passar a ser uma das pessoas que dão caruru para Cosme e Damião, porque eu sempre tive muita simpatia pelos santos gêmeos e acho a tradição a coisa mais linda... Mas me diga logo, o que não pode faltar?

Clique no Play para ouvir Damiana (a partir de 6 minutos 6 segundos)

Victor, filho de Damiana, já começou a dar o caruru dele também e ajuda a mãe a realizar o dela, embora tenha ficado claro que ele não é bom cortando quiabo... mas tem cara de ser um ótimo anfitrião...


Damiana e Vitor

E agora vamos a São Francisco do Conde conhecer o Lindro Amor, coordenado por Alva Célia Medeiros. Mas o que é um Lindro Amor? É um folguedo secular, uma manifestação popular de cunho religioso que tem como objetivo pedir contribuições para que se possa realizar os festejos de  um determinado santo. No caso de São Francisco do Conde, São Cosme e São Damião.

No Lindro Amor os santos são colocados em andores ornamentados, bem coloridos, bem lindos, que são conduzidos pelas ruas por homens, mulheres e crianças vestindo roupas estampadas, com chapéus de palha e portando também estandartes. O cortejo é acompanhado de instrumentistas tocando viola, cavaquinho, pandeiro, tambor, violão. Os cânticos são todos em homenagem aos santos.

Mas quem conta tudo sobre o peditório, ou missa cantada, ou esmola pedida, ou esmola cantada, o Lindro Amor de São Francisco do Conde, é Alva Célia Medeiros.

Clique no Play para ouvir Alva Célia (a partir de 7 minutos 8 segundos)

Mas como vocês conseguem fazer a festa Alva Célia?

Clique no Play para ouvir Alva Célia (a partir de 8 minutos 19 segundos)

Ganha o mundo sim! Parabéns a todos os integrantes do Lindro Amor de São Francisco do Conde, que completa 27 anos de revitalizado e não vai dar caruru este ano por causa da pandemia. Mas ano que vem, com as graças dos santos gêmeos, que já estão trabalhando para

No próximo episódio do Curta de Casa o último em homenagem aos santos gêmeos, você fica sabendo, na entrevista com o antropólogo, professor, pesquisador e escritor Vilson Caetano como a comida de santo, dos orixás foi parar na mesa do católico celebrando Cosme e Damião?

E também através do depoimento muito bonito de Vavá Botelho, como ele e o Balé Folclórico da Bahia celebram os Dois Dois.