Turismo

Agências de viagens terão que se readaptar para voltar às atividades

Sebrae orienta o setor do turismo, um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus

Foto: Pexels.com/Creative Commons
Passaporte
O protocolo aborda principalmente questões de segurança e saúde de trabalhadores, gestores e dos clientes

O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise provocada pelo novo coronavírus, que afetou seriamente a economia do país.

Nesse contexto, as agências de viagens precisarão adotar novos parâmetros de funcionamento para se adaptarem a uma realidade ainda marcada pelos cuidados para evitar a transmissão da doença.

Considerando os dispositivos regulatórios vigentes e documentos referenciais, o Sebrae elaborou, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), orientações e recomendações práticas importantes para os pequenos negócios que atuam na área.

O protocolo aborda principalmente questões de segurança e saúde de trabalhadores, gestores e dos clientes.

A primeira recomendação do documento é para que as agências estejam atentas aos protocolos de funcionamento preconizados pelos gestores públicos de suas cidades.

Outra recomendação é para que os empreendedores busquem informações sobre os protocolos de seus fornecedores (companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros, aeroportos, parques, entre outros) e a adoção dos protocolos específicos de serviço de transporte - se a agência oferecer este serviço.

Na atividade turística, todos desempenham um papel importante em relação à segurança e a saúde, tanto os empreendimentos que recebem quanto o turista que visita o destino.

Local de Trabalho

No local de trabalho exija de clientes e funcionários a lavagem das mãos com água e sabão ou o álcool em gel 70%.

A mesma medida deve ser adotada em relação à objetos utilizados ou tocados com maior frequência, como maçanetas, máquinas de pagamento, corrimãos, entre outros. O protocolo do Sebrae lembra que é necessário manter a regra de distância entre os clientes e funcionários.

Informe aos clientes que o estabelecimento é comprometido com as boas práticas em saúde, para que eles se sintam seguros. Nesse sentido, o treinamento da equipe também é fundamental.

Eles devem estar aptos a dar todas as informações necessárias, que trarão tranquilidade aos clientes.

A agência pode, conforme recomenda o protocolo do Sebrae, instalar barreiras de vidro ou acrílico nas áreas de atendimento para ampliar ainda mais a distância e evitar o contato entre o funcionário e cliente.

É importante também expor placas de sinalização com orientações, além de usar outros canais de comunicação da empresa.

Confira algumas dicas práticas do Sebrae

Cuidados com o espaço físico

--Limpe e desinfete os locais/ambientes, áreas comuns e de lazer no intervalo entre turnos e das estações de trabalho sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro.

--Higienize constantemente os vestiários, sanitários e banheiros.

--Recolha o lixo duas ou mais vezes ao dia;

--Adote procedimentos para, na medida do possível, evitar tocar superfícies com alta frequência de contato, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos etc.

-- Planeje um espaço separado para recepção de mercadorias, estoques e outros insumos. Denomine esse espaço de área suja. Este deve ser limpo numa frequência maior e pelo menos duas vezes ao dia. 

--Opte pela ventilação natural nos locais de trabalho. No caso de aparelho de ar condicionado, evite recirculação de ar e verifique a adequação de suas manutenções preventivas e corretivas.

--Sanitize, semanalmente, o ar-condicionado se for o único sistema de ventilação do ambiente.

-- Garanta um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores.

-- Coloque os desinfetantes de mãos (álcool em gel) em locais de destaque.

-- Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato.
Orientações para os colaboradores

-- Disponibilize equipamento para verificação da temperatura corporal.

--Oriente que os colaboradores devem vestir o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local de trabalho.

-- Oriente os colaboradores para adotarem procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool em gel.

-- Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre esses e o público externo.

-- Priorize agendamentos de horários para evitar a aglomeração e para distribuir o fluxo de pessoas.

-- Escolha um colaborador para fiscalizar se os novos procedimentos estão sendo efetuados da forma estabelecida. Trocar de colaborador periodicamente para essa função.

-- Proíba reuniões internas presenciais e evite deslocamentos de viagens.

-- Estabeleça home office rotativo da equipe.

--Promova workshops para orientação sobre os procedimentos de segurança e prevenção.

Cuidados com os clientes

-- Priorize o atendimento de forma remota (internet ou telefone), principalmente pensando nos públicos que são mais vulneráveis à covid-19.

-- Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas dos sapatos como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante.

-- Atenda à exigência de manter a distância mínima de segurança de 1,5 metros entre os clientes e colaboradores.

-- Procure realizar a abertura em horários diferentes, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público.

-- Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular. Também faça comunicação no site e/ou redes sociais.

-- Restrinja a circulação interna apenas ao necessário.

-- Disponibilize máscaras aos clientes sempre que solicitado.

--Forneça ao cliente informações sobre os protocolos dos destinos e fornecedores envolvidos na viagem adquirida.