Curiosidades / Mundo

Papa volta a celebrar audiência com público após 6 meses

Francisco comemorou retomada de encontros "cara a cara"

Foto: Vatican News/Reprodução
Papa Francisco
Papa Francisco reencontra fiéis após seis meses de audiências via streaming

O papa Francisco celebrou nesta quarta-feira (2) sua primeira audiência geral com presença de público desde o início de março, quando o evento semanal passou a ser feito apenas via streaming devido à pandemia do novo coronavírus.

A audiência ocorreu no Pátio San Damaso, que tem capacidade menor que a da Praça São Pedro, palco costumeiro da celebração.

Ao descer do carro, Jorge Bergoglio foi recebido por gritos de "viva o Papa" e se dirigiu às primeiras filas de fiéis para saudá-los, mas se mantendo a uma curta distância dos peregrinos.

Inicialmente, os fiéis estavam sentados a uma distância de segurança uns dos outros, mas, com a passagem de Francisco, se aglomeraram nas grades para vê-lo. "Após tantos meses, retomamos nossos encontros cara a cara, e não tela a tela. Isso é belo", disse o líder católico no início da audiência.

Segundo o Papa, a pandemia evidenciou a "interdependência" das pessoas. "Por isso, para sairmos melhor dessa crise, devemos fazê-lo juntos, em solidariedade", afirmou. Além disso, Francisco convocou uma jornada de orações e jejum pelo Líbano para a próxima sexta-feira (4).

"Pretendo enviar um representante meu ao Líbano para acompanhar a população", acrescentou. O enviado será o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. A jornada acontecerá exatamente um mês depois da explosão que devastou a zona portuária de Beirute e deixou cerca de 190 mortos.