Curiosidades

Dicas de cuidados para deixar a tatuagem mais bonita

Confira algumas recomendações para que tudo ocorra bem na cicatrização na pele

Foto: Divulgação
Tatuagem nas costas
Confira algumas recomendações para que tudo ocorra bem na cicatrização na pele

Tomar a decisão de fazer uma tatuagem nunca é fácil. É normal quando as dúvidas surgem nas pessoas antes que qualquer desenho seja traçado na pele. Após ter feito a arte, é indicado que as cautelas começem a partir da saída do estúdio do tatuador, sempre mantendo uma higienização para que não apareça nenhum tipo de infecção.

Não basta encontrar o melhor profissional do mundo e deixar de lado o tratamento no local onde recebeu a fixação da imagem. O LeiaJá entrevistou o tatuador Dino Ferreira para saber quais são os principais cuidados para deixar a tatuagem mais bonita e com o resultado esperado.

Confira as dicas:

1- O sol não é vilão, mas a exposição excessiva desgasta o pigmento da tintura na pele, fazendo com que a tattoo desbote rapidamente. O ideal é evitar pegar aquele bronze, seja na praia ou na piscina, nos primeiros 30 dias após o procedimento.

2- Tem gente que se tatua para fazer fotos na praia, sim. Se não resistir dar uma fugidinha neste período de cicatrização (os 30 dias), se proteja longe das águas com camisa de proteção UV. Nada de filtro solar neste período. O produto é contraindicado durante a cicatrização e pode detonar sua tatuagem.

3- Utilize apenas pomadas cicatrizantes ou regeneradoras indicadas pelo seu artista. Esqueça as dicas dos amigos e receitinhas da internet; a boa intenção pode dar muito errado.

4- O uso do plástico filme de pvc durante o período de cicatrização é polêmico: há estúdios que amam e há os que dizem não fazer diferença. Mas se existe um consenso é o de que não se deve ultrapassar mais de três dias seguidos e nem as 6h diárias com o plástico na pele.

5- Consuma sempre muita água para irrigar as camadas da derme. Outra forma simples de manter a tattoo 'em dia' é introduzir na sua rotina o uso de hidratantes corporais (mas só depois dos primeiros 30 dias). Serve qualquer marca e textura, o importante é não esquecer desse autocuidado que fará toda a diferença a longo prazo.