Mundo / Segurança

Vídeo mostra morte de latino em abordagem policial nos EUA

País é palco de protestos contra o racismo há quase um mês

Foto: Pexels.com/Creative Commons
Policiais norte-americanos
A gravação foi feita pela câmera presa no corpo de um dos policiais

Um vídeo divulgado nesta semana revelou mais um caso de brutalidade da polícia dos Estados Unidos contra minorias. Desta vez a vítima foi o hispânico Carlos Ingram-Lopez, de 27 anos, morto durante uma abordagem em Tucson, Arizona.

O episódio ocorreu há mais de dois meses, porém o vídeo da ação foi divulgado apenas nesta quarta-feira (24).

A gravação foi feita pela câmera presa no corpo de um dos policiais e mostra os agentes mantendo López algemado e com o rosto no chão, com o rosto coberto, por mais de 10 minutos, enquanto ele pede água e murmura que não consegue respirar.

Segundo a autópsia, o homem sofreu uma parada cardíaca e tinha um alto nível de cocaína no sangue, mas o laudo não foi conclusivo sobre a causa do falecimento.

Os três agentes - dois brancos e um negro - ainda tentaram uma massagem cardíaca e injetaram uma substância para reanimar vítimas de overdose, mas sem sucesso. Todos eles - Samuel Routledge, Ryan Starbuck e Jonathan Jackson - pediram demissão, assim como o chefe da polícia de Tucson, Chris Magnus.

A prefeita Regina Romero, primeira latina a governar a cidade, disse estar "profundamente indignada" e pediu desculpas à família da vítima.

Os Estados Unidos convivem há quase um mês com protestos diários contra o racismo da polícia e das instituições, desencadeados pelo assassinato do ex-segurança negro George Floyd por um policial branco.