Uma serpente do tipo Salamanta, com aproximadamente um metro de comprimento, foi resgatada por equipes do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Itaberaba), após serem acionados pelos moradores de uma residência, no bairro Beira Rio, em Itaberaba.
Segundo contou o soldado Jônatas Santos do Nascimento, lotado na unidade, casos de aparecimento de cobras não são comuns no município. “Assim que fomos acionados nos deslocamos até a residência indicada no chamado, pois não sabíamos se o animal era venenoso e ofereceria risco à família”, contou.
Ao chegarem à casa, as equipes localizaram a cobra dentro de um armário na cozinha. Foram feitos todos os procedimentos para retirar o animal com segurança.
“Orientamos aos cidadãos que, em ocorrências como essa, caso haja dúvidas sobre o tipo de animal silvestre, o ideal é nos acionar através do 193. Qualquer tentativa de resgate por uma pessoa incapacitada pode se tornar um risco”, reforçou Nascimento.
O animal foi solto em uma área distante da cidade.
Cadela é resgatada
Uma cadela de aproximadamente 10 quilos foi resgatada após cair de um despenhadeiro de 15 metros, no condomínio Terra Vista, em Trancoso, litoral baiano. O salvamento foi realizado por uma equipe do 6° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/ Porto Seguro).
Apesar do susto, o animal doméstico foi retirado do local sem ferimentos
O animal de estimação ficou preso a cerca de quatro metros do topo. De acordo com o subcomandante da unidade, capitão Erick Ferreira, uma viatura auto busca e salvamento foi direcionada ao local após acionamento do Centro de Comunicação. "A equipe utilizou um sistema de tripé ancorado no veículo para levar o socorrista até a cadela e erguer-los" contou.
O resgate durou cerca de quatro horas. "Já estava escuro e foi preciso utilizar iluminação artificial para direcionar o profissional", contou o bombeiro. A cadela foi retirada sem ferimentos aparentes e devolvida ao responsável.