Bahia / Segurança

Bombeiros capturam serpente de um metro escondida em armário

O animal foi solto em uma área distante da cidade

Uma serpente do tipo Salamanta, com aproximadamente um metro de comprimento, foi resgatada por equipes do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Itaberaba), após serem acionados pelos moradores de uma residência, no bairro Beira Rio, em Itaberaba.

Segundo contou o soldado Jônatas Santos do Nascimento, lotado na unidade, casos de aparecimento de cobras não são comuns no município. “Assim que fomos acionados nos deslocamos até a residência indicada no chamado, pois não sabíamos se o animal era venenoso e ofereceria risco à família”, contou.

Ao chegarem à casa, as equipes localizaram a cobra dentro de um armário na cozinha. Foram feitos todos os procedimentos para retirar o animal com segurança.

“Orientamos aos cidadãos que, em ocorrências como essa, caso haja dúvidas sobre o tipo de animal silvestre, o ideal é nos acionar através do 193. Qualquer tentativa de resgate por uma pessoa incapacitada pode se tornar um risco”, reforçou Nascimento.

O animal foi solto em uma área distante da cidade.

Cadela é resgatada

Uma cadela de aproximadamente 10 quilos foi resgatada após cair de um despenhadeiro de 15 metros, no condomínio Terra Vista, em Trancoso, litoral baiano. O salvamento foi realizado por uma equipe do 6° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/ Porto Seguro).


Apesar do susto, o animal doméstico foi retirado do local sem ferimentos

O animal de estimação ficou preso a cerca de quatro metros do topo. De acordo com o subcomandante da unidade, capitão Erick Ferreira, uma viatura auto busca e salvamento foi direcionada ao local após acionamento do Centro de Comunicação. "A equipe utilizou um sistema de tripé ancorado no veículo para levar o socorrista até a cadela e erguer-los" contou.

O resgate durou cerca de quatro horas. "Já estava escuro e foi preciso utilizar iluminação artificial para direcionar o profissional", contou o bombeiro. A cadela foi retirada sem ferimentos aparentes e devolvida ao responsável.