Dicas

Como higienizar alimentos para evitar contaminação?

Professora do curso de Nutrição da UNIFACS dá dicas e orientações

A pandemia do novo coronavírus tem provocado uma preocupação constante com as formas de prevenção. Uma delas é evitar o contato com superfícies contaminadas, que podem ser a maçaneta de uma porta, embalagens e até os alimentos que levamos para dentro de casa, caso tenham sido manipulados por alguém com a Covid-19.

Nesse cenário, a higienização correta dos alimentos antes de serem guardados ou consumidos deve fazer parte da nossa rotina. Tanto para evitar a propagação do novo coronavírus quanto de outras doenças infecciosas. Quem explica é a professora do curso de Nutrição da UNIFACS, Gabriela Prado. “A higienização promove a ruptura das membranas de vírus e bactérias, eliminando tais microrganismos e garantindo a qualidade sanitária do alimento”, destaca. 

Mas como fazer essa higienização da maneira correta? A especialista afirma que, antes de tudo, é recomendado que a pessoa lave adequadamente as mãos. Além disso, utilize água potável e filtrada e escolha um sanitizante (água sanitária, por exemplo) de procedência conhecida e sem perfume. “Se preferir, podem ser usados os produtos sanitizantes vendidos em mercados, porém deve-se ficar atento à quantidade de gotas por litro de água”, orienta Gabriela.

Alimentos in natura como frutas, verduras e folhosos devem ser limpos em água corrente, para tirar o excesso de sujeira. Nesse processo, uma escovinha pode auxiliar na retirada do excesso de poeira ou resquícios de terra. Já as folhas devem ser lavadas uma de cada vez também em água corrente.

Após essa etapa, os alimentos devem ser colocados de molho em uma solução clorada, na proporção de 01 litro de água para 01 colher de sopa de água sanitária, durante 15 minutos. Em seguida, devem ser enxaguados em água corrente e filtrada.  “É importante também guardar o alimento em um ambiente limpo para que possa permanecer adequado para o consumo”, acrescenta.

A professora lembra que os alimentos que são embalados também devem passar pelo processo de higienização e sanitização. “Para aquelas embalagens que podem ser molhadas, é recomendado o uso de água e sabão. Para as outras, pode ser usado álcool 70% e um pano para realizar a limpeza da embalagem do produto”, ensina.

Abaixo, confira um passo a passo para ter à mão seus alimentos corretamente higienizados

1 – Lave frutas, verduras e folhas em água corrente

2 – Coloque-os de molho em uma solução preparada com 01 litro de água para 01 colher de sopa de água sanitária

3 – Deixe de molho por 15 minutos

4 – Enxague em água corrente e filtrada

5 – Guarde num recipiente limpo

6 – Lave os produtos embalados com água e sabão ou use um pano com álcool 70%