O Museu Egípcio de Turim, através do canal de YouTube do Ministério dos Bens Culturais e do Turismo da Itália, disponibilizou uma mostra virtual com alguns dos sarcófagos mais importantes que fazem parte de seu acervo.
Entre as imagens e informações disponibilizadas estão a recuperação e a conservação do sarcófago do escriba Butehamon por parte dos pesquisadores da Universidade Politécnica de Milão, as análises conduzidas em uma múmia de um gato, o diagnóstico e a reconstrução em 3D de antigas múmias e a restauração de papiros milenares.
"O vídeo faz parte da mostra Arqueologia Invisível, inaugurada em 12 de março de 2019 e prorrogada até o dia 7 de junho de 2020", diz em nota o Mibact, que ressalta a importância do uso da ciência nos trabalhos de recomposição de informações e dados.
Por conta do novo coronavírus (Sars-CoV-2), todos os museus e aparelhos culturais italianos estão fechados para evitar a propagação da Covid-19 pelo país.
Essa situação inédita fez com que as entidades que gerenciam esses equipamentos criassem vídeos com visitas guiadas, com detalhes das mostras em andamento e com depoimentos e análises de especialistas sobre o rico acervo cultural da Itália.
O próprio Museu Egípcio já criou iniciativas do tipo, como a visita guiada batizada de "Passeio do Diretor", em que o diretor Christian Greco escolhe uma parte da exposição e detalha curiosidades e fatos sobre ela, e vídeos especiais que mostram as análises científicas de peças do museu.