Olá este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro. Hoje a gente vai cuidar das plantas. E elas vão curtir você cuidando delas...
É um assunto que rende vários episódios, mas hoje vou dar uma geral e chamei para conversar com a gente profissionais super qualificados.
Então vamos lá, porque assunto para esta conversa é o que não falta!
E para já ir colocando o astral lá em cima vamos ouvir a arquiteta e paisagista Larissa Amorim, da Dedo Verde, que convida você trazer para dentro de casa as plantas, e com elas muitas coisas boas.
-- Clique no Play (esse triângulo branco aí em cima) para ouvir a paisagista Larissa Amorim
Falando de trazer para casa coisas boas, eu vou falar agora sobre as plantas que são capazes de acalmar e, muitos acreditam, e eu também, espantar energias ruins e trazer harmonia e felicidade para dentro de casa.
Rosas do deserto
Para proteger, nós temos os cactos, considerados os verdadeiros guardiões da casa, por causa dos espinhos e da resistência; a sálvia, que também promove a limpeza e manda embora as energias negativas; rosas brancas, que filtram maus agouros e eliminam pensamentos negativos. Astral está baixo? Compre rosas brancas e bote num vaso bem no centro da sua mesa na sala.
Para acalmar, as violetas são as queridinhas, quebram as tensões e promovem harmonia; as begônias trazem serenidade e cordialidade; os cravos boa sorte e limpeza de energias ruins; os girassóis a alegria; o bambu é símbolo da sorte no Feng Shui e promove crescimento espiritual, boa saúde, felicidade e riqueza.
Mas nós temos nosso axé.... E as poderosas plantas contra energias negativas, inveja e mau olhado fazem parte da nossa vida. São a alfazema, que limpa os ambientes; a espada-de-São-Jorge, ou espada-de-Ogum, fortíssima contra o mau-olhado e a não menos poderosa arruda, que é utilizada nas benzeduras e rezas e dá um chega para lá no olho gordo. Na Idade Média era usada em rituais religiosos, tida como erva de proteção contra feitiçarias.
Mas, se você não acredita, e eu respeito, faça por outras razões, como as do administrador de empresas Alexandre Bandeira que dá uma super dica sobre as rosas do deserto.
-- Clique no Play (o triângulo branco aí em cima) para ouvir as dicas de Alexandre Bandeira sobre as rosas do deserto
Mas... confesso que a interesseira que vive em mim se assanhou logo e pediu para eu mesma falar de horta em casa. Eu atendi, claro...
A horta em casa traz muitas vantagens e é menos complicada de fazer do que a gente pensa.
Depois de ouvir o arquiteto Stefano Dias, que na tranquila cuida da horta dele então, aí que fiquei convencida...
-- Clique no Play aí em cima para ouvir Stefano Dias explicando como cuidar da horta em casa
Mas você ainda tem dúvidas? Então ouça Claudia Lima que coordena um projeto lindo, o Hortas Urbanas Salvador. Depois de ouvi-la você vai ficar super a fim de fazer sua horta.
-- Clique no Play para ouvir Claudia Lima e sus dicas de como fazer uma horta em casa
Isso não é uma coisa que traz felicidade? E veja outros benefícios:
É um incentivo para que você consuma vegetais no seu dia a dia, e vegetais sem agrotóxicos! As crianças vão curtir horrores acompanhando o crescimento das plantas e depois o uso delas na comida. Além do que é um passatempo super bom e que pode unir a família e ensinar aos pequenos sobre ser responsável por algo. Põe todo mundo em contato com a natureza, que vai para dentro de sua casa. E faz você economizar grana...
Achei esse blog legalzinho que ensina a montar uma hortinha - https://blog.plantei.com.br/como-fazer-uma-horta-em-casa (copie o endereço e cole em seu navegador)
E veja só onde você pode plantar sua horta:
Se tem quintal ou jardim, mora numa casa, direto na terra. Só veja qual o local melhor para os cultivos que você escolher, estude a incidência do sol durante o dia, e de preferência use sementes.
Não tem este tipo de espaço? Sem problema. Vasos dos mais variados tamanhos podem ser usados e eles servirão ainda por cima de elemento de decoração. Vários vasos iguais com as plantinhas, já pensou que fofo?
As floreiras, que são vasos retangulares, também são ótimas. E fazem o mesmo efeito embelezador.
A horta vertical é o grande saque para quem tem pouco espaço e deve ser montada aproveitando espaços próximos a paredes. Numa das paredes da varanda, por exemplo. Fica lindo!
E você ainda pode aproveitar embalagens recicladas, como garrafas pet, latas de cerveja ou refrigerante potes de vidro. Não precisa investir em suportes caros.
O jornalista Ramon Souza, que me ajudou a produzir este podcast, pessoalmente capturou as informações no canal do YouTube Horta em Apartamento.
Veja o passo a passo de como plantar coentro sem precisar de sementes.
1) Ao comprar o coentro, parte do talo juntamente com as raízes, é dispensado no lixo. Essas partes podem ser replantadas e delas nascerão novas ramas e folhas. Para isso só é preciso preservar parte do talo e da raiz.
2) Corte seu coentro deixando mais ou menos 4 dedos do talo junto com a raiz. Separe em pequenas mudas, desembaraçando as raízes sem quebrá-las muito. Plante as mudas deixando espaço entre elas. Se você não tiver um vaso largo e grande pode utilizar a garrafa pet na horizontal. Depois disso, regue.
3) As mudas precisam ser regadas uma vez por dia e tomar o sol da manhã. Após três semanas adube a terra com pó da casca de ovo para equilibrar o PH do solo.
O crescimento do coentro é rápido e em pouco tempo haverá colheita!
Valeu Ramon! Eu vou plantar coentro em casa com toda certeza! E sabe que outras plantas você pode ter em sua horta com facilidade?
Alecrim – Vive bem em climas quentes e terrenos mais arenosos. Não precisa de muita água e é bem resistente.
Hortelã – Gosta um pouco menos de sol, mas é danada, sua raiz se espalha rapidamente, por isso o ideal é que a hortelã seja plantada separada de outras plantas.
Manjericão - Se adapta bem a climas quentes e gosta de bastante sol. Faça regas constantes e moderadas e corte as flores, que “roubam” a força da planta.
Orégano – Gosta de climas mais amenos, mas também gosta de sol e de regas moderadas e constantes.
Pimenta – É um mundo inteiro à parte. Dá para fazer uma horta só de pimentas. A pimenta também precisa de um espaço isolado na horta em casa, pois claro, é igualmente danada.
Salsa - Gosta de climas mais amenos e suporta bem ambientes com menos sol em que haja um pouco de sombra. Precisa de boa drenagem e irrigação constante.
OK, OK, Ok, você já ficou na maior vontade de mexer nas suas plantas, de fazer a sua horta, mas poxa, não tem em casa os insumos para preparar a terra, ou para dar aquela vitaminada nas verdinhas.
Calma, eu trouxe para conversar com a gente Leto Carvalho, da Jardim no Seu Ap, que vai ensinar várias maneiras de você, com o que tem em casa agora, cuidar das suas plantas.
-- Clique no Play para ouvir Leto Carvalho ensinando a cuidar das plantas
A Jardim no seu Ap é uma loja virtual que entrega os produtos em sua casa. Olha aí os contatos: jardimnoseuap@gmail.com, telefone 71 99308-8632 - https://www.instagram.com/p/B-S9vd_FtLO/?igshid=kbp6p10rqn38
Antes de eu me despedir de você e ir colocar minhas luvas para ir mexer nas minhas plantas, sinto dizer mas encomendei um sabão geral... É... As pessoas estão indo para as ruas usando luvas. Acham que estão se protegendo, mas não estão.
E para explicar a você por que não eu chamei Tiago Pereira de Souza, enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, o Hospital das Clínicas.
-- Clique no Play para ouvir as explicações de Tiago Pereira sobre o uso de luvas
Este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro, reforçando: luvas, só em casa, para lavar pratos, fazer a limpeza geral e cuidar das plantas... Um beijo e até breve!