Comportamento

Curta de Casa: como falar às crianças sobre o coronavírus

Assine (é de graça) o podcast Curta de Casa (no Spotify, Apple e Deezer)

Foto: pxhere/Creative Commons
Crianças que convivem com gatos têm menos estresse e ansiedade

Olá este é o podcast Curta de Casa e eu sou Doris Pinheiro e hoje é dia de falar de, e com as crianças.

E celebrando a descoberta científica que minha sobrinha neta Lelê fez nestes dias – que a cachorrinha dela tem um furico – a gente trata do relacionamento entre animais e crianças e fala sobre como aproveitar para que esta convivência, que está ainda mais intensa, ensine lições super importantes aos nossos bichinhos e bichinhas humanos.

E temos, nesta celebração, Nairzinha contando a história do “Pulo do Gato”, e cantando “A Minha Velha”.

E Pró Sá, psicopedagoga do meu coração, que diz como falar com as crianças sobre o coronavírus de uma maneira saudável.

E vamos começar logo com uma notícia muito legal para todas as crianças, inclusive a que mora dentro de você, adulto que me ouve.

Até o dia 24 de abril 188 histórias em quadrinhos da Turma da Mônica estão sendo disponibilizadas de graça no aplicativo Banca da Mônica, para iOS e Android.

-- Aplicativo Banca da Mônica (copie o link e cole em seu navegador) - https://bancadamonica.app.link/YpnXOY6iBX

E você já reparou quantos animais de estimação compartilham a vida com a garotada da Turma da Mônica?

Bom, o coelho Sansão é de pelúcia, mas Mônica tem o Monicão, cachorro que ganhou de presente de Cascão e Cebolinha.

Floquinho é o cachorro de Cebolinha. A gente não sabe onde é a frente dele, ou o fundo, então Lelê teria mais trabalho na descoberta científica dela...

Bidú, o cachorro de Franjinha, é tão bacana que tem gibi próprio.

Mingau, o gato de Magali, tão guloso quanto ela.

E tem os bichinhos da fazenda de Chico Bento, a galinha Giselda e o porco Torresmo.

E agora senta que lá vem história! E de bicho! Com Nairzinha,  cantora, compositora, pesquisadora, brincante, poeta, contadora de histórias...

-- Clique no Play aí em cima para ouvir Nairzinha contando a história do pulo do gato

Pois é, olha o quanto os animais têm a ensinar a gente. Isso e muito mais!

Estudos apontam que o relacionamento das crianças com os animais é muito bom para elas e que ajuda no desenvolvimento afetivo e social. As crianças que convivem com animais de estimação expressam afetividade mais facilmente e aprendem mais sobre regras de convívio, respeito e sobre a importância de cuidar do outro.

A criança tem que aprender, por exemplo, a lidar com um ser que tem personalidade própria, não está à disposição dela, e que às vezes precisa de cuidados quando fica doente. Pois é, várias pesquisas comprovam que o convívio com animais contribui para o desenvolvimento do senso de responsabilidade e empatia.


Crianças aprendem com os cães a ser carinhosas - Foto: pxhere/Creative Commons

Crianças que convivem com cães adoecem menos. Diminui o risco de desenvolvimento de alergias infantis, além de proteger da obesidade, já que elas ficam mais ativas. Como os cachorros são animais carinhosos por excelência, as crianças acabam aprendendo a ser carinhosas também. A companhia canina ensina a compartilhar os brinquedos, o que evita atitudes egoístas.

Crianças que convivem com cães e gatos também são menos propensas ao estresse e à ansiedade. As brincadeiras e o cuidado com os pets servem como exercício terapêutico e reduzem sintomas de angústia, medo, insegurança e solidão.

Com frequência as crianças classificam seus animais de estimação em posições superiores às dos humanos a seu redor.  Acho que não só as crianças. Cães e gatos são vistos como confidentes, provedores de consolo e suporte.

E eles ensinam sobre a vida. Ao ter um cachorro ou gato em casa, a criança vê algumas coisas como o acasalamento, o nascimento dos filhotes, a caça e a dor da perda, quando o bichinho morre.

Nairzinha
Nairzinha

E para celebrar esta lindeza de amizade, vamos ouvir Nairzinha cantando “A Minha velha“, que tem tudo a ver com o que a gente está falando hoje.

-- Clique no Play aí em cima para ouvir Nairzinha cantando

Ehhh delícia! Obrigada, Nairzinha linda!

Que tal agora ensinar suas crianças, e você também aprender, a fazer brinquedos para os seus animais de estimação?

Selecionei dois sites com ideias muito legais para cachorros e gatos. No Perito Animal tem um brinquedo terrivelmente irresistível para os gatos feito com penas e rolhas, tem pompons, arranhador, túnel e um outro de meias que ficaram descasadas porque uma delas caiu no beleléu e ninguém sabe onde foi parar.

-- Perito Animal (copie o link e cole em seu navegador) - https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-brinquedos-para-gatos-22380.html

Já no site Meus Animais, os brinquedos são para os cachorros. Tubos de papelão, bolas de papel, frasco dispensador e um feito com caldo congelado ! Você conhece algum bicho que goste de comer mais do que cachorro?

E as dicas e sugestões vêm acompanhadas de instruções de segurança para que seu bichinho não corra nenhum risco.

-- Meus Animais (copie o link e cole em seu navegador) - https://meusanimais.com.br/4-brinquedos-caseiros-que-os-caes-adoram/

***

Depois de tanta brincadeira, que tal parar um pouco e assistir a bons filmes onde os animais são protagonistas ou dividem a cena com os animais humanos? É, somos animais, sim. Mamíferos, bípedes, onívoros, primatas...

Faz uma pipoquinha, senta confortavelmente e chama seu bichinho para ver o filme com você. Meus salsichas adoram, acho que especialmente a pipoquinha...

Aqui vai uma lista dos considerados os melhores por vários sites especializados em cinema:

Foto: Reprodução
Marley
Marley

Marley e Eu – é lindo mas eu me acabei de chorar. Não sei se é a hora de ver não...

O Zelador Animal – com uma bela história de amizade entre bichos e um humano.

Um Hotel Bom pra Cachorro – que reúne crianças desamparadas e cachorros desabrigados.

Como Cães e Gatos – onde sem que os humanos desconfiem, gatos e cães travam sua terrível batalha milenar.

Gatos – Kedi", nome original do documentário da diretora turca Ceyda Torun que mostra o dia a dia de sete gatos pelas ruas de Istambul. Surpreendente né?

Babe, O Porquinho Atrapalhado – que é um dos mais bonitos que já vi.

Ratatouille – com um rato cheio de talentos e sonhos, um verdadeiro chef francês.

Gato de Botas – quem resiste ao charme dele?

Todos da “saga” Procurando Nemo – me identifico tanto com Dori...

Todos da “saga” Madagascar – eu me remexo muito, eu me remexo muito...

Rio – com música de Carlinhos Brown e ararinhas azuis.

O Rei Leão – os dois filmes, embora eu também chore...

E eu coloco na lista, de coração, Mogli, O Menino Lobo, de 1967, eu tinha 5 aninhos quando assisti, e o de 2016.

Vida de Cachorro, realizado em 1918 por Charles Chaplin, boa maneira de você apresentar ele às crianças.

***

Agora eu quero que você ouça a pedagoga, psicomotricista relacional, coordenadora pedagógica que trabalha com educação infantil há mais de 40 anos, pessoa que tem um coração de ouro, Saadya Argôlo Rodriguez, sobre como agir com as crianças em tempos de vírus assustador.

-- Clique no Play aí em cima, no comecinho da matéria, para ouvir Pró Sá ensinando como agir com as crianças durante o isolamento social

Pró Sá também dá mais alguns toques para estes dias dentro de casa:

-- Coloque as crianças para ajudar nas tarefas domésticas: boa oportunidade de ensinar para a criança arrumar a cama, dobrar o lençol (pontinha com pontinha)...

-- Peça a elas para ajudarem a colocar a mesa para a refeição e ao término retirarem e a fazerem a lista do que falta em casa (olhar no armário, dispensa ou geladeira) para comprar no mercado.

-- Depois de assistirem juntos os filmes, conversem sobre eles, pedindo em seguida para a criança desenhar o que mais gostou, por exemplo. Procurem em revistas figuras que gostem, recortem e colem para mostrar aos avós e amigos.

-- Ler e também ouvir história contada pelo seu filho. Fazer juntos a receita da massinha de modelar que Pró Sá ensina para a gente (logo aí abaixo) e outras receitas de culinária, como sequilho, pão de queijo, bolo...

Mas ela diz também que é importante deixar a criança livre, sem fazer nada, sem determinar o que é para fazer.  E necessário e importante que sintam falta, tristeza..., e depois ao serem acolhidos, possam falar desses sentimentos

Assim, pais e mães, crianças, gatos e cachorros aprendem todos uns com os outros e este tempo difícil passa mais levemente.

E atenção! Notícia que acabei de receber! A Unesco decidiu dar livre acesso à sua biblioteca on-line, onde estão à disposição livros, filmes, documentários, em 7 línguas.

-- Biblioteca da Unesco (copie o link e cole em seu navegador) - https://www.wdl.org

...

Receita de Massinha de Modelar

Ingredientes
-- 4 xícaras de farinhas de trigo
-- 1 xícara de sal
-- 1 ½ xícara de de água
-- 2 colheres de chá de óleo
-- Anilina

Modo de fazer

1) Misture a anilina com a água numa xícara

2) Em uma bacia, misture a farinha de trigo com o sal, a água colorida e o óleo.

3) Amasse bem, até a massa ficar boa para modelar. Se for necessário, acrescente mais água e/ou farinha de trigo.

***

-- Veja quem está fazendo delivery de comida e bebida em Salvador

-- Confira lista de mercadinhos que entregam em casa (em Salvador)

-- Ouça todos os episódios do podcast Curta de Casa

***

Este é o podcast Curta de Casa, firme e forte aqui da minha casa na árvore buscando irradiar para você coisas boas. Um grande beijo.