Hugo Brito

Rompa com música o isolamento contra o novo coronavírus


Foto: Pixabay/Creative Commons

Cá estamos em um momento que só imaginávamos em filmes e episódios de séries. Todo mundo ficando em casa. Os países parando por causa de uma epidemia mundial. E sozinho uma dessas noites, me peguei assistindo a antigos shows em DVDs e similares e, daí, me veio a ideia de nossa conversa de hoje pois percebi que no isolamento nos conectamos, mais uma vez, através da música.

Quer um exemplo? Lá estava eu assistindo ao vídeo da turnê do Iron Maiden “Somewhere Back in Time”, que aliás teve na época um filme que foi exibido uma única vez em salas de cinema do mundo, simultaneamente e eu estava lá ! (rsrs).

Bem, voltando ao vídeo, me vi transportado para 2008. Foi no show da turnê que assisti em Recife com o amigo, Genser, que aliás batizou nossa banda “The Broadcasters”, onde fui apresentado a Rick Malmsteen Antunes Satriani (rsrs), guitarrista solo da nossa banda até hoje. Caramba, falei para ele pelo zap, 12 anos, amigo!!! 12 anos e a correria da vida fez esse tempo passar sem percebermos.

Conexão

Estou no grupo do magnífico “Clube dos Bons Sons” e tenho acompanhado a movimentação que os músicos e amantes do rock têm feito no mundo através do que o pessoal posta lá. É emocionante a conexão da qual a música é capaz. Foi de arrepiar, por exemplo, ver o pessoal nas varandas da Itália, país que como sabemos está sofrendo muito com o Corona, cantando juntos Black Sabath, numa amostra de como a música une as pessoas e conforta os corações, especialmente  em momentos tão desafiadores como esse.

Por falar em momentos de isolamento, não me aguentei com outro vídeo, esse do Brian May (Queen) falando que nesse período de isolamento começamos a nos perguntar quem somos, que vida levamos, etc e que seguramente precisaremos de um amigo... 

Por aqui

Como a epidemia veio justamente no final do verão, encerrando as festas e fechando os bares, quem vive de música, entre outros tantos profissionais que defendem por si o pão de cada dia, passa agora por um momento crítico.

Várias petições estão na Net para ajudar com isenções e abonos esses profissionais. Aqui segue uma que eu assinei e que está quase na meta https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/paula_santos_isencao_de_contas_ate_2_meses_para_musicos_promotores_de_eventos_e_equipe/?zZXgHpb.

É hora de nos ajudarmos não é mesmo amigos?

Mas...

Música é alegria e não vamos deixar a peteca cair. Pela internet já se organizam muitas coisas legais. O grande Eric Asmar, por exemplo, está dando aulas online de guitarra blues/rock e slide, via Skype. Veja que oportunidade de aprender com essa fera. Dá também para assistir bate papos e shows no movimento que vem sendo chamado de “Guerra contra o Vírus”.

Vou citar aqui dois eventos do canal Microphonia do amigo André Lissonger. O primeiro é hoje, às 18 h no Youtube. É a novo programa “Na Cena” com uma conversa com a banda “Guerra ao Lixo”, rock engajado na consciência ambiental e, claro, crítica ao stabilishment. Logo depois, às 19 h, tem um Live no Insta do Microphonia com Rodrigo Medeiros (Puleiro).

E para fechar o papo de hoje amigos  trago uma frase que pesquei também do Clube dos Bons Sons. Quem postou foi o Guga Canibal. “Não é porque não podemos nos aglomerar que necessariamente não estaremos juntos”. Então é lavar as mãos, sair só quando necessário, frear esse vírus e, enquanto isso, seguirmos conectados pela música !! Já já estaremos nos aglomerando de novo mas, como vi alguém comentando na tv outro dia, será um mundo diferente, sem sombra de dúvidas, e esperamos... melhor.