Cinema / Televisão

TVE exibe Yãmiyhex, As Mulheres-Espírito

O filme é irigido por Sueli Maxakali e Isael Maxakali integrantes da tribo Yãmiyhex

Para homenagear a representatividade da mulher brasileira a TVE exibe a partir deste sábado (07), documentários especiais dirigidos sob a ótica feminina. O inédito Yãmiyhex, As Mulheres-Espírito é o filme de estreia e será exibido às 22h30.

A obra retrata os preparativos e a grande festa para a despedida das Yãmiyhex (Mulheres-Espírito) que passaram alguns meses na Aldeia Verde Maxacali, em Minas Gerais, destacando o surgimento e à preparação para a chegada do ritual.

O documentário traz ainda de uma percepção da criação indígena enquanto manifestação política, cultural e artística num Brasil contemporâneo.

Ao contar a história da tribo ao longo do filme, cada membro da comunidade participa ativamente, enquanto se vestem em trajes típicos e agem de modo específico, entoando cantos particulares, tornando-se protagonistas da produção.

Dirigido por Sueli Maxakali e Isael Maxakali integrantes da tribo, Yãmiyhex, As mulheres-Espírito, levou o Prêmio Carlos Reichenbach, premiação que reflete a crescente presença de indígenas no audiovisual brasileiro.

Ainda como parte das comemorações pelo mês da mulher, a emissora vai exibir os documentários 'Fotográficas' e 'Mulheres de Axé'. Ambos poderão ser acompanhados pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.