Segurança / Tecnologia

Saiba quais informações o Facebook guarda sobre você

Veja como melhorar a privacidade na rede social

Foto: Pixabay/Creative Commons

Depois do Google, o Facebook é uma das empresas que mais armazena informações de seus usuários. São 2,4 bilhões de usuários ativos por mês em todo o mundo. Só no Brasil, cerca de 120 milhões de pessoas utilizam a rede social, de acordo com um relatório da Statista de janeiro deste ano. Isso significa que o país ocupa a quarta posição no ranking de países com maior número de usuários, atrás apenas da Índia (260 milhões), dos Estados Unidos (180 milhões) e da Indonésia (130 milhões).

Desde que certos casos de exposição e mau uso dos dados dos usuários por parte de algumas empresas vieram à tona, se instalou uma sensação de desconfiança a respeito de como é possível cuidar de informações pessoais. Neste sentido e com a intenção de contribuir com uma maior conscientização, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, explica como averiguar quais informações são armazenadas pelo Facebook e como manter a privacidade nas redes sociais.

O Facebook baseia-se fortemente nos dados que cada usuário insere na plataforma, mas também acontece que, com a possibilidade de se registrar em um novo serviço ou plataforma que vincula à conta do Facebook ou do Google, os usuários replicam esses dados para outras empresas, que não necessariamente são subsidiárias do Facebook.

A primeira vez que se utiliza essa função, o aplicativo informa ao usuário a quais informações pessoais o serviço ou plataforma ao qual se está registrando terá acesso (geralmente nome completo, e-mail e algum dado adicional, segundo o serviço), mas nada pode assegurar que, no futuro, depois de dada a permissão e vinculadas as contas, não seja possível compartilhar uma grande quantidade de informações.

Embora o usuário tenha escolhido confiar suas informações confidenciais em uma plataforma, isso não significa necessariamente que ele escolhe compartilhá-las com cada aplicativo que usa, pois mesmo os padrões de segurança das outras empresas podem não ser os mesmos.

"Um usuário que usa o Instagram e acredita que não está compartilhando suas informações com o Facebook está enganado, pois as duas redes sociais são da mesma empresa (que também possui outras redes, como WhatsApp, Face.com, Atlas, etc). É importante ter em mente que as redes sociais não são gratuitas. Elas são monetizadas com o gerenciamento de dados e informações pessoais inseridas pelos usuários", explica Luis Lubeck, especialista em segurança da informação da ESET na América Latina.

O Facebook oferece a possibilidade de baixar um resumo com toda a informação que possui do usuário no painel de configuração.


Os 2 primeiros passos


Terceiro passo: selecionar a opção "Baixar suas informações"


Quarto passo: ler os detalhes do arquivo que será baixado e selecionar a opção "Criar arquivo"

Uma vez feito o download da informação, observa-se que são incluídos desde dados pessoais básicos até o histórico de buscas e IPs utilizados ao longo do tempo. Dentro do arquivo, encontra-se um index.html com um menu ordenado com os seguintes dados: Publicações, Fotos e vídeos, Comentários, Curtida e reações, Amigos, Stories, Seguindo e seguidores, Mensagens, Grupos, Eventos, Informações de perfil, Páginas, Marketplace, Histórico de pagamentos, Itens e coleções, Seus locais, Aplicativos e sites, Portal, Outras atividades, Anúncios e empresas, Histórico de pesquisa, Localização, Sobre você, Informações sobre login e segurança.

"Os usuários compartilham grandes quantidades de informações na Internet sem pensar em quem pode vê-las e como podem ser usadas. Por isso, o download de uma cópia das informações armazenadas sobre nossas atividade pode servir para medir a quantidade e os detalhes das informações que publicamos sobre nós. Essas informações nas mãos dos cibercriminosos podem ser usadas para projetar um ataque cibernético, por meio do qual é possível roubar nossas informações sigilosas e realizar ações maliciosas. Permanecer protegido permite que você aproveite a tecnologia com segurança", conclui Luis Lubeck.

A ESET recomenda que você assuma o controle das informações e não acredite que elas desaparecerão. Em relação à privacidade on-line e à possibilidade de ser rastreado na Internet, leve em consideração a relação entre privacidade e segurança, pois manter as informações pessoais fora do alcance de terceiros dificultará a identificação e o registro das atividades.

A empresa recomenda ainda que é fundamental controlar e estabelecer critérios claros em relação à expectativa de privacidade de cada um, e ativar em todos os casos possíveis o Duplo Fator de Autenticação para adicionar uma camada de segurança ao login com nome de usuário e senha. Além disso, na medida do possível, use uma VPN, especialmente ao trabalhar conectado a redes Wi-Fi públicas, para evitar a exposição de dados sigilosos.

Entenda
O que é autenticação de 2 fatores

Um sistema de dupla autenticação é aquele que utiliza dois dos três fatores de autenticação que existem para validar o usuário.

Esses fatores podem ser:

  • Algo que o usuário sabe (conhecimento), como uma senha
  • Algo que o usuário tem (posse), como um telefone ou token que lhe permite receber um código de segurança.
  • Algo que o usuário é (inerência), ou seja, uma característica intrínseca do ser humano, como impressões digitais, íris, etc.

Geralmente, os sistemas de dupla autenticação utilizam os fatores conhecimento (nome de usuário e senha) e posse (telefone ou token para receber o código de segurança).

Para ativar a dupla autenticação no Facebook deve-se seguir o procedimento abaixo:

1) Clicar no ícone com formato de flecha para baixo localizado na parte superior direita do site. Em seguida, clicar em “Configurações”.

2) No menu Configurações, clicar em “Segurança”, e logo após em “Aprovações de login”.

3) Nesta opção ativa-se “Exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos”, conforme demonstrado na imagem a seguir:

No caso do Facebook, o segundo código de segurança será solicitado sempre que o usuário acessar o serviço utilizando um dispositivo desconhecido, ou seja, um dispositivo que não tenha sido utilizado anteriormente para acessar a rede social.

Para ativar a dupla autenticação no Twitter deve-se seguir o procedimento abaixo:

1) Clicar no ícone com formato de engrenagem localizado na parte superior direita do site. Em seguida, clicar em Configurações.

2) Na seção Segurança e privacidade, ativar a opção Enviar pedidos de verificação de acesso ao meu celular:

3) Para poder ativar essa opção, o usuário deverá adicionar um telefone à conta do Twitter. Isso pode ser feito clicando no link adicionar um telefone.

Para ativar a dupla autenticação no Linkedin deve-se seguir o procedimento abaixo:

1) Acessar o menu de configurações clicando no nome do usuário que aparece no canto superior direito da página. No menu, clicar em “Configurações e privacidade”.

2) Na seção de configurações, deve-se acessar a opção “Conta” e em seguida clicar em “Gerenciar configurações de segurança”

3) Ativar a opção “Verificação em duas etapas para acesso”:

Para ativar a dupla autenticação na Apple deve-se seguir o procedimento abaixo:

1) Acessar o portal Meu ID Apple. Clicar em “Senha e segurança”.

2) Iniciar o acesso clicando em “iniciar” (imagem 1) e em seguida aparecerá a tela de verificação (imagem 2) como pode ser visualizado abaixo:

Veja o que o Facebook informa sobre quais informações suas ele guarda

Quais tipos de informações coletamos?

Para fornecer os Produtos do Facebook, precisamos processar informações sobre você. Os tipos de informações que coletamos dependem de como você usa nossos Produtos. Para saber mais sobre como acessar e excluir as informações que coletamos, acesse as Configurações do Facebook e do Instagram.

Coisas que você e outras pessoas fazem e fornecem.

  • Informações e conteúdo que você fornece. Coletamos o conteúdo, comunicações e outras informações que você fornece quando usa nossos Produtos, inclusive quando você se cadastra para criar uma conta, cria ou compartilha conteúdo, envia mensagens ou se comunica com outras pessoas. Isso pode incluir informações presentes ou sobre o conteúdo que você fornece (como metadados), como a localização de uma foto ou a data em que um arquivo foi criado. Isso pode incluir também o que você vê por meio dos recursos que fornecemos, como nossa câmera, de modo que possamos realizar ações como sugerir máscaras e filtros de que você pode gostar, ou dar dicas sobre o uso de formatos da câmera. Nossos sistemas processam automaticamente o conteúdo e as comunicações que você e outras pessoas fornecem a fim de analisar o contexto e o conteúdo incluído nesses itens para as finalidades descritas abaixo. Saiba mais sobre como controlar quem pode ver o conteúdo que você compartilha.
    • Dados com proteções especiais: é possível optar por fornecer informações nos campos de perfil ou nos Acontecimentos do Facebook sobre sua opção religiosa, preferência política, saúde ou por quem você “tem interesse”. Essas e outras informações (como origem racial ou étnica, crenças filosóficas ou filiações sindicais) podem estar sujeitas a proteções especiais de acordo com as leis do seu país.

  • Redes e conexões. Coletamos informações sobre as pessoas, Páginas, contas, hashtags e grupos com que você se conecta e sobre como você interage com eles em nossos Produtos, por exemplo, as pessoas com quem você mais se comunica ou os grupos dos quais você faz parte. Também coletamos informações de contato se você optar por carregar, sincronizar ou importá-las de um dispositivo (como uma agenda de contatos, registro de chamadas ou histórico de SMS), que usamos para ações como ajudar você e outras pessoas a encontrar pessoas que talvez vocês conheçam e para as outras finalidades listadas abaixo.

  • Seu uso. Coletamos informações sobre como você usa nossos Produtos, como o tipo de conteúdo que você visualiza ou com o qual se envolve; os recursos que você usa; as ações que você realiza; as pessoas ou contas com que você interage; e o tempo, frequência e duração das suas atividades. Por exemplo, registramos quando você está usando e a última vez que usou nossos Produtos, quais publicações, vídeos e outro conteúdo você visualizou nos nossos Produtos. Nós também coletamos informações sobre como você usa recursos como nossa câmera.

  • Informações sobre transações realizadas em nossos Produtos. Se você usa nossos Produtos para compras ou outras transações financeiras (como quando você faz uma compra em um jogo ou realiza uma doação), nós coletamos informações sobre a compra ou transação. Isso inclui informações de pagamento, como o seu número do cartão de crédito ou débito e outras informações sobre o cartão; outras informações de conta e autenticação; detalhes de cobrança, entrega e contato.

  • O que os outros fazem e informações que eles fornecem sobre você. Também recebemos e analisamos conteúdo, comunicações e informações que outras pessoas fornecem quando usam nossos Produtos. Isso pode incluir informações sobre você, como quando outras pessoas compartilham ou comentam uma foto sua, enviam uma mensagem a você ou carregam, sincronizam ou importam as suas informações de contato.

Informações de dispositivo

Conforme descrito abaixo, coletamos informações de e sobre computadores, telefones, TVs conectadas e outros dispositivos conectados à web que você usa e que se integram a nossos Produtos, e combinamos essas informações dos diferentes dispositivos que você usa. Por exemplo, usamos as informações coletadas sobre seu uso de nossos Produtos em seu telefone para personalizar melhor o conteúdo (inclusive anúncios) ou os recursos que você vê quando usa nossos Produtos em outro dispositivo, como seu laptop ou tablet, ou para avaliar se você, em resposta a um anúncio que exibimos em seu telefone, realizou uma ação em um dispositivo diferente.

As informações que obtemos desses dispositivos incluem:
 

  • Atributos do dispositivo: informações como o sistema operacional, as versões do hardware e software, nível da bateria, força do sinal, espaço de armazenamento disponível, tipo de navegador, nomes e tipos de arquivo e de aplicativo, e plugins.

  • Operações do dispositivo: informações sobre operações e comportamentos realizados no dispositivo, tais como se uma janela está em primeiro ou segundo plano, ou movimentos do cursor (que podem ajudar a distinguir humanos de bots).

  • Identificadores: identificadores exclusivos, IDs do dispositivo e outros identificadores, como de jogos, aplicativos ou contas que você usa, e IDs de Família de Dispositivo (ou outros identificadores exclusivos dos Produtos das Empresas do Facebook associados ao mesmo dispositivo ou à mesma conta).

  • Sinais do dispositivo: sinais de Bluetooth e informações sobre pontos de acesso de Wi-Fi nas proximidades, beacons e torres de celular.

  • Dados das configurações do dispositivo: informações que você permite que nós recebamos por meio das configurações do dispositivo que você ativa, como o acesso à sua localização GPS, câmera ou fotos.

  • Rede e conexões: informações como o nome de sua operadora móvel ou provedor de serviço de internet, idioma, fuso horário, número do celular, endereço IP, velocidade de conexão e, em alguns casos, informações sobre outros dispositivos que estão nas proximidades ou em sua rede, de forma que nós possamos fazer coisas como ajudar você a realizar o streaming de um vídeo de seu celular para sua TV.

  • Dados de Cookies: dados de cookies armazenados em seu dispositivo, inclusive configurações e IDs de cookies. Saiba mais sobre como usamos cookies na Política de Cookies do Facebook e na Política de Cookies do Instagram.

Informações de parceiros.

Os anunciantes, desenvolvedores de aplicativos e publishers podem nos enviar informações por meio das Ferramentas de negócios do Facebook que eles usam, inclusive nossos plugins sociais (como o botão Curtir), o Login do Facebook, nossas APIs e SDKs e o pixel do Facebook. Esses parceiros fornecem informações sobre suas atividades fora do Facebook, inclusive informações sobre seu dispositivo, os sites que você acessa, as compras que faz, os anúncios que visualiza e sobre o uso que faz dos serviços deles, independentemente de ter ou não uma conta ou de estar conectado ao Facebook. Por exemplo, um desenvolvedor de jogos poderia usar nossa API para nos informar quais jogos você joga, ou uma empresa poderia nos informar sobre uma compra que você fez na loja dela. Além disso, recebemos informações sobre suas ações e compras online e offline de provedores de dados de terceiros que têm autorização para nos fornecer essas informações.

Tais parceiros recebem seus dados quando você acessa ou usa os serviços deles ou por meio de terceiros com os quais eles trabalham. Exigimos que cada um desses parceiros tenha autorização legal para coletar, usar e compartilhar seus dados antes de fornecê-los para nós. 

Como usamos essas informações?

Usamos as informações que temos (em consonância com as escolhas feitas por você) conforme descrito abaixo e para fornecer e viabilizar a operação dos Produtos do Facebook e serviços relacionados descritos nos Termos do Facebook e nos Termos do Instagram. Veja como:

fornecer, personalizar e aprimorar nossos Produtos.

Usamos as informações que temos para oferecer nossos Produtos, inclusive para personalizar recursos e conteúdo (como seu Feed de Notícias, o Feed do Instagram, Instagram Stories e anúncios) e fazer sugestões a você (como grupos ou eventos pelos quais você possa se interessar ou tópicos que você talvez queira seguir) dentro e fora de nossos Produtos. Para criar Produtos personalizados que sejam únicos e relevantes para você, usamos suas conexões, preferências, atividades e seus interesses com base nos dados que coletamos e dos quais tomamos conhecimento por seu intermédio e de outras pessoas (inclusive dados com proteções especiais que você opte por fornecer); como você usa e interage com nossos Produtos; e as pessoas, as coisas ou os lugares com os quais você esteja conectado e nos quais tenha interesse, dentro e fora dos nossos Produtos. Saiba mais sobre como usamos informações pessoais para personalizar sua experiência no Facebook e no Instagram, inclusive recursos, conteúdo e recomendações nos Produtos do Facebook. Veja também como escolhemos os anúncios que você visualiza.

  • Informações em Produtos do Facebook e dispositivos: Conectamos informações sobre suas atividades nos diferentes Produtos do Facebook e dispositivos para fornecer uma experiência mais personalizada e consistente em todos os Produtos do Facebook que você usa, onde quer que sejam utilizados. Por exemplo, podemos sugerir que você participe de em um grupo no Facebook que inclui pessoas que você segue no Instagram ou com as quais você se comunica usando o Messenger. Também podemos tornar a sua experiência mais integrada, por exemplo, preenchendo automaticamente suas informações de registro (como seu número de telefone) a partir de um Produto do Facebook quando você se cadastrar para criar uma conta em um Produto diferente.

  • Informações relacionadas à localização: Usamos informações relacionadas à localização, como sua localização atual, onde você mora, os lugares que você gosta de frequentar, bem como as empresas e pessoas das quais você está próximo, a fim de fornecer, personalizar e aprimorar nossos Produtos, inclusive os anúncios, para você e outras pessoas. As informações relacionadas à localização podem ser baseadas em coisas, como a localização precisa do dispositivo (caso você tenha nos concedido permissão para coletar esse dado), endereços IP e informações sobre o uso dos Produtos do Facebook por você e por outras pessoas (como check-ins ou eventos dos quais você participa).

  • Pesquisa e desenvolvimento de produtos: Usamos as informações que temos para desenvolver, testar e aprimorar nossos Produtos, inclusive realizando enquetes e pesquisas, e testando e resolvendo problemas relativos a novos produtos e recursos.

  • Reconhecimento facial: Se você tiver esse recurso ativado, nós usamos a tecnologia de reconhecimento facial para reconhecer você em fotos, vídeos e experiências da câmera. Os modelos de reconhecimento facial que criamos podem representar dados com proteções especiais nos termos da legislação de seu país. Saiba mais sobre como usamos a tecnologia de reconhecimento facial ou como controlar nosso uso dessa tecnologia nas Configurações do Facebook. Se introduzirmos a tecnologia de reconhecimento facial em sua experiência do Instagram, nós informaremos você previamente e você terá controle sobre nosso uso dessa tecnologia para você.

  • Anúncios e outro conteúdo patrocinado: Usamos as informações que temos sobre você, inclusive informações sobre seus interesses, ações e conexões, para selecionar e personalizar anúncios, ofertas e outros conteúdos patrocinados que exibimos para você. Saiba mais sobre como selecionamos e personalizamos anúncios e sobre suas opções em relação aos dados que usamos para selecionar anúncios e outros tipos de conteúdo patrocinados para você nas Configurações do Facebook e do Instagram.

Fornecer mensuração, análises e outros serviços comerciais.

Usamos as informações que temos (inclusive sua atividade fora de nossos Produtos, como os sites que você visita e os anúncios que você vê) para ajudar os anunciantes e outros parceiros a mensurar a eficácia e a distribuição dos anúncios e serviços deles, e também para entender os tipos de pessoas que usam tais serviços e como elas interagem com os respectivos sites, aplicativos e serviços. 

Promover segurança e integridade.

Usamos as informações que temos para verificar contas e atividades, combater condutas danosas, detectar e prevenir spam e outras experiências negativas, manter a integridade de nossos Produtos e promover a segurança dentro e fora dos Produtos do Facebook. Por exemplo, usamos os dados que temos para investigar atividades suspeitas ou violações de nossos termos ou políticas, ou para detectar quando alguém precisa de ajuda. Para saber mais, consulte a Central de Ajuda de Segurança do Facebook e as Dicas de Segurança do Instagram.

Comunicar com você.

Usamos as informações que temos para enviar a você comunicações de marketing, para nos comunicarmos com você sobre nossos Produtos e para informar você sobre nossas políticas e termos. Também usamos suas informações para responder quando você entra em contato conosco.

Pesquisar e inovar para o bem social.

Usamos as informações que temos (inclusive dos parceiros de pesquisa com os quais colaboramos) para realizar e apoiar pesquisas e inovação sobre tópicos relacionados a bem-estar social geral, avanço tecnológico, interesse público, saúde e bem-estar. Por exemplo, analisamos as informações que temos sobre padrões de migração durante crises para auxiliar na ajuda humanitária.