Mundo

Papa Francisco recebe Lula nesta quinta-feira

Encontro está previsto para as 16h (12h em Brasília)

O papa Francisco recebe nesta quinta-feira (13), no Vaticano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma audiência privada.

O encontro está previsto para 16h (12h em Brasília) e teria sido intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, que se reuniu com o líder católico no dia 31 de janeiro.

A conversa entre Lula e o Papa deve girar em torno do combate à fome e à desigualdade e pode ampliar a distância entre o Vaticano e o governo de Jair Bolsonaro.

Na última quarta (12), Francisco publicou uma exortação apostólica na qual critica a "atividade extrativa predatória" na Amazônia, "que responde à lógica da ganância, típica do paradigma tecnocrático dominante".

"A depredação do território vem junto do derramamento de sangue inocente e da criminalização dos defensores da Amazônia", diz um trecho da exortação. Por conta da reunião com o Papa, a Justiça Federal adiou um depoimento de Lula sobre a suposta venda de uma medida provisória para empresas automotivas, que estava previsto para 11 de fevereiro. O ex-presidente se diz inocente.