Comportamento

Largar mais tarde ou chegar mais cedo ao trabalho?

Estudo revela o que prefere a maioria dos profissionais

Um estudo realizado pela startup MyWork, empresa especializada em pontos eletrônicos de trabalho no Brasil, revelou que a maioria dos profissionais prefere trabalhar até mais tarde do que chegar mais cedo às empresas. Mais de um milhão de batidas de pontos foram analisadas, neste ano, para que a pesquisa chegasse a essa conclusão.

De acordo com o levantamento, sair mais tarde do trabalho é três vezes mais comum entre os profissionais do que chegar mais cedo. Conforme a análise, 28% dos pontos são marcados fora do horário estipulado em sua jornada de trabalho; nesses casos, 73% das vezes o funcionário passa do horário, enquanto em apenas 27% das situações os trabalhadores chegam mais cedo ao trabalho.

“Muita gente acredita que seu trabalho rende mais no período noturno e por isso optam por trabalhar mais neste período quando há a necessidade. Quando há alguma data de entrega para certo trabalho, muitas pessoas acreditam ter mais segurança de ter tempo hábil para terminar a atividade durante a noite do que chegando mais cedo, quanto o tempo pode não ser suficiente para terminar tudo”, analisou o diretor de operações da MyWork, Thomas Carlsen, conforme informações da assessoria de comunicação da startup.

Para o diretor, a conclusão da pesquisa não é o ideal nem para a empresa e nem para os empregados. “Para as empresas, um trabalho além do horário pode representar o pagamento de horas extras que costuma ser mais caro que uma hora de trabalho regular ou um acúmulo excessivo no banco de horas”. Entre os trabalhadores, segundo o diretor, há risco de perda de tempo para descanso e diminuição da produtividade.