Fim de Semana / Livros / Municípios

Programação artística e cultural movimenta 9ª Flica

Confira o que vai acontecer

Foto: Elói Corrêa
Flica
As atividades promovidas pelo governo estarão concentradas, principalmente, no Espaço Educar para Transformar

Órgãos e secretarias do Governo do Estado vão levar uma ampla programação artística e cultural para a nona edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que começa nesta quinta-feira (24 de outubro) e segue até domingo (27), movimentando o Recôncavo Baiano. Também serão oferecidos serviços nas áreas de cidadania, economia solidária e turismo.

As atividades promovidas pelo governo estarão concentradas, principalmente, no Espaço Educar para Transformar, que, desde o ano passado, está instalado na sede da Fundação Hansen Bahia, na Rua Treze de Maio s/n.

Além de garantir diversas atrações como apresentações artísticas, exposições, encontros com autores e lançamentos de livros, o Governo do Estado também é um dos patrocinadores do evento, que é uma realização da iContent e Cali. Veja a seguir os destaques das atrações e serviços que serão oferecidos pelos órgãos e secretarias do governo, na mais importante feira literária da Bahia.

Protagonismo estudantil - Durante a Flica, a programação da Secretaria de Educação do Estado terá sarau literomusical e apresentações dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pelos estudantes nas áreas da poesia, literatura, música e dança.

A abertura da festa literária será marcada por uma apresentação da Fanfarra do Colégio Estadual de Cachoeira, nas ruas da cidade, às 9h. No Espaço Educar para Transformar, o público poderá conferir de perto as habilidades dos estudantes nas obras expostas com quadros e esculturas do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e álbuns do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA).

No mesmo espaço, haverá encontros com autores, oficinas de literatura e recital de poesia.

Já na Praça Teixeira de Freitas, o Grupo Black Dance, composto por estudantes e artistas locais, farão performances de dança de rua para animar ainda mais o público participante composto por turistas e nativos. Estudantes, professores e visitantes participarão do ‘rolezinho cultural’, pelas ruas da cidade histórica.

Troca de livros - A Fundação Pedro Calmon (FPC), entidade vinculada à Secretaria da Cultura do Estado (Secult), participa da Flica com uma programação dedicada à troca de experiências e incentivo à leitura. Um exemplo disso é o Leia e Passe Adiante, projeto que visa estimular o hábito de ler através da doação de livros.

O diretor geral da FPC, Zulu Araújo, vai mediar a primeira mesa de debates da Flica, no Convento do Carmo, com as autoras Lilia Moritz Schwarcz e Eliana Alves Cruz que vão abordar o tema ‘Cartografias do Brasil Contemporâneo’. Já no Espaço Educar para Transformar, a FPC promove, na sexta-feira (25), às 10h a roda de conversa com as pesquisadoras Luciana Brito e Isabel Cristina Reis para discutir o livro Escravidão no Recôncavo. No sábado (26), às 14h, no auditório Tia Ciata, será a vez do pesquisador Vilson Caetano debater sobre o livro Corujebó.

Biblioteca Móvel - A Biblioteca de Extensão (Bibex) da FPC ficará instalada na Praça Teixeira de Freitas, das 9h às 17h, para integrar a programação do Fliquinha e levar ao público infantil as contações de histórias, visita ao acervo da biblioteca, os jogos e brincadeiras, dentre outras atividades.

Grafias Eletrônicas - Na sexta-feira (25), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), também vinculada à Secult, vai lançar os 20 vídeos gravados para o Grafias Eletrônicas, projeto realizado em parceria com o Instituto de Rádiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). O lançamento e um sarau com autores participantes do projeto vão acontecer durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), às 11h, no Auditório da Espaço Educar para Transformar.

O Grafias Eletrônicas tem como objetivo difundir, através da linguagem audiovisual, os textos literários e os autores selecionados, que serão veiculados na programação da TV Educativa da Bahia (TVE/Irdeb), assim como no portal do Irdeb. Os áudios das leituras também serão veiculados na Rádio Educadora FM (107.5).

Preta Rara com a SPM - Depois de agitar o Colégio Estadual Thales de Azevedo quando participou do Projeto Fala Menina, em julho, a rapper paulista Preta Rara volta à Bahia, desta vez para uma roda de diálogo e lançamento do livro ‘Eu, empregada doméstica’.

A convite da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado (SPM), a autora faz o lançamento no sábado (26), às 16h, no anfiteatro Mãe Stela de Oxóssi, na Casa Educar para Transformar. Na obra, Preta Rara, 32 anos, relata a própria experiência como empregada doméstica durante nove anos, em Santos, no litoral paulista, onde nasceu. As histórias foram compartilhadas em redes sociais, onde começou a receber relatos de situações humilhantes vivenciadas por outras trabalhadoras domésticas.

Sarau Ibeji - Um dos destaques da programação do Educar para Transformar é o Sarau Ibeji, realizado pela Secretaria da Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), na tarde de quinta-feira (24), onde acontece o lançamento de obras de literatura negra infantil com presença de suas autoras, a exemplo de Cássia Valle, Ana Fátima Santos e Kalypsa Kardinaly. Para o momento estão previstas contação de história e apresentação musical.

Na sexta-feira (25) divulgam suas obras os autores Ramiro Naka (Guiné Bissau) e o soteropolitano Hugo Canuto, este último com oficina de histórias em quadrinhos. Neste dia também acontece mais uma edição do projeto Diálogos Insubmissos com escritoras cachoeiranas.

O serviço móvel de combate ao racismo da Sepromi também estará na Flica. A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela vai funcionar na parte externa à Fundação Hansen.

Economia Solidária - A IX Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) conta mais uma vez com a participação dos empreendimentos assistidos pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Durante o tradicional evento literário, que acontece de 24 a 27 de outubro, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, serão realizadas oficinas, feira, rodas de diálogo, exibição de filmes e atividades artístico-culturais que colocarão em evidência os produtos e as experiências de associações, cooperativas e grupos produtivos do segmento solidário. As atividades acontecem na Praça Góes Calmon, de 9h às 20h.

Passeio histórico - Turistas que participarem da Flica poderão participar de visitas guiadas gratuitas para conhecer os principais atrativos da cidade heroica. O serviço será oferecido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) de quinta-feira (24) a domingo (27). O ponto de partida será a Fundação Hansen.

Serão realizados dois passeios por dia – um pela manhã e outro à tarde – antecedidos por aulas, com duração aproximada de uma hora. O objetivo é apresentar os principais fatos da cultura e história de Cachoeira. Dentre os pontos turísticos a serem visitados estão a Casa da Câmara e Cadeia e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1971, Cachoeira é considerada Monumento Nacional. Depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco.

Oficina de turbantes - Uma das atrações mais concorridas do Espaço Educar para Transformar, a oficina de turbantes faz mais uma vez parte da programação. Durante a atividade promovida pela Setur, o visitante conhecerá um pouco da origem dos turbantes no Brasil ao discutir questões como ancestralidade, identidade e valorização da cultura negra.

SAC Móvel - O serviço da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) vai funcionar entre os dias 24 e 27, das 8h às 18h, oferecendo serviços de emissão de carteira de identidade, Cadastro Pessoa Física (CPF), antecedentes criminais e recadastramento de pensionistas do estado, entre outros. Serão distribuídas 250 senhas diárias. Além disso, o SAC também leva o atendimento para a Ouvidoria Geral do Estado (OGE).