O projeto reúne três espetáculos da companhia inspirados em narrativas de tradição oral.
A Cia de Teatro Griô apresenta mais uma edição do projeto Tempo de Histórias. Serão três espetáculos selecionados do repertório do grupo, inspirados em narrativas de tradição oral tecidas em diferentes tempos e lugares.
O público de todas as idades poderá assistir as montagens: Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam; Yalodê – histórias afro-brasileiras e Os Sábios de Chelm – histórias absurdas, todas com direção de Rafael Morais, que diferem nos temas, nos caráteres das narrativas, nas estratégias de encenação e nas atmosferas cênicas.
Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam
Uma sessão de contos populares de tradições diversas, alinhavados por cantigas e versos. As fábulas de tempos distantes e lugares imaginários, são recheadas de encantamento, humor e aventura. Nas histórias de Tringuilim, traduz-se a magia de animais astutos e singelos que falam pelos cotovelos, bicos, patas e penas.
Venha viajar através destas tramas leves, engraçadas e líricas, que permaneceram vivas em nossa memória ao longo dos tempos na tradição oral! As apresentações acontecem sábados e domingos, às 16h, nos dias 12, 13, 19 e 20 de outubro, no Teatro Eva Herz.
Yalodê – histórias afro-brasileiras
O espetáculo traz no sábado (19), e nos domingos 13 e 20 de outubro, sempre às 18h, uma sessão de histórias inspirada na mitologia dos orixás. A peça apresenta histórias, cantigas e orikis para revelar a força, beleza, sabedoria e encantamento das tramas de deusas da cultura afro-brasileiras.
A palavra iorubana yalodê é um título para designar a mulher mais importante do lugar, aquela que lidera as mulheres na cidade, a dona do grande poder feminino. Essa sessão de histórias, assim como a atitude da Yalodê que divide sua riqueza com o seu povo, proporcionará - com simplicidade, sinceridade e despojamento - compartilhar com o público verdadeiras joias da ancestralidade afro-brasileira: mitos que são presentes para nossa escuta e nossa alma.
Os Sábios de Chelm – histórias absurdas
É uma sessão de histórias livremente inspirada nos lendários contos judaicos da inusitada cidade de Chelm, morada dos maiores sábios de todos os tempos, famosos por resolver os problemas de toda a gente. Porém, cansados de ter que exercer exaustivamente a função de sábios, decidiram que iriam se fazer de tolos.
Mas desempenharam tão bem o seu papel, que esqueceram de ser sábios e passaram a ser cada vez mais tolos. A inédita sessão de histórias extraordinárias dos sábios de Chelm, dirigida por Rafael Morais, com humor sutil e sofisticado, nos convida a olhar o mundo com outros olhos e, a partir de narrativas um tanto absurdas, trazer às nossas vidas mais flexibilidade, fabulação e leveza.
Em tempos de grande intolerância, violência, inflamação e dor, Os Sábios de Chelm nos ensinam, através da sabedoria de aprender a rir de si mesmo, a sermos mais tolerantes diante do contraditório, das situações conflituosas e das ambiguidades humanas.
Os mestres tolos de Chelm, nos revelam que rir, além de ser o melhor remédio, pode curar a nossa sisudez, arrogância e verdadeira estupidez de nos acharmos os donos da verdade. E ainda nos instruem que o riso tem muito a nos ensinar, expandir e alargar nossos horizontes. O espetáculo será apresentado no sábado 19, e nos domingos 13 e 20 de outubro, às 20 horas.
Anote
Tempo de Histórias
Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam
Datas: 12, 13, 19 e 20/10
Horário: 16 h
Yalodê – histórias afro-brasileiras
Datas: 13, 19 e 20/10
Horário: 18 h
Os Sábios de Chelm – histórias absurdas
Datas: 13, 19 e 20/10
Horário: 20 h
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura - Salvador Shopping
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia).
Vendas: Bilheteria do Teatro Eva Herz (Salvador Shopping) e no site www.ingressorapido.com.br