Seu Pet

Gatos só usam os miados para se comunicar com os humanos

Com os outros gatos eles usam linguagem corporal e chiados

Foto: Pixabay
Gatos
Como seu gato fala com você ?

Há alguns animais que desenvolveram formas únicas de se comunicar com os humanos, como os papagaios, mas os gatos são também um caso especial. Eles miam apenas para se comunicar com a gente.

Com os outros gatos eles usam linguagem corporal e chiados, embora os filhotinhos miem para suas mães, mas os miados depois que eles crescem são usados somente com a gente.

Uma pesquisa desenvolvida American Society for the Prevention of Cruelty to Animals tratou deste assunto de maneira bem interessante e completa e aponta que o vocabulário de miados pode ser bem variado, ter muitos significados. Pode ir de um “oi” a um pedido de atenção ou de comida.

E qual a razão pela qual os bichanos se dão ao trabalho de desenvolver uma linguagem só para falar com humanos?  

Provavelmente porque miar leva as pessoas a fazer o que eles querem...

Mas isso não é uma atitude somente felina. Os gatos já levam muita fama de serem insensíveis e interesseiros e não é assim. Muitos outros animais fazem o mesmo, como os cachorros... só que latinho e olhando olhos nos olhos de maneira bem chantagista.

Miau para o que?

Segundo a pesquisa os gatos miam para saudar as pessoas. Repare o que seu gato faz quando você chega em casa, passa por você ou quando você fala com ele, para pedir que você preste atenção nele. “Os gatos gostam de contato social com as pessoas, e alguns são bastante vocais em seus pedidos de atenção.

O gato pode querer ser acariciado, quere brincar ou conversar. Gatos que são deixados sozinhos por longos períodos de tempo todos os dias podem estar mais propensos a miar por atenção”, diz o estudo.

Para pedir comida também. Eles adoram comer e ficam bem exigentes nessa hora. Chegam a acordar seus donos quando o relógio que parece que eles têm no estômago bate na hora que eles acham que deve ser servida sua comida...

Miam para pedir para entrar ou sair de casa e isso normalmente acontece com o gato miando perto da porta.

Quando o miado pode ser interpretado como um alerta

Gatos idosos que sofrem de confusão mental, ou disfunção cognitiva, podem miar se ficarem desorientados - um sintoma frequente dessa versão felina da doença de Alzheimer, afirma a pesquisa, que prossegue informando:  

“Um gato que mia muito deve ser examinado por um veterinário para garantir que uma condição médica não seja a causa de sofrimento.

Numerosas doenças podem fazer com que os gatos se sintam incomumente famintos, com sede, inquietos ou irritados - e qualquer um deles provavelmente levará ao miado.

À medida que os gatos envelhecem, eles tendem a desenvolver uma doença de tireóide e rins hiperativa, e qualquer um deles pode resultar em miados excessivos”.

Mas o que você pode fazer para ele miar menos?

Primeiro observe porque ele está miando. Depois de identificar o que você acha que provoca tanto barulho, tente :

Se o seu gato está miando por atenção deixe claro que  você só dará atenção quando ele estiver quieto. Aguarde em silêncio. Quando ele parar, dê atenção. Se começar a miar de novo saia de perto e só volte quando ele estiver silencioso.

Se seu gato choro de solidão hora de pensar em companhia para ele, humana ou felina.

Se o caso é pedido de comida pare de alimentar quando ele estiver exigindo. Coloque o alimento em hprários marcados para disciplinar. Um alimentador automático pode ajudar neste caso.

E a pesquisa prossegue afirmando : “não ignore seu gato quando ele mia.

A única exceção é se você tiver certeza de que ele está miando para que você faça algo que ele quer. Em todos os outros casos, é mais seguro assumir que algo está errado - ela pode não ter acesso à caixa de areia, ou a tigela de água pode estar vazia ou pode estar trancada em um armário.

Sempre se certifique de que suas necessidades sejam satisfeitas antes de assumir que ela está apenas exigindo miando em você”.

Também não repreenda ou bata no seu gato por miar demais. É improvável que esta atitude tenha um efeito duradouro em seu comportamento de miar e seu gato pode ficar com medo de você.

Mas se seu gato é comunicativo e afetuoso vai dizer muitos olás, e querer bater papo, então relaxe e entre na onda. Mie de volta!