Cidade / Fim de Semana

Veja como se divertir de graça em Salvador no fim de semana

Veja a programação para adultos e crianças

Foto: Jefferson Peixoto
Orixás
Exposição Orixás da Bahia

Há de atividades ao ar livre a exposições.

Quem comparecer na orla da Barra para uma caminhada ou para apreciar o por do sol, caso o tempo fique firme, tem como opção apreciar a exposição temporária “Eles são do mar”, no espaço Fragmentos, na área externa do Forte Santa Maria.

A mostra fotográfica busca compartilhar os olhares dos fotógrafos Deco Olivieri, Lu Brito, Mateus Morbeck e Peu Fernandes em relação aos mistérios do mar da Bahia. A mostra fica em exposição até primeiro de outubro e é gratuita. O acesso é a partir das 11h.

Além disso, os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes, situados nos fortes Santa Maria e São Diogo, respectivamente, estarão funcionando normalmente.

O Pierre Verger possui uma exposição permanente dividida em seis eixos principais, a exemplo da sessão Retratos, que mostra desde as primeiras fotografias feitas na Bahia com retratos de personalidades importantes até as atuais “selfies”.

Já no espaço Carybé das Artes é possível encontrar um cavalete e uma mesa com material de pintura que simulam um atelier. Sobre o cavalete uma TV serve de “tela” de pintura para o visitante, que desvende desenhos do artista com movimento das mãos e pincéis. Um conjunto de nove projetores colore o espaço com desenhos de Carybé que surgem e desaparecem nas paredes internas do Forte.

O público ainda pode explorar, através de um óculos de realidade virtual, exposições que aconteceram ou que foram criadas especificamente para o projeto.

Os espaços culturais ficam abertos para visitação de quarta à segunda, inclusive feriados, das 11h às 19h. O ingresso, com direito à visitação a ambos os fortes, custa R$20 (inteira) e tem meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos.

Audiovisual – Neste sábado (20), às 18h, tem estreia do documentário “Mulheres da Pá Virada”, na Sala Walter Silveira, nos Barris.

O curta-metragem faz o registro de depoimentos, histórias e luta de 12 mulheres capoeiristas, de diferentes estilos, linhagens e percursos apresentando uma diversidade étnico-racial, geracional e de inserção na capoeira.

Há a participação de mestras, contramestras e professoras e é gravado em Salvador.

O documentário contou com o financiamento do prêmio Capoeira Viva Salvador ano II, promovido pela Prefeitura através da Fundação Gregório de Matos (FGM).

Ancestralidade – Continua disponível para visitação a exposição Orixás da Bahia, no Espaço Cultural da Barroquinha. Além das 14 esculturas em tamanho real dos orixás, feitas por Alecy Azevedo em papel machê, houve o acréscimo de mais quatro representações de entidades: Ossain, Iroco, Logun Edé e Ibeji. A visitação é gratuita e estará aberta de quarta a domingo, das 14h às 19h.

Esportes – Quem gosta de futebol society poderá acompanhar a Copa das Ligas que terá, neste sábado (20), a realização de mais quatro partidas.

No Clube Paranapanema, no Jardim das Margaridas, enfrentam Praia Grande x Arenoso, às 10h, e Resgate x Planalto Real, às 11h. Pela tarde, na AABB, em Piatã, os confrontos são entre Arena do Dique x Poeirão, às 14h, e a seguir Baixiense x Mata Escura, às 15h.

Público infantil – As crianças também terão atividades para se divertir através do projeto Ruas de Lazer. Neste sábado (20), o projeto ocorrerá na Nova Constituinte, na Praça do Congo e, simultaneamente, na Rua Simone Barradas, no bairro do Jardim Nova Esperança.

No domingo (21) o projeto chega à Vila Dois de Julho, no Trobogy, e na Rua da Esperança, no bairro de Plataforma. Em todos os dias a programação será realizada pela manhã com diversas alternativas de entretenimento para as crianças.

Parada Gay

No final de semana tem Parada Gay em Sete de Abril, Caminha Pela Paz em Cajazeiras e Carreata Religiosa no Centro. Por conta desses eventos, o trânsito será modificado nesses bairros no sábado (20) ou domingo (21). Saiba todos os detalhes:

?Centro - Interdição progressiva do tráfego de veículos, no sábado (20), a partir das 15h, em uma faixa de tráfego, das seguintes vias: Praça de Santana (saída em frente à Igreja), Rua do Tingui, Largo do Campo da Pólvora, Av. Joana Angélica, Rua da Mangueira, Rua Tristão Nunes, Largo da Palma, Rua da Palma, Travessa Engenheiro Allioni, Rua da Mouraria, Av. Joana Angélica, Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira, Boulevard América, Rua Pedro Américo, Av. Joana Angélica, Rua Santa Clara, Travessa Prof. Antônio Borja, Praça de Santana (chegada na Igreja).

Cajazeiras - Interdição progressiva de tráfego de veículos, no sábado (20), a partir das 17h, em uma faixa de tráfego, das seguintes vias: Rua Petrópolis (Saída Escola Municipal Eduardo Campos), Rua Dr. Jorge Costa Andrade, Estrada do Matadouro e Rua Waldeloir Rêgo (Chegada Colégio Estadual Ana Bernardes/Cajazeiras VI.

II Parada Gay - Sete de Abril -  Interdição progressivamente do tráfego de veículos, no domingo (21), a partir das 13h, em uma faixa de tráfego, no trecho compreendido entre o Condomínio Jardins dos Girassóis (Saída) e a Praça Sete de Abril / final de linha (Chegada). O tráfego também será interditado entre às 17h e 21h na Praça Sete de Abril.