Cidade / Fim de Semana

Saia de casa: o que fazer em Salvador no fim de semana

Programação para quem gosta de música e/ou futebol

O cantor e compositor Johnny Hoocker, que está apresentando a turnê “Coração”, seu segundo álbum, retorna a Salvador nesta sexta-feira (24/5). O show será no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, às 21h.

O coletivo Batekoo está responsável pela abertura e encerramento do espetáculo.

A Casa do Benin, no Pelourinho, recebe nesta sexta-feira, às 18h, a exibição do documentário e abertura da exposição "Candomblé - um Legado Africano".

Na sequência, haverá um bate-papo com o idealizador do projeto, Baba Leo; o presidente do Pérola Negra Afro Centro e coordenador-geral do Instituto Denegrir Brasil, Jorge Eumawilyê Santos; e o ativista e militante dos Direitos Civis e do Movimento Negro Brasileiro, Ogã Suspenso.

Já os fãs de cinema poderão conferir, a partir desta sexta-feira, a I Mostra de Cinema Africano – Espelhos d'África.

Serão exibidos 32 longas, médias e curtas metragens de ficção, documentários e filmes experimentais dirigidos por cineastas de países como Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Congo, Burkina Faso, Marrocos e outros.

A mostra fica em exibição até dia 1º de junho e o Espaço Cultural da Barroquinha será um dos espaços de exibição.

O evento é gratuito e aberto ao público.

No sábado, 25/5, a cantora e compositora Mariene de Castro fará show na Concha Acústica.

O evento está marcado para as 19h e promete fazer uma linha do tempo por toda a sua carreira, relembrando sucessos que marcaram sua trajetória.

Ainda no sábado acontece a primeira edição do Tropicalize Festival em Salvador, que acontece  no Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio, a partir das 14h.

O objetivo é misturar arte e música em um só ambiente e, com isso, haverá apresentações do grupo de rap 3030, ÀTTØØXXÁ, e os DJs Telefunksoul e DJ Réu.

Além disso, o evento contará com batalhas de rima, exposições de arte e dança.

Também no sábado, das 8h às 11h, na Praça Pau Brasil, acontecerá o evento "Manhã da autoestima", que levará especialistas ao Parque da Cidade para realizar massagens em qualquer pessoa interessada.

O evento será encerrado com um café da manhã.

A partir das 15h, no Gramadão, a escola circense Lifecirco estará comemorando aniversário com um aulão para ensinar poses acrobáticas e malabares aos interessados.

A banda Panteras Negras volta a tocar no projeto JAM no MAM, neste sábado. A banda instrumental formada só por mulheres negras começará sua performance às 18h. Depois será a vez da Geleia Solar, banda base da JAM no MAM, subir ao palco para tocar junto com o grupo convidado.


Banda Panteras Negras - Foto: Juh Almeida/Divulgação

No domingo (26/5), atração para quem curte um bom forró e quer entrar no clima de São João. O Arraiá do Mercado Iaô, na Ribeira, terá a presença do cantor Del Feliz e acontecerá das 13 às 21h.

A abertura terá participação da cantora Margareth Menezes e da banda Fulô de Mandacaru – campeã do programa SuperStar, da Rede Globo, em 2016.

Das 9h às 12h, uma biblioteca móvel com leitura de histórias e oficina de interação com o público vai estacionar no Parque da Cidade. 

A partir das 10h, haverá contação de histórias e recitação de poemas e trechos de livros pelo público.

O universo literário também estará presente em outro ponto da cidade – a praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi – com o projeto Literatura na Praça.

O 3º Festival de Música, Dança e Poesia, acontece no domingo, no Bairro da Paz, a partir das 13h, reunindo artistas locais e de bairros próximos em apresentações de espetáculos de música, dança e dissertação de poesias.

O Festival contará com uma batalha de MCs, apresentações teatrais e exposições de artes.

O Shopping Paralela vai sediar o Bahia Grooming Show, evento que reúne 20 dos melhores tosadores caninos do estado baiano e de Sergipe, às 14h, no piso L2, no corredor do cinema.

E para quem gosta de futebol

Neste sábado, o Bahia Lusaca enfrenta o América-MG, às 17h no Estádio de Pituaçu. O confronto é válido pela partida de volta das oitavas de finais do Campeonato Brasileiro Série A-2. No jogo de ida, as Meninas de Aço perderam por 2 a 1 e precisam vencer para continuar sonhando com o acesso.

Ainda no sábado, logo após a partida do Bahia Lusaca, às 19h15, acontece a partida de volta da final do Campeonato Baiano sub-20, entre Bahia e Canaã, também no Estádio de Pituaçu. A ida foi vencida pelo Esquadrãozinho por 1 a 0, em Irecê, que trouxe a vantagem do empate para Salvador.

No domingo, em jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão, o Bahia enfrenta o Fluminense na Arena Fonte Nova, às 19h. Animado pelo triunfo diante do São Paulo, nas oitavas de finais da Copa do Brasil, na capital paulista, o Tricolor volta a jogar diante da sua torcida e conta com o apoio da arquibancada para voltar a vencer no certame.