Cidade

Escultura das 'Gordinhas de Ondina' tomba na orla

A escultura tombou em virtude da oxidação da estrutura e não por causa do mau tempo

Foto: Leiamais.ba/Divulgação
As "Gordinhas de Ondina" são da artista plástica Eliana Kertész

A equipe da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) começou os preparativos iniciais para fazer o reforço da estrutura da estátua "Mariana", que integra o conjunto Meninas do Brasil, conhecido como "As Gordinhas de Ondina", localizado na Praça Eliana Kértesz. A escultura tombou hoje (10) em função da oxidação da base de ferro. 

A estátua foi envolvida em um plástico-bolha e cercada com tapume. Na segunda (13), "Mariana" será deslocada para uma área vizinha, sendo deitada em uma espécie de berço de areia para o início dos reparos da base da estrutura. Os trabalhos devem ser concluídos em até 10 dias. 

Como a estátua sofreu arranhões com a queda, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) também irá fazer restauros na peça que, assim como "Catarina" e "Damiana", integram o conjunto das "gordinhas", de autoria da artista plástica Eliana Kértesz.

Já que "Damiana" precisou ser retirada do local para obras de drenagem durante a primeira etapa da requalificação da orla de Ondina, ela está com a estrutura de base intacta e sem necessidade de reparos.

Em relação a "Catarina", técnicos da FGM e da Sucop irão fazer uma avaliação da estrutura de ferro que sustenta a estátua. 

Todo o monumento das "Gordinhas" já havia sido restaurado esteticamente pela FGM em outubro de 2018, em função do desgaste provocado pelo tempo e também pelo vandalismo. Mas não foram feitas intervenções na base estrutural. 

Vale frisar que "As Gordinhas de Ondina" também irão ganhar uma praça requalificada, já que o espaço está dentro da segunda etapa do projeto de requalificação da orla do bairro, que já teve início e se estende por 1,2km em direção à Praça Orugan.

As chuvas permanecerão na cidade até o domingo (12).

De acordo com o Instututo Nacional de Meteorologia,  o tempo nublado a parcialmente nublado  com pancadas de chuvas vai perdurar em Salvador até  o domingo, 12 de maio. 


Foto: Leiamais.ba

O boletim meteorológico da Defesa Civil de Salvador ( Codesal), informa que uma frente fria  contribui para formação de áreas de instabilidade, o que aumenta as condições de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há riscos para alagamentos e deslizamentos de terra.

Uma baixa na pressão atmosférica chega à região Nordeste.

Neste sábado (11), o tempo estará carregado e chove a qualquer hora no litoral entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, e na região de Salvador.

O tempo fica ensolarado e seco no interior da Bahia, sul do Piauí, sertão de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará. Pancadas isoladas de chuva nas demais áreas.

A temperatura mínima vai ser de 16ºC e a máxima de 37ºC. 

Já a umidade relativa do ar fica entre 30% e 95%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.