O projeto “Memórias Contemporâneas”, realização conjunta da Fundação Pedro Calmon (FPC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e do Goethe-Institut Salvador-Bahia, inicia sua temporada 2019, em que, em oito edições mensais, vai apresentar temas de reflexão a partir de experiências globais, perpassando as relações de poder na contemporaneidade na discussão de pautas urgentes.
No dia 1º de abril, o “Dia da Mentira”, as “Fake News”, problemático fenômeno mundial e brasileiro, serão discutidas por membros da Mídia NINJA e pelo jornalista alemão Alexander Busch, mediados pela jornalista e professora Malu Fontes.
O evento se realiza às 19h no Pátio do Goethe-Institut, com entrada franca. A classificação indicativa é livre.
A Mídia NINJA, fundada em 2013, é uma rede de comunicação livre que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir das novas tecnologias e de uma lógica colaborativa de trabalho.
Entende a comunicação democrática como um direito humano e defende o interesse público, a diversidade cultural e o direito à informação, visibilizando pautas de comunicação, causas identitárias, cultura, meio ambiente, juventude e outras que dialogam com os desafios do século XXI.
Apresentando pontos de vista invisíveis na mídia tradicional, a Mídia NINJA possui um amplo diálogo com midiativistas e grupos de mídias cidadãs em todo o mundo.
Tem mais de 2 milhões de curtidores no Facebook e se aproxima de 1 milhão de seguidores no Instagram, além de engajar mais de 2 milhões de apoiadores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil.
Nascido na Alemanha, criado na Venezuela e atualmente vivendo entre Salvador e São Paulo, Alexander Busch trabalha há 26 anos como jornalista sediado no Brasil, escrevendo sobre a América Latina.
É correspondente para os mais importantes jornais e revistas econômicas da Alemanha e da Suíça, como a “Wirtschaftswoche”, o “Handelsblatt” e a “Neue Zürcher Zeitung”.
Publica a coluna “Tropiconomia”, em português, na Deutsche Welle (DW). Formou-se em Jornalismo em Köln (Alemanha) e estudou Economia e Política em Köln e Buenos Aires (Argentina).
Escreveu vários livros sobre o Brasil, incluindo “Brasil, País do Presente – O Poder Econômico do ‘Gigante Verde’” (Cultrix, 2010), com edições em alemão, inglês e mandarim.
Malu Fontes é jornalista, com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PósCom da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutoramento em Fake News pela UBI-Portugal.
É professora de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e articulista/comentarista da rádio Metrópole FM e do jornal Correio*.
Instituído pelo Centro de Memória da Bahia da FPC, o “Memórias Contemporâneas” é um projeto nas áreas de história e memória que objetiva a constituição de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes, a partir da década de 1950.
Os encontros, que se atentam à relação de organizações e movimentos sociais com o campo da cultura e o protagonismo das linguagens artísticas nas disputas identitárias, são registrados em vídeo.
Pondo em diálogo agentes convidados e o público, o pensamento calcado na memória é difundido, gerando, assim, outra fonte de conhecimento que não apenas os documentos escritos.